Olheiro BnR | Jorrel Hato

- Advertisement -

Nascido em Roterdão, em julho de 2006, Jorrel Hato é um dos jogadores jovens mais promissores do futebol mundial. Iniciou a sua carreira na sua cidade natal, representando o Sparta, mas cedo viajou para Amsterdão, integrando-se nos escalões de formação do Ajax.

Formado como defesa central, tem sido recentemente aposta como lateral esquerdo na formação do Ajax, sob orientação do italiano Francesco Farioli. Titular (praticamente) indiscutível, já apontou dois golos e fez duas assistências na presente temporada.

Hato é um central que se sente muito confortável com bola, característica naturalmente exigida a um titular numa equipa com muita posse, como é o caso do Ajax. A evidente aptidão para o drible foi um dos indicadores que levaram à sua derivação para a lateral esquerda da defesa, onde pode aplicar esse talento com um risco menor para a própria baliza.

Com 18 anos, Jorrel Hato já lê muito bem o jogo e consegue aplicar os seus atributos físicos para se impor defensivamente. No entanto, estas são características em que ainda tem alguma margem de progressão. O facto de não ser particularmente alto (1.82m) faz com que tenha alguma dificuldade nos duelos aéreos e pode também ter justificado a sua utilização mais junto à linha.

Mesmo jogando a central, demonstra uma grande capacidade de subir no terreno e quebrar uma primeira linha adversária mais pressionante, dando opções para a construção de jogo sem ter de “despachar” a bola na frente. Apesar de correr alguns riscos nas suas incursões por zonas mais avançadas do terreno, tem uma aceleração em espaços curtos suficiente para compensar a maior parte dos erros que comete.

Para além da sua velocidade, Hato faz por vezes uso do passe longo por cima da linha defensiva, colocando os avançados em posição privilegiada para criar perigo. O critério possibilitado pela tranquilidade em posse eleva a sua percentagem de passes concretizados para um patamar acima da média.

O central é uma das luzes que surgiu pelo meio das temporadas menos conseguidas do Ajax. A equipa da capital dos Países Baixos não se sagra campeã da Eredivisie desde 2021/22, tendo terminado no terceiro lugar em 2022/23 e no quinto lugar na última temporada (a pior classificação desde 2000).

Com capacidade de liderança inata e facilmente identificada pela equipa técnica, Jorrel Hato iniciou pela primeira vez um jogo com a braçadeira de capitão em dezembro do ano passado, com apenas 17 anos.

Com características que fazem lembrar os compatriotas Jurriën Timber e Micky Van de Ven, Hato já está na calha para se tornar mais um defesa neerlandês de classe mundial.

Em novembro de 2023, foi pela primeira vez chamado à seleção principal da Laranja Mecânica e estreou-se (com uma assistência) no jogo de qualificação para o Europeu frente a Gibraltar. Na passada sexta-feira, entrou ao minuto 89 no encontro frente à Hungria e poderá voltar a ser opção de Ronald Koeman frente à Alemanha, já nesta segunda-feira.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Benfica: Amar Dedic não aguentou os 120 minutos do País de Gales x Bósnia e saiu lesionado

Amar Dedic foi substituído aos aos 110 minutos com queixas físicas da vitória da Bósnia sobre o País de Gales no playoff de acesso ao Mundial 2026.

Já são conhecidas as 4 finais dos playoffs da Europa para o Mundial 2026

Com os jogos disputados nesta quinta-feira, ficaram definidas as quatro finais dos playoffs de apuramento para o Mundial 2026.

Lionel Scaloni afasta polémica com Vinícius Júnior e justifica chamada de Gianluca Prestianni: «Não sou eu quem tem de falar desse tema»

Lionel Scaloni recusou comentar a investigação da UEFA a Gianluca Prestianni. O selecionador justificou a chamada do jovem como substituto do lesionado Dybala e prometeu dar-lhe oportunidades na seleção argentina.

Vice-Presidente do Benfica reage à decisão da ERC de reprovar o projeto radiofónico: «Deliberação que revela uma atitude persecutória contra o projeto do Benfica»

José Gandarez, Vice-Presidente do Benfica, clarificou a posição do clube relativamente à reprovação do projeto 'Benfica FM' por parte da ERC.

PUB

Mais Artigos Populares

Ange Postecoglou assume arrependimento por ter assumido Nottingham Forest a meio da época: «Foi brutal»

Ange Postecoglou arrepende-se de ter assumido o Nottingham Forest e descreve o seu despedimento relâmpago como 'brutal'.

Uli Hoeness afasta saída no Bayern Munique: «Não será vendido nem por 200 milhões de euros»

Uli Hoeness garantiu que Michael Olise é inegociável. O presidente honorário do clube alemão garantiu que o Bayern Munique não venderá o extremo francês nem por 200 milhões de euros.

Hat-trick de Gyokeres no triunfo da Ucrânia frente à Suécia, Polónia elimina a Albânia com estreia especial e Itália avança: Eis os resultados de...

Esta quinta-feira, Itália bateu a Irlanda do Norte por 1-0, a Ucrânia eliminou a Suécia com um triunfo por 2-0 e a Dinamarca venceu a Macedónia do Norte por 1-0.