Olheiro BnR | Jorrel Hato

- Advertisement -

Nascido em Roterdão, em julho de 2006, Jorrel Hato é um dos jogadores jovens mais promissores do futebol mundial. Iniciou a sua carreira na sua cidade natal, representando o Sparta, mas cedo viajou para Amsterdão, integrando-se nos escalões de formação do Ajax.

Formado como defesa central, tem sido recentemente aposta como lateral esquerdo na formação do Ajax, sob orientação do italiano Francesco Farioli. Titular (praticamente) indiscutível, já apontou dois golos e fez duas assistências na presente temporada.

Hato é um central que se sente muito confortável com bola, característica naturalmente exigida a um titular numa equipa com muita posse, como é o caso do Ajax. A evidente aptidão para o drible foi um dos indicadores que levaram à sua derivação para a lateral esquerda da defesa, onde pode aplicar esse talento com um risco menor para a própria baliza.

Com 18 anos, Jorrel Hato já lê muito bem o jogo e consegue aplicar os seus atributos físicos para se impor defensivamente. No entanto, estas são características em que ainda tem alguma margem de progressão. O facto de não ser particularmente alto (1.82m) faz com que tenha alguma dificuldade nos duelos aéreos e pode também ter justificado a sua utilização mais junto à linha.

Mesmo jogando a central, demonstra uma grande capacidade de subir no terreno e quebrar uma primeira linha adversária mais pressionante, dando opções para a construção de jogo sem ter de “despachar” a bola na frente. Apesar de correr alguns riscos nas suas incursões por zonas mais avançadas do terreno, tem uma aceleração em espaços curtos suficiente para compensar a maior parte dos erros que comete.

Para além da sua velocidade, Hato faz por vezes uso do passe longo por cima da linha defensiva, colocando os avançados em posição privilegiada para criar perigo. O critério possibilitado pela tranquilidade em posse eleva a sua percentagem de passes concretizados para um patamar acima da média.

O central é uma das luzes que surgiu pelo meio das temporadas menos conseguidas do Ajax. A equipa da capital dos Países Baixos não se sagra campeã da Eredivisie desde 2021/22, tendo terminado no terceiro lugar em 2022/23 e no quinto lugar na última temporada (a pior classificação desde 2000).

Com capacidade de liderança inata e facilmente identificada pela equipa técnica, Jorrel Hato iniciou pela primeira vez um jogo com a braçadeira de capitão em dezembro do ano passado, com apenas 17 anos.

Com características que fazem lembrar os compatriotas Jurriën Timber e Micky Van de Ven, Hato já está na calha para se tornar mais um defesa neerlandês de classe mundial.

Em novembro de 2023, foi pela primeira vez chamado à seleção principal da Laranja Mecânica e estreou-se (com uma assistência) no jogo de qualificação para o Europeu frente a Gibraltar. Na passada sexta-feira, entrou ao minuto 89 no encontro frente à Hungria e poderá voltar a ser opção de Ronald Koeman frente à Alemanha, já nesta segunda-feira.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting: Luis Suárez entre o 11 ideal da jornada 7 da Champions League

Luis Suárez está na equipa da semana da Champions League, depois de ter bisado pelo Sporting contra o PSG.

Estrela Amadora inscreve médio que chega do PSG e pode ser utilizado contra o Benfica

O Estrela Amadora já inscreveu Eddy Doué na Liga. Médio-defensivo ainda não foi oficializado pelo clube tricolor.

Leandro Santos e a mudança para o Moreirense: «Sei que é um grande clube aqui em Portugal e vou dar tudo para o defender...

Leandro Santos já falou enquanto jogador do Moreirense. Lateral deixou o Benfica e assinou com o emblema de Moreira de Cónegos.

Na Pedreira não há Floresta que cresça: Minhotos nunca controlaram mas acabaram por triunfar | Braga 1-0 Nottingham Forest

Assim, o Braga sobreviveu num jogo difícil no qual nenhuma das equipas assumiu o controlo durante o jogo. Esta vitória não só é importante relativamente às contas para o apuramento direto para as eliminatórias da Europa League, como também para a moral do grupo e dos adeptos, que ainda não esqueceram as derrotas diante do Vitória SC e do Fafe.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola elogia Bernardo Silva e Rúben Dias e elege a melhor equipa do mundo na atualidade

Pep Guardiola elogiou o grupo de capitães do Manchester City e elegeu o Arsenal como a melhor equipa da atualidade.

Al Ittihad de Sérgio Conceição quer contratar Bruno Fernandes e PIF prepara plano para o mercado de verão

O Al Ittihad está atento à situação de Bruno Fernandes no Manchester United e poderá avançar pelo internacional português no mercado de verão.

Dário Essugo volta a lesionar-se: «Escorregou no treino e vai ficar de fora durante algum tempo»

Liam Rosenior, treinador do Chelsea, revelou que Dário Essugo voltou a lesionar-se. Médio ainda não jogou esta época.