Olheiro BnR | Lois Openda

- Advertisement -

Supersónico, rápido como a luz, veloz como o vento… Não, isto não é o Mario Kart, é muito melhor que isso, porque não é um videojogo, é um acontecimento real que não vem nos livros. Dono de um talento refinado e uma capacidade de se sobrepor aos demais utilizando as suas características físicas que lhe permitem destacar-se, Lois Openda é o novo príncipe de Leipzig, uma terra mágica, que se tem vindo a habituar a criar e lapidar grandes diamantes, que depois brilham em palcos maiores.

Iniciou a sua formação como profissional de futebol “em casa”, a sua casa em Liége, na Bélgica, mais precisamente no Standard, o grande clube desta cidade que, apesar de ter perdido protagonismo nos últimos anos, continua a ser um dos históricos do nosso planeta. Mas Lois queria mais, e o seu talento pedia mais também. 

Apareceu por isso o Club Brugge, que aproveitou esta tal queda do Standard e até do Anderlecht para tomar o “trono” de melhor equipa belga. E Lois foi até Brugge, para desenvolver o seu talento e brilhar na principal equipa do seu país. No entanto, o destino nem sempre é como queremos, ou não fosse ele imprevisível, por isso Lois não ficou na Bélgica. 

Apesar de ter feito mais de 20 jogos nos seus últimos dois anos em Brugge, o jovem avançado de 24 anos reforçou o Vitesse, clube satélite do Chelsea, onde brilhou, aproveitou o espaço que tinha para mostrar o seu talento e assumiu-se como grande destaque da equipa. E começavam a surgir rumores que o apontavam aos grandes clubes dos Países Baixos… e não só.

Os grandes clubes perguntavam pela situação deste craque veloz, irreverente e muito rápido, que fazia a cabeça em água aos seus adversários. Mas Lois, talvez cauteloso e inteligente, não se deixou levar, e preferiu escolher o “outsider” perfeito para o receber. Viajou até França e aterrou em Lens, num clube que prometia muito e que queria desenvolver e refinar talento ao mais alto nível e, quem sabe, qualificar-se para a Champions, coisa que até acabou por acontecer.

Sem se esperar muito de Openda, a verdade é que o craque afirmou-se como o melhor jogador da equipa francesa, onde apontou 21 golos e quatro assistências em 42 jogos disputados, números estes que chamaram claro a atenção do Leipzig, que não viu problema em abrir os cordões à bolsa para “agarrar” o artilheiro belga. E, mais uma vez digo que Openda foi inteligente, decidiu muito bem mais uma vez, e viajou até à Alemanha para jogar numa equipa que privilegia muito as suas características, e que lhe dá espaço para brilhar e mostrar o seu talento.

O esquema de dois avançados é, na minha opinião, aquele que mais ajuda o futebol de Openda, para além do contra ataque, fase do jogo onde o atacante belga é mesmo forte, porque tem tudo o que um avançado “mexido” tem de ter, velocidade, capacidade física, resistência e, apesar de não ser um goleador, tem aprimorado as suas características no que à finalização diz respeito, tornando-se também num bom finalizador, que chega mais perto da baliza adversária antes dos defesas contrários, o que lhe permite estar sempre mais perto do golo.

Internacional belga, com 16 internacionalizações até ao momento, o avançado tem um valor de mercado cifrado nuns incríveis 60 milhões de euros, e a sua permanência em Leipzig não deverá durar muito mais tempo. 

No radar dos grandes clubes do mundo, fruto dos 19 golos e quatro assistências que já soma nesta temporada, o avançado de 24 anos pode mudar de ares muito em breve, e assentava que nem uma luva em qualquer uma das grandes equipas do mundo, ele que também se ambienta bem como extremo.

Seja à velocidade da luz, seja em velocidade cruzeiro, a mudança vai acontecer, e Openda vai brilhar ainda mais, porque a sua luz é diferente de todas aquelas que se acendem diariamente, porque é um predestinado, alguém que tem um talento diferente!

Lois Openda; fixem este nome, porque muito em breve, vai ser um dos principais protagonistas deste nosso futebol moderno.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Hugo Oliveira contesta poder do VAR: «Vivemos a era do quinto árbitro»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Rui Borges e a vitória do Sporting: «Vai ser cada vez mais difícil ganhar, as equipas jogam bem e querem os pontos»

Rui Borges analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Daniel Bragança e o golo da vitória: «Surpreendi-me a mim próprio»

Daniel Bragança analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Gustavo Sá aborda a derrota diante do Sporting: «Foi um jogo extremamente difícil contra o campeão nacional»

Gustavo Sá analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques da vitória do Sporting contra o Famalicão

O Sporting venceu o Famalicão por 1-0 em casa. Eis os 5 destaques do jogo da 22º jornada.

Os 82 são os novos 90+ e Sporting voltou a ter de esperar pelos últimos minutos para vencer o Famalicão e não deixar o...

O Sporting venceu o Famalicão em Alvalade. Triunfo pela margem mínima alcançado já para lá dos 80 minutos.

Daniel Bragança vai à área num canto e faz o 1-0 para o Sporting já para lá dos 80 minutos

O Sporting recebe o Famalicão em Alvalade. Primeiro golo surgiu já depois dos 80 minutos por Daniel Bragança.