Olheiro BnR | Lois Openda

- Advertisement -

Supersónico, rápido como a luz, veloz como o vento… Não, isto não é o Mario Kart, é muito melhor que isso, porque não é um videojogo, é um acontecimento real que não vem nos livros. Dono de um talento refinado e uma capacidade de se sobrepor aos demais utilizando as suas características físicas que lhe permitem destacar-se, Lois Openda é o novo príncipe de Leipzig, uma terra mágica, que se tem vindo a habituar a criar e lapidar grandes diamantes, que depois brilham em palcos maiores.

Iniciou a sua formação como profissional de futebol “em casa”, a sua casa em Liége, na Bélgica, mais precisamente no Standard, o grande clube desta cidade que, apesar de ter perdido protagonismo nos últimos anos, continua a ser um dos históricos do nosso planeta. Mas Lois queria mais, e o seu talento pedia mais também. 

Apareceu por isso o Club Brugge, que aproveitou esta tal queda do Standard e até do Anderlecht para tomar o “trono” de melhor equipa belga. E Lois foi até Brugge, para desenvolver o seu talento e brilhar na principal equipa do seu país. No entanto, o destino nem sempre é como queremos, ou não fosse ele imprevisível, por isso Lois não ficou na Bélgica. 

Apesar de ter feito mais de 20 jogos nos seus últimos dois anos em Brugge, o jovem avançado de 24 anos reforçou o Vitesse, clube satélite do Chelsea, onde brilhou, aproveitou o espaço que tinha para mostrar o seu talento e assumiu-se como grande destaque da equipa. E começavam a surgir rumores que o apontavam aos grandes clubes dos Países Baixos… e não só.

Os grandes clubes perguntavam pela situação deste craque veloz, irreverente e muito rápido, que fazia a cabeça em água aos seus adversários. Mas Lois, talvez cauteloso e inteligente, não se deixou levar, e preferiu escolher o “outsider” perfeito para o receber. Viajou até França e aterrou em Lens, num clube que prometia muito e que queria desenvolver e refinar talento ao mais alto nível e, quem sabe, qualificar-se para a Champions, coisa que até acabou por acontecer.

Sem se esperar muito de Openda, a verdade é que o craque afirmou-se como o melhor jogador da equipa francesa, onde apontou 21 golos e quatro assistências em 42 jogos disputados, números estes que chamaram claro a atenção do Leipzig, que não viu problema em abrir os cordões à bolsa para “agarrar” o artilheiro belga. E, mais uma vez digo que Openda foi inteligente, decidiu muito bem mais uma vez, e viajou até à Alemanha para jogar numa equipa que privilegia muito as suas características, e que lhe dá espaço para brilhar e mostrar o seu talento.

O esquema de dois avançados é, na minha opinião, aquele que mais ajuda o futebol de Openda, para além do contra ataque, fase do jogo onde o atacante belga é mesmo forte, porque tem tudo o que um avançado “mexido” tem de ter, velocidade, capacidade física, resistência e, apesar de não ser um goleador, tem aprimorado as suas características no que à finalização diz respeito, tornando-se também num bom finalizador, que chega mais perto da baliza adversária antes dos defesas contrários, o que lhe permite estar sempre mais perto do golo.

Internacional belga, com 16 internacionalizações até ao momento, o avançado tem um valor de mercado cifrado nuns incríveis 60 milhões de euros, e a sua permanência em Leipzig não deverá durar muito mais tempo. 

No radar dos grandes clubes do mundo, fruto dos 19 golos e quatro assistências que já soma nesta temporada, o avançado de 24 anos pode mudar de ares muito em breve, e assentava que nem uma luva em qualquer uma das grandes equipas do mundo, ele que também se ambienta bem como extremo.

Seja à velocidade da luz, seja em velocidade cruzeiro, a mudança vai acontecer, e Openda vai brilhar ainda mais, porque a sua luz é diferente de todas aquelas que se acendem diariamente, porque é um predestinado, alguém que tem um talento diferente!

Lois Openda; fixem este nome, porque muito em breve, vai ser um dos principais protagonistas deste nosso futebol moderno.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.