Olheiro BnR: Mohamed Diaby

Mohamed Lamine Diaby chegou a Portugal para representar o Sport Comércio e Salgueiros, mas acabaria por acompanhar o então treinador da formação portuense, Rui Amorim, aquando da sua mudança para o CD Santa Clara.

Ora, o conjunto açoriano, que na altura competia na Segunda Liga, vivenciava alguma instabilidade, derivada das várias mudanças técnicas que se sucederam num (bastante) curto espaço de tempo (Rui Amorim era já o terceiro treinador da equipa, e ainda decorria a segunda semana de outubro). Assim, e para além da questão relacionada com a concorrência para a sua posição, o contexto não era, de todo, favorável para que um jovem francês de 20 anos recém-chegado aos escalões profissionais do nosso país pudesse aspirar ter muito tempo de utilização. Como tal, Mohamed Diaby acabaria por ser emprestado, no decorrer do mercado de Inverno, ao Sporting Clube Ideal, um outro emblema micaelense (com sede na cidade da Ribeira Grande), que se encontrava a disputar a Série E do Campeonato de Portugal.

Mohamed Diaby em pelo SC Ideal, num jogo de treino ante o CD Santa Clara
Fonte: Sporting Clube Ideal

Consequentemente, a experiência enquanto jogador dos “Leões” da Ribeira Grande revelar-se-ia proveitosa tanto para Diaby, como para o Ideal, uma vez que a forma exibida pelo jovem médio defensivo na reta final da Fase de Manutenção (marcara três golos, nas últimas cinco jornadas) contribuiu para que a formação treinada por Luís Roquete concluísse a prova no terceiro lugar a, apenas, dois pontos do vice-campeão Sport Benfica e Castelo Branco.

«Paços» firmes na procura da afirmação entre a elite do futebol nacional:

Posteriormente seria, no final daquela temporada, contratado pelo FC Paços de Ferreira, emblema ao serviço do qual tem progredido bastante. A cumprir a sua terceira época consecutiva nos “Castores”, a promoção (e conquista do título da Segunda Liga) ao principal escalão do futebol nacional lograda pelo clube este ano tem trazido ainda mais visibilidade ao desempenho deste atleta de 23 anos.

Como joga:

Numa primeira fase, com «Filó» e, agora, treinado por «Pepa», Diaby tem sido presença assídua no onze do Paços, formando uma dupla de médios mais recuados com o experiente Luíz Carlos – futebolista que chegara ao nosso país, há mais de uma década, para representar o SC Freamunde -. Na verdade, o meio-campista natural de Grasse tem vindo a sobressair, no decurso das jornadas iniciais da Primeira Liga, como um jogador bastante influente na equipa da Capital do Móvel.

Ora, tratando-se de um futebolista muito dinâmico, o camisola número 24 dos “Castores” tem oferecido qualidade e critério ao jogo da formação nortenha, seja na destruição de eventuais jogadas de perigo, seja no momento de criação de lances de potencial perigo para junto da área adversária.

Assim, e se por um lado efetua uma média de (1, 6) interseções e de, ainda, (2,2) alívios por partida, por outro acaba por ser um dos futebolistas que maior número de toques na bola efetua ao longo dos noventa minutos – totaliza, em média, 65,2 toques -. Para além disso, e sendo dotado de uma boa técnica e relativamente veloz, este futebolista francês não hesita em galgar metros com a bola controlada, quando possível.

Destaque-se, ainda, a sua imponente estampa física (188 centímetros e 77 quilogramas), que lhe permite muitas vezes levar a melhor sobre os seus adversários nos duelos aéreos.

Assim, e para já, parece-me legítimo apontar Diaby como um dos valores prestes a emergir na Primeira Liga.

Foto de Capa: FC Paços de Ferreira

Revisto por: Jorge Neves

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valência: jogador português volta a ser convocado 322 dias depois

O Valência já se encontra na Catalunha para enfrentar o Barcelona. Thierry Correia faz parte da lista de convocados.

Ruben Amorim revela razão para não ter falado com médio do Manchester United antes do fecho de mercado

Ruben Amorim explicou aos jornalistas razões para não ter falado de uma possível mudança de Kobbie Mainoo no mercado de verão.

Carlo Ancelotti revela o único clube que treinaria após a seleção do Brasil

Carlo Ancelotti admitiu que não fecharia a porta a um regresso ao Real Madrid, após terminar o contrato com o Brasil.

Os grandes favoritos à conquista da Champions League 

Os adeptos do futebol já salivam pelo futebol ao mais alto nível e para que soe aquele épico hino da Champions League

PUB

Mais Artigos Populares

Layvin Kurzawa comenta passagem pelo Boavista: «Não fui pelo contrato»

Layvin Kurzawa falou sobre o estado da carreira de futebolista, sendo que o seu último clube foi o Boavista.

Portugal termina em segundo lugar o Euro de Hóquei em Patins Feminino

Portugal foi derrotado pela Espanha na final do Euro de Hóquei em Patins Feminino e terminou a competição no segundo posto.

Os calendários apertados de Sporting, Benfica e FC Porto até à próxima paragem de outubro

Com a chegada das provas europeias, Sporting, Benfica e FC Porto vão ter um calendário muito apertado até outubro, com alguns jogos de alta exigência.