Olheiro BnR – O homem-golo polaco que não é Lewandowski

- Advertisement -

Cristiano Ronaldo chegou à Liga Italiana nesta temporada e rapidamente centrou todas as atenções do futebol em Itália, que tenta recuperar o vigor dos anos 90.

Há, no entanto, quem esteja a tentar ultrapassar o astro português na atenção mediática, devido ao seu excelente arranque na temporada. Falo claro de Krzysztof Piątek. Se o jogador polaco está a tentar ultrapassar Cristiano Ronaldo no que à mediatização diz respeito, nos golos ninguém o bate. Nove golos em sete jogos fazem com que Piątek se comece a distanciar na tabela dos melhores marcadores da Liga Italiana.

Este arranque perfeito de temporada não deixa de ser, no mínimo, surpreendente. E não digo isto por estarmos a falar de um jogador que acabou de chegar a um modesto clube italiano, como o Génova, mas sim porque Krzysztof Piątek não se apresentou em Itália como o típico goleador, nesse aspecto nota-se que houve um excelente trabalho do scouting da equipa italiana que viu em Krzysztof Piątek um potencial imediato que provavelmente mais ninguém viu, principalmente numa grande liga como a italiana.

Este jogador polaco começou a sua carreira profissional em Lublin, na Polónia, mais concretamente no clube local, o Zaglebie Lubin, mas foi em Cracóvia que encontrou o sitio perfeito para se destacar. Sem nunca se ter conseguido estabilizar na equipa titular em Lublin parte para o KS Cracovia a troco de 700 mil euros e com apenas 21 anos. Chegava à equipa do Cracovia precisamente num verão em que o clube polaco veria o seu diamante em bruto partir para Inglaterra, Bartosz Kapustka. Estamos por isso a falar de um clube, que embora bastante afastado da discussão do titulo e lugares europeus polacos, privilegia a aposta no jogador jovem polaco e gosta de formar.

Não teve um arranque perfeito, como aconteceu agora em Génova, mas consegue finalmente os minutos de jogos que necessitava para a sua evolução. 39 jogos no total e 12 golos. Nada mau para uma primeira temporada ” a sério” como profissional sénior. A temporada seguinte seria a sua temporada oficial de afirmação. Com um número de jogos similar (38) o polaco conseguiu marcar mais nove golos e fechar assim a temporada com 21 golos. Não chegou no entanto para ser eleito o melhor marcador da Liga Polaca. Carlitos do rival Wisła Kraków, entretanto já transferido para o Légia de Varsóvia de Sá Pinto, conseguiu melhor e marcou 24 golos.

O jogador polaco encontrou em Cracóvia o seu “habit” perfeito
Fonte: Przegląd Sportowy

É nesse aspecto que se difere do goleador polaco que todos nós conhecemos, Lewandowski, que conseguiu ser o melhor marcador da Liga Polaca, ao serviço do Lech Poznan, antes de sair para o Borussia Dortmund. E é também por isso que eu digo que quase ninguém, para não dizer ninguém, anteveria este impacto imediato de Piątek. O mais leigo adepto diria que por não se ter conseguido sequer sagrar-se melhor marcador na fraca Liga Polaca, Krzysztof Piątek não iria agora subitamente surpreender tudo e todos e ter um excelente arranque em Itália.

A verdade é que Krzysztof Piątek chegou, venceu e convenceu. Os quatro milhões de euros que o Génova pagou ao Cracovia têm-se revelado uma autêntica “pechincha”. O jogador tem batido recordes atrás de recordes em Itália e já conseguiu chegar à sua seleção nacional e continuar a sua senda positiva de golos ao marcar a Portugal logo na sua primeira internacionalização oficial.

A Polónia continua a produzir-nos atacantes de alto gabarito e com perfis bastante similares. Krzysztof Piątek, Robert Lewandowski e Arkadiusz Milik têm em comum entre si uma estatura bastante semelhante, um bom toque de bola e um jogo aéreo bastante interessante.

Estamos em finais de Outubro, e as ligas que sofreram uma paragem internacional, preparam-se agora para regressar. Há, por isso, uma pergunta que se impõem:

-Conseguirá Krzysztof Piątek manter uma consistência exibicional e não parar de marcar golos? Ou tudo terá sido apenas “fogo de vista”?

Essa é a pergunta de 1 milhão de euros.

Foto de capa: 90min.com

Artigo revisto por: Jorge Neves

 

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Tomás em lágrimas dedica golo ao pai: «Tem sido o pior momento para da minha vida, mas sei que ele está orgulhoso de...

Tiago Tomás marcou um dos golos da goleada do Estugarda frente ao Celtic. Avançado confessou momento difícil devido à morte do pai.

Liam Rosenior defende Vinícius Júnior e apela: «Se algum treinador, jogador ou dirigente for considerado culpado de racismo, não deveria estar no futebol»

Liam Rosenior reagiu ao alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni na direção de Vinícius Júnior. Técnico do Chelsea manifestou-se.

Nuno Espírito Santo reage ao episódio entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni: «Não há espaço para o racismo no futebol nem na sociedade»

Nuno Espírito Santo foi questionado sobre o alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni. Técnico deixou mensagem contra o racismo.

Boston Celtics vão a São Francisco vencer os Golden State Warriors na NBA com Neemias Queta em destaque

Os Boston Celtics venceram os Golden State Warriors na NBA. Neemias Queta foi titular e teve contributo importante.

PUB

Mais Artigos Populares

Orkun Kokçu ainda nem é jogador do Besiktas em definitivo e já recebe propostas de transferência de 30 milhões de euros

Orkun Kokçu é alvo do Zenit, mas o Besiktas mete entraves à saída. Clube turco já recusou proposta de 30 milhões de euros dos russos.

Tomás Pérez troca o FC Porto pelo Atlético Mineiro: eis os detalhes da transferência

Tomás Pérez é reforço confirmado pelo Atlético Mineiro. O médio argentino foi emprestado pelo FC Porto até ao final de 2026, com opção de compra.

Vítor Pereira enaltece vitória na sua estreia pelo Nottingham Forest: «Foi um jogo consistente para nós, merecemos o resultado»

Vítor Pereira fez a análise da vitória do Nottingham Forest frente ao Fenerbahçe, na primeira-mão dos playoffs da Europa League.