📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR | Pau Cubarsí

Pau Cubarsí apresenta uma maturidade anormal para a idade. A sua qualidade é incontornável.

- Advertisement -

Xavi Hernández na sua primeira temporada completa como treinador do Barcelona conquistou dois títulos. Em janeiro, o Barça venceu a Supertaça espanhola, após se ter superiorizado ao seu eterno rival de Madrid, numa partida que terminou com o resultado de 3-1 para os catalães. Com maior importância, os Blaugrana, voltaram a atingir a hegemonia do futebol espanhol, conquistando a La Liga pela 27a vez.

No passado verão, apesar dos problemas financeiros que atormentam o Barcelona, o clube reforçou-se de forma sublime, o que se deveu, essencialmente, ao ótimo trabalho desenvolvido pelo seu antigo diretor desportivo, Mateu Alemany. À Catalunha chegaram os portugueses, Félix e Cancelo, o antigo médio do City, Ilkay Gündogan, e os espanhóis, Iñigo Martínez e Oriol Romeu. O entusiasmo na Ciudad Condal era palpável e o começo da época até foi promissor, no entanto os Culés têm ficado aquém das expectativas.  Problemas no momento defensivo e ineficácia no último terço explicam a falta de resultados da equipa de Xavi. A quantidade elevada de lesões de elementos importantes também não ajuda, mas aí surge a La Masia para dar resposta.

A academia do Barça é uma fonte inesgotável de talento. Lamine Yamal é um talento raro, contagiante e vai se assumindo como jogador chave na formação blaugrana. Marc Guiu, mais do que um avançado de extrema criatividade em apoio, vai impressionando pela forma como entra em rutura e qualidade na cara do golo. Pau Cubarsí apresenta uma maturidade anormal para a idade. A sua qualidade é incontornável. Um jogador de excelência ao nível da construção, e exímio na antecipação e leitura de jogo. Tem muitos traços de Gerard Piqué e irá certamente chegar à elite, marcando a próxima geração de defesas-centrais.

Primeira fase de construção dos Blaugrana

A primeira fase de construção é o processo mais claro e padronizado do jogo ofensivo do Barcelona. A existência de superioridade numérica, a criação de triângulos entre os intervenientes no processo construtivo e a dinâmica do terceiro homem, são elementos patentes no momento de construção da equipa de Xavi. A vantagem numérica no primeiro momento de construção permite que o Barça saia a jogar com mais segurança e, consequentemente, a probabilidade de ser bem-sucedido é superior. Com isto, a ligação entre setores é facilitada, existindo uma maior capacidade para encontrar jogadores livres em zonas mais adiantadas do terreno.

Pau Cubarsí no Barcelona
Superioridade numérica na construção

Sem Busquets ao leme

Com a partida de Busquets para o futebol americano, diversos sistemas foram testados por Xavi no meio-campo de modo a reduzir o impacto da saída do espanhol. Substituir Busquets é uma tarefa de elevada complexidade.

Inicialmente, o técnico catalão optou por Oriol Romeu para desempenhar o difícil papel de Busi. O médio proveniente do Girona, apesar de ser capaz do ponto de vista defensivo, apresenta inúmeras dificuldades com adversários que pressionam alto.

Posteriormente, Xavi já colocou Gündogan e Frenkie de Jong a jogar à frente da linha defensiva. Ambos oferecem diversas soluções na primeira fase de construção, contudo e especialmente no caso do alemão, o Barça perde um jogador diferenciador no último terço do campo. Em adição, os catalães tornaram-se numa equipa demasiado volátil no capítulo da transição defensiva. A fórmula encontrada por Xavi para o curto-prazo foi a colocação de Christensen como pivôt defensivo. Tendo em conta os equilíbrios defensivos, o dinamarquês tem assumido elevada preponderância neste aspeto do jogo. Apesar disso, não é o elemento mais participativo no processo de construção. Assim sendo, a integração de Cubarsí no XI inicial é de extrema vantagem para os Blaugrana.

Franz Beckenbauer Cubarsí

Cubarsí enquadra-se perfeitamente no modelo pretendido por Xavi. Jogador com ADN barça e o seu perfil adequa-se de forma notável ao jogo de posse dos Blaugrana. Em oposição a Araújo e Koundé, não se destaca pela capacidade física, mas sim por uma qualidade sensacional no passe. O espanhol é extremamente elegante com bola e encontra os espaços com elevada facilidade. Dotado de uma grande inteligência e perceção dos momentos de jogo, toma quase sempre a decisão mais correta no capítulo do passe. Pau não só quebra linhas com relativa facilidade, como também explora a profundidade. Acrescenta um enorme perfume à saída de bola do Barcelona, permitindo a Frenkie e Pedri jogar mais adiantados no campo.

Cubarsí encontra Ferran Torres entre linhas
Cubarsí encontra Ferran Torres entre linhas
Cubarsí explora o posicionamento alto da defesa adversária
Cubarsí explora o posicionamento alto da defesa adversária

Classe até no momento de defender

Em relação, ao momento defensivo, Cubarsí dá prioridade à inteligência em vez da agressividade. O Canterano é um jogador superlativo em termos de antecipação e leitura de jogo, faz do seu posicionamento uma das suas principais armas. O espanhol é proficiente ao nível do desarme, cometendo poucas faltas em duelos de 1×1. A sua velocidade aliada à sua capacidade de ler o jogo permite-lhe ser um jogador capaz no controlo de profundidade.

A sua impulsão e agressividade no jogo aéreo são outras das suas grandes valências. No confronto com o Mallorca, Cubarsí teve pela frente Vedat Muriqi, jogador com maior percentagem de duelos aéreos ganhos na La Liga. Pau superiorizou-se em três das cinco vezes que colidiu com o avançado kosovar o que revela a sua imensa capacidade neste aspeto do jogo.

Próximos passos para Pau Cubarsí

La Masia é um viveiro de talento e Pau Cubarsí tem tudo para se assumir como um elemento fulcral na manobra dos Blaugrana para os anos vindouros.

É um talento único e especial com traços que remetem a Gerard Piqué.

A sua maturidade, qualidade técnica e inteligência garantem-lhe um futuro brilhante.

Subscreve!

Artigos Populares

Nova titularidade para Neemias Queta em nova derrota dos Boston Celticsn na NBA

Os Boston Celtics entraram com o pé esquerdo na NBA. No terceiro jogo na competição, terceira derrota para a equipa de Neemias Queta.

André Lima elogia derrotado nas eleições do Benfica: «A sensação é que um dia vai ser presidente do Benfica»

André Lima destacou João Diogo Manteigas e analisou eleições do Benfica. Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra João Noronha Lopes.

Dani Carvajal ataca Lamine Yamal: «Se Yamal quer falar, não há problema, o jogo é jogado em campo»

Após a vitória do Real Madrid frente ao Barcelona por 2-1, Dani Carvajal respondeu aos comentários de Lamine Yamal antes do El Clásico.

Rayo Vallecano vence Alavés e aproxima-se da Europa: eis os resultados do dia na La Liga

O Rayo Vallecano derrotou o Alavés num jogo da 10.ª jornada da La Liga. Terceira vitória consecutiva do clube no plano interno.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Botelho da Costa em antevisão ao jogo frente ao FC Porto: «É a equipa mais competente do campeonato»

Em antevisão à receção do FC Porto, o treinador do Moreirense, Vasco Botelho da Costa, mostrou-se consciente da capacidade dos adversários.

Eleições Benfica 2025: 19h30 de espera para confirmar uma batalha há muito anunciada

A primeira volta das eleições do Benfica realizou-se durante este fim de semana. Rui Costa e João Noronha Lopes vão disputar a presidência.

Depois da história, veio a realidade: Portugal voltou a competir diante dos EUA e desta vez perdeu por 3-1

Portugal fez o segundo jogo particular diante dos EUA nesta paragem. Navegadoras saíram derrotadas no jogo.