Olheiro BnR | Gianluca Prestianni

- Advertisement -

Quem olha para o miúdo do CA Vélez Sarsfield pode confundir Gianluca Prestianni, à partida, com Ezequiel Barco, extremo que milita no CA River Plate.

No entanto, e à semelhança de muitos jovens craques da albiceleste, Prestianni está a ganhar o seu próprio estatuto dentro da equipa, e aos 17 anos, tenra idade para um extremo que está ainda a despontar, está a ser falado por meio mundo, com a Europa de portas entre abertas para receber aquela que é considerada como a grande joia atual de um país que já nos presenteou com nomes como Maradona ou mais recentemente Leo Messi.

Com contrato até dezembro de 2024 e uma cláusula de rescisão de “apenas” 11 milhões de euros, o craque argentino é visto como um jogador de tremendo potencial, baixo centro de gravidade, agressivo nos duelos individuais, virtuoso com a bola nos pés, enfim um extremo daqueles que o povo gosta, que parte para cima dos adversários de forma destemida, para usar a sua finta e sua velocidade da forma que mais gosta, arranjando sempre espaço para explanar da melhor forma o seu talento na “cancha”.

O seu jeito esguio, magrinho e destemido faz lembrar Neymar Jr. quando ainda jogava no continente brasileiro, com uma “ginga” muito parecida a do 10 do Paris Saint-Germain FC, que faz dele o grande craque do Velez.

 A lista de tubarões que perseguem esta jovem parece cada vez mais extensa, com AC Milan, Sevilha, West Ham United, Fiorentina e Napoli SSC, a juntarem-se ao SL Benfica que, inclusive, já realizou as primeiras abordagens junto da equipa argentina com o intuito de, à semelhança do que aconteceu com Enzo Fernandez, trazer para Portugal um verdadeiro diamante por lapidar.

Está encontrado o sucessor de Leo Messi?

Bem é de facto uma afirmação ousada, até pelos números e pelos troféus que Leo já ganhou, diria que não é justo estarmos a comparar um miúdo de apenas 17 anos com um dos melhores jogadores de sempre do futebol mundial.

O estilo é diferente, até se aproxima mais de Cristiano Ronaldo quando despontou para o futebol, com aquela energia e fome que o internacional português demonstrava, mas a qualidade está toda lá.

À esquerda ou à direita, Prestianni é um extremo puro, um jogador que se sente bem colado à linha, para fintar com espaço, para bailar junto ao adversário e então progredir com bola, algo que Leo sempre fez, mas de uma forma bem diferente.

Diria que, a par de Garnacho, o futuro do ataque argentino é realmente entusiasmante, de deixar água na boca a qualquer um, e está totalmente garantido.

Na minha opinião, faz falta ao futebol jogadores com este virtuosismo, porque a tática está a matar a magia e, aos poucos e poucos, o futebol vai perdendo aquele brilho que víamos em CR7, em Nani, em Quaresma, em Ronaldinho, enfim, aquele brilho que retrata a nossa adolescência.

Qual será o melhor destino para Gianluca Prestianni?

Os pretendentes são muitos, mas só um vai ganhar o concurso do jovem craque.

Com quatro jogos e um golo no ano corrente de 2023, Prestianni aguça o apetite de algumas das melhores equipas do mundo, semana após semana. A sua equipa, por sua vez, até está aberta a negociar o seu passe, mas sempre remetendo à cláusula de rescisão, tentando ao máximo rentabilizar o seu ativo.

Olhando com mais atenção para todos os seus pretendentes, Portugal seria realmente o país que estaria na pole position para garantir o “baixinho”, porque teria espaço e oportunidades para crescer como futebolista, para melhorar os seus índices corporais e para evoluir taticamente, algo que iria beneficiar e muito o seu jogo. Os milhões vão, com toda a certeza, falar mais algo neste negócio, e até o próprio projeto pode, ou não, seduzir o argentino.

Portugal, fruto de todos os exemplos que têm surgido nos últimos anos, com jogadores como Otamendi, Di Maria ou Enzo Fernandez a provarem que o nosso país é um passo certo, uma porta para a Europa do futebol que, muito brevemente, pode vir a receber Gianluca “Luca” Prestianni.

Mas não falamos de clubes, este jovem até já motiva uma pequena disputa entre seleções, com a Federação Italiana muito determinada a repetir a operação “Mateo Retegui” e convencer Prestianni a representar a “azurra” em detrimento da Argentina de Scaloni.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.