Olheiro BnR – Rafael Camacho

- Advertisement -

A ascensão de Rafael Camacho na hierarquia Red

Chegado ao Liverpool FC no Verão de 2016, Rafael Camacho notabilizar-se-ia, efetivamente, na época seguinte (2017/2018), depois de se tornar o melhor marcador da equipa de sub-18 às ordens do lendário Steven Gerrard, não obstante o facto de ter atuado maioritariamente como médio ofensivo, e com o acumular de boas exibições na UEFA Youth League.

Mais tarde, o futebolista português nascido no ano 2000 seria premiado por Jürgen Klopp, treinador da formação principal, que o chamou para integrar os trabalhos de preparação da presente época. Camacho correspondeu, apesar de ter atuado como lateral, e a sua prestação durante a digressão pelos EUA foi de tal forma positiva que mereceu fortes elogios do técnico alemão; ainda assim, tal revelou-se insuficiente para que garantisse uma vaga no plantel principal.

Deste modo, enquanto aguardava por uma oportunidade para se impor na primeira equipa, Rafael Camacho ia-se exibindo a um bom nível na Premier League 2, ao serviço da equipa sub-23 do Liverpool, convicto de que a mesma iria surgir em breve, o que se veio a concretizar.

Da necessidade emergiu a oportunidade

A saída de Nathaniel Clyne para o AFC Bournemouth logo no início do mercado de janeiro, bem como a lesão contraída por Joe Gomez (polivalente defesa central que também pode atuar como lateral direito) em dezembro limitaram, de certa forma, as escolhas de Jürgen Klopp para a lateral direita, na medida em que a única opção de origem para ocupar a posição residia no jovem Trent Alexander-Arnold – o habitual titular.

Ao lateral inglês de 20 anos sucedia-se (como alternativa), apenas, o polivalente médio James Milner, uma vez que Gomez estaria afastado dos relvados por cerca de seis semanas. Ora, forçado a encontrar soluções, o técnico alemão não hesitou em conceder uma oportunidade ao jovem natural de Vila Franca de Xira, promovendo a sua estreia a titular a 7 de janeiro, numa partida referente à terceira eliminatória da FA Cup ante o Wolverhampton Wanderers em que o camisola número 64 dos Reds atuou como lateral direito.

Rafael Camacho, em estreia como titular pelo Liverpool, tenta manter a posse de bola face à pressão do compatriota Rúben Vinagre
Fonte: Liverpool FC

De «o futuro» da formação Red a transferível

Se é verdade que em janeiro passado Klopp se mostrara taxativo quanto à permanência do promissor avançado português no emblema do condado de Merseyside, uma série de recentes acontecimentos (recusa da proposta de renovação; manifestação de desagrado por atuar numa posição mais recuada) poderá constituir um volte-face na sua decisão, tendo em conta as últimas declarações do carismático técnico alemão (proferidas após o encontro relativo à segunda mão dos quartos de-final da UEFA Champions League frente ao FC Porto) que, apesar de reconhecer um enorme talento a Rafael Camacho, rejeitou pronunciar-se sobre o futuro do futebolista luso.

Pese embora o jovem português se tenha retratado face às suas palavras, afirmando na sua conta oficial do Instagram, na passada quinta-feira (dia 22 de abril): «Jürgen Klopp é o meu pai no futebol (…) apostou em mim e escolheu-me para integrar a sua equipa. Confio nele e sei que ele confia em mim também (…). Comprometo-me a 200% com ele, com a equipa e com o clube (…)», a incerteza quanto à sua permanência no Liverpool aumenta e acresce, também, o rol de clubes interessados em assegurar a contratação daquela que é tida como uma das maiores «jóias» da formação Red a par do defesa holandês Ki-Jana Hoever e do médio ofensivo/extremo Curtis Jones.

Na verdade, ao longo das últimas semanas, tem sido reportado o interesse de Wolverhampton Wanderers, SL Benfica, RB Leipzig e, claro está, do Sporting CP – clube que havia representado entre 2008 e 2013 antes de sair para o Manchester City -.

Para finalizar, caberá ao jovem de ascendência angolana e aos seus representantes decidir qual será a melhor opção com vista à sua progressão na carreira.

 

Foto de Capa: Liverpool FC

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Dia triste para os treinadores portugueses com derrotas de Sérgio Conceição e Pedro Emanuel: eis os resultados do dia na Arábia Saudita

Os treinadores portugueses não conseguiram festejar vitórias. Al Ittihad de Sérgio Conceição e Al Fayha de Pedro Emanuel derrotados.

Eis todos os detalhes da chegada de Rafa Silva ao Benfica

Rafa Silva já foi oficializado como novo jogador do Benfica. Águias confirmaram regresso do avançado, que assina até 2028.

Eis os onzes oficiais do Braga x Nottingham Forest da Europa League

O Braga recebe o Nottingham Forest na Europa League e já há onzes. Arsenalistas querem manter lugar no top-8 da prova.

FC Porto encaminha saída de avançado por empréstimo para o Utrecht

Ángel Alárcon está de saída do FC Porto. Dragões e Utrecht próximos de acordo para o empréstimo do avançado espanhol.

PUB

Mais Artigos Populares

Trabzonspor avança por Rodrigo Abascal e Vitória SC faz jogo duro

O Trabzonspor quer contratar um novo defesa central e tem Rodrigo Abascal na mira. Turcos já fizeram proposta ao Vitória SC.

Benfica também já oficializa o regresso de Rafa Silva

O Benfica já oficializou o regresso de Rafa Silva. Avançado português de volta às águias depois de passagem pelo Besiktas.

Lukás Cerv marca grande golo e FC Porto está a perder contra o Viktoria Plzen

Lukás Cerv com um tiro do meio da rua colocou a equipa da casa em vantagem. FC Porto na Chéquia para defrontar o Viktoria Plzen.