olheiro bnr

Talvez o mais fascinante jovem talento que vai evoluindo no principal campeonato luso seja o brasileiro Danilo, médio-defensivo de apenas 18 anos que vai espalhando classe pelo miolo do Sporting de Braga, onde rapidamente assegurou a titularidade e preponderância.

Colocado no Minho por um fundo de investimento, que, aliás, detém a totalidade do seu passe, percebe-se claramente que será curta a sua estadia na cidade dos Arcebispos, não sendo de estranhar que, em 2015/16, o jovem brasileiro já esteja a desenvolver o seu futebol num qualquer clube com outro impacto no Velho Continente.

Anúncio Publicitário

Produto das escolas do Vasco da Gama

Nascido a 28 de Fevereiro de 1996 em Simões Filho, Brasil, Danilo Barbosa da Silva é um produto das escolas do Vasco da Gama, clube pelo qual se estreou no futebol sénior, em 2014, somando nove jogos entre segunda divisão brasileira, taças domésticas e campeonato carioca.

Perante a sua ascensão meteórica e elevadíssimo potencial e margem de progressão, o fundo de investimento detentor dos direitos económicos de Danilo decidiu colocá-lo na Europa, tendo o médio-defensivo rumado ao Minho, onde se tem assumido como um dos indiscutíveis de Sérgio Conceição no Sporting de Braga, somando 19 jogos e dois golos.

Classe, técnica e posicionamento exemplar

Sem ser especialmente rápido, Danilo é um futebolista que se destaca imediatamente pelo seu inteligente e eficaz posicionamento, algo que lhe permite ter uma ocupação de espaços quase perfeita no meio-campo do Sporting de Braga, onde controla todas as operações e é muito mais que um simples “seis” de contenção.

Afinal, o internacional sub-21 brasileiro é um jogador que apresenta uma boa capacidade técnica e de passe, sendo bastante importante na primeira fase de construção da equipa minhota, algo que faz com muita qualidade. Para além disso, Danilo tem ainda capacidade de projecção ofensiva, sendo inclusivamente um bom finalizador quando tem oportunidade para tal.

Uma pérola para outros palcos

Igualmente com boa capacidade de marcação, faltará apenas a Danilo ganhar por vezes um pouco mais de intensidade nas suas acções, algo que acaba por ser natural para um jogador de apenas 18 anos que só chegou ao futebol europeu há alguns meses.

Certo, de qualquer maneira, é que estamos perante um “seis” com imenso potencial e um elevadíssimo leque de recursos que prometem oferecer-lhe rapidamente o bilhete para palcos bem mais cintilantes do futebol europeu.

Foto de Capa: Facebook Oficial do Sporting Clube de Braga