Olheiro BnR: Deni Avdija, a esperança israelita

- Advertisement -

DE ISRAEL A WASHINGTON: O TAMANHO DO SONHO

O sonho americano começou há menos de um mês para Deni Avdija. O servio-israelita foi escolhido pelos Washington Wizards com a nona escolha do Draft de 2020. Quando muitos achavam que podia estar no Top 5 e consolidar-se como o melhor “estrangeiro” da noite, acabou por cair algumas posições. Na capital dos Estados Unidos, vai tentar provar que as equipas que não acreditaram no seu talento estavam erradas.

Natural de Beit Zera, a norte de Israel, Deni começou por jogar futebol. Não satisfeito com o desporto mais popular do país, apaixonou-se pelo basquetebol pouco depois. E foi com a borracha laranja e preta entre as mãos que começou a espalhar magia pelos pavilhões. O o talento não passou despercebido ao maior clube do Médio Oriente, o Maccabi Tel Aviv, que o recrutou para as suas fileiras.

O percurso foi tudo menos natural na formação. Aos 16 anos e 320 dias, estreou-se na equipa principal do Maccabi, tornando-se o jogador mais novo de sempre a atuar pelo clube. Paulatinamente, os minutos foram aumentando e a confiança trouxe outros atributos ao jovem. Com isso, a fama escapou das fronteiras israelitas e depressa se tornou uma esperança do basquetebol mundial.

O radar nunca mais se desligou. Os anos foram passando e a idade para entrar no Draft (19 anos) tinha chegado. Com o sonho de jogar na NBA, Deni não deixou as raízes sem  marcar o  basquetebol israelita. Além de ter vencido dois campeonatos da europa na categoria de sub-20 com o seu país, também venceu a nível interno. Este ano, apesar da Covid-19, o Maccabi foi campeão e Avdija foi considerado o MVP.

De Israel a Washington são muitos quilómetros de distância. Estes, foram encurtados quando Adam Silver chamou o nome de Deni Avdija. A partir desse momento, o israelita tornou-se um jogador da melhor liga de basquetebol do mundo. As cores dos Wizards no chapéu oficializaram a mudança, que promete encantar os americanos.

Apesar de ser comparado a Luka Doncic pela história, desenganem-se. Existem alguns pontos de contacto e parecenças entre o esloveno e o israelita, mas os dois estão em patamares muito distintos. Muitas vezes as expectativas criadas mudam, pela negativa, a carreira de um jovem jogador como Deni.

Foto de capa: Washington Wizards

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Kylian Mbappé fala em vergonha sobre a exibição do Real Madrid frente ao Benfica e atira: «Se ao intervalo estivéssemos a perder por 5-1,...

Kylian Mbappé analisou na zona mista o desfecho do Benfica x Real Madrid. Encontro no Estádio da Luz encerrou fase de liga da Champions League.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Quando salta um médio como o Sudakov a pressionar, os alas têm de fechar dentro»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Real Madrid em conferência de imprensa. Treinador respondeu à questão do Bola na Rede.

Samuel Dahl e os momentos vividos pelo Benfica antes do quarto golo: «Percebi que precisávamos de um golo»

Samuel Dahl analisou na zona mista o desfecho do Benfica x Real Madrid. Encontro no Estádio da Luz encerrou fase de liga da Champions League.

FC Porto chega a acordo com o Nice para empréstimo com opção de compra de Terem Moffi

Esta quarta-feira, o FC Porto chegou a acordo com o Nice para o empréstimo de Terem Moffi. O negócio inclui uma cláusula de opção de compra de 8 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho não quis os créditos da vitória: «Estou numa fase em que penso menos em mim e mais nos jogadores e clube»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

José Mourinho e os playoffs da Champions League: «Em dois jogos é mais difícil, mas futebol é futebol»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

José Mourinho pede desculpa a Álvaro Arbeloa pelos festejos: «Naquele momento nos esquecemos de tudo»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.