Olheiro BnR: Deni Avdija, a esperança israelita

- Advertisement -

DE ISRAEL A WASHINGTON: O TAMANHO DO SONHO

O sonho americano começou há menos de um mês para Deni Avdija. O servio-israelita foi escolhido pelos Washington Wizards com a nona escolha do Draft de 2020. Quando muitos achavam que podia estar no Top 5 e consolidar-se como o melhor “estrangeiro” da noite, acabou por cair algumas posições. Na capital dos Estados Unidos, vai tentar provar que as equipas que não acreditaram no seu talento estavam erradas.

Natural de Beit Zera, a norte de Israel, Deni começou por jogar futebol. Não satisfeito com o desporto mais popular do país, apaixonou-se pelo basquetebol pouco depois. E foi com a borracha laranja e preta entre as mãos que começou a espalhar magia pelos pavilhões. O o talento não passou despercebido ao maior clube do Médio Oriente, o Maccabi Tel Aviv, que o recrutou para as suas fileiras.

O percurso foi tudo menos natural na formação. Aos 16 anos e 320 dias, estreou-se na equipa principal do Maccabi, tornando-se o jogador mais novo de sempre a atuar pelo clube. Paulatinamente, os minutos foram aumentando e a confiança trouxe outros atributos ao jovem. Com isso, a fama escapou das fronteiras israelitas e depressa se tornou uma esperança do basquetebol mundial.

O radar nunca mais se desligou. Os anos foram passando e a idade para entrar no Draft (19 anos) tinha chegado. Com o sonho de jogar na NBA, Deni não deixou as raízes sem  marcar o  basquetebol israelita. Além de ter vencido dois campeonatos da europa na categoria de sub-20 com o seu país, também venceu a nível interno. Este ano, apesar da Covid-19, o Maccabi foi campeão e Avdija foi considerado o MVP.

De Israel a Washington são muitos quilómetros de distância. Estes, foram encurtados quando Adam Silver chamou o nome de Deni Avdija. A partir desse momento, o israelita tornou-se um jogador da melhor liga de basquetebol do mundo. As cores dos Wizards no chapéu oficializaram a mudança, que promete encantar os americanos.

Apesar de ser comparado a Luka Doncic pela história, desenganem-se. Existem alguns pontos de contacto e parecenças entre o esloveno e o israelita, mas os dois estão em patamares muito distintos. Muitas vezes as expectativas criadas mudam, pela negativa, a carreira de um jovem jogador como Deni.

Foto de capa: Washington Wizards

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa argentina avança que Nicolás Otamendi já informou Benfica que não vai renovar contrato

Nicolás Otamendi não vai renovar contrato. Defesa central vai voltar à Argentina e tem tudo encaminhado para rumar ao River Plate.

Carlo Ancelotti acerta renovação e continua no Brasil até 2030

Carlo Ancelotti vai continuar no Brasil até 2030. Selecionador canarinho viu renovação oficializada pela CBF.

João Palhinha recusa mudança para a Turquia e Sporting continua entre as opções do médio

João Palhinha recusou abordagens da Turquia. Médio internacional português dá prioridade em continuar perto da família.

Lionel Messi bisa e guia Inter Miami a vitória por 5-3 sobre o Cincinnati na MLS

O Inter Miami somou a segunda vitória consecutiva, ambas por números gordos. Na visita ao terreno do Cincinnati, triunfo por 4-2.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica não desiste e pode vir mesmo a ser o destino de Noah Saviolo

Noah Saviolo foi apontado desta quinta-feira a Benfica e AS Roma. O destino do extremo do Vitória SC deve ser mesmo Lisboa.

Benfica atento a destaque da Liga da Hungria (e que é treinado por um português)

O Benfica está analisar uma possível contratação de Akpe Victory, jogador que representa o ZTE, emblema orientado por Nuno Campos.

Manchester City prepara-se para ter prejuízo com jogador: avançado à venda por 70 milhões de euros

O Manchester City prepara-se para ter prejuízo com uma possível saída de Omar Marmoush no mercado de verão.