O internacional italiano Emiliano Viviano é um dos reforços para a nova época 2018/2019. Viviano chega ao Sporting aos 32 anos, após uma já longa carreira no futebol italiano, tendo assinado um contrato válido por duas épocas, com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.

O novo número um do Sporting fez a sua formação entre a Fiorentina e o Brescia. A sua primeira temporada no futebol sénior foi ao serviço do Cesena, vinculado por empréstimo, decorria a época 2004/2005, realizou treze partidas na série B. O guarda-redes leonino regressou posteriormente ao Brescia, onde permaneceu quatro temporadas, estabelecendo-se como titular. Terminada a sua ligação ao Brescia, deu continuidade à sua carreira em clubes como o Bolonha, Palermo, Fiorentina. Em 2013/2014 rumou à Premier League para servir o Arsenal, não tendo sido opção perante a rivalidade de Wojciech Szczesny, que era titular. Nas últimas quatro temporadas, o novo guarda-redes regressou ao futebol italiano, para vestir a camisola da Sampdoria, onde foi colega de Bruno Fernandes.

Viviano é assim um guarda-redes muito experiente, somando 392 jogos em várias competições, Série A, Série B, Taça de Itália e Liga Europa. Na sua carreia conta ainda com seis internacionalizações pela “squadra azzurra”, tendo sido internacional também nos escalões jovens, com destaque para a participação nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

Viviano pode ser uma importante fonte de experiência
Fonte: Sporting Clube de Portugal

O novo guarda-redes do Sporting é forte entre postes, com o seu 1,95m define bem no futebol aéreo e joga bem com os pés, o que hoje é extremamente importante para um guarda-redes no futebol moderno. Vem para o clube de Alvalade para ser titular, sendo que para já, tem demonstrado toda a sua qualidade e experiência nos jogos de preparação.

Uma equipa constrói-se a partir do seu setor defensivoe, com a chegada de Emiliano Viviano, o Sporting dispõe de três opções, com Romain Salin e Luís Maximiano. Neste momento, o internacional italiano é apontado claramente como titular da baliza leonina, assim possa confirmar a sua segurança e qualidade de leão ao peito.

Foto de Capa: U. C. Sampdoria

artigo revisto por: Ana Ferreira

Comentários