olheiro bnr

A imprensa desportiva portuguesa vai adiantando que um dos dois jogadores que Jorge Jesus irá fazer subir do Sporting B ao plantel principal verde-e-branco é o extremo Gelson Martins, jovem internacional sub-20 português que vem de uma excelente temporada pelo conjunto orientado por João de Deus e de um Campeonato do Mundo onde assegurou algum destaque.

Trata-se, na verdade, de um futebolista nascido a 11 de Maio de 1995 na Praia, Cabo Verde, mas que cedo viajou até Portugal, onde começou a sua carreira futebolística no Futebol Benfica, isto antes de transitar para o Sporting na temporada 2010/11.

No emblema de Alvalade, haveria de se estrear no futebol sénior precisamente na temporada passada, ao serviço da equipa B, sendo que o seu impacto foi imediato, ou não tivesse o extremo de 20 anos somado 40 jogos e seis golos na Segunda Liga.

Extremo que entusiasma

Anúncio Publicitário

Tendo tido diferentes funções ao longo do seu percurso de formação, a verdade é que isso garantiu a Gelson Martins uma interessante polivalência, sendo que o internacional sub-20 português já jogou em posições tão distintas como lateral-direito ou médio-centro.

Inegável, de qualquer forma, é que é a extremo que o jovem sportinguista mais se destaca, fruto da sua velocidade e qualidade técnica, características que o tornam fortíssimo em lances de um contra um e lhe permitem oferecer muita verticalidade ao seu flanco, seja o direito (preferencial) ou esquerdo.

Gelson Martins é uma das promessas do Sporting Fonte: Sporting Clube de Portugal
Gelson Martins é uma das promessas do Sporting
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Diamante necessita da lapidação de Jesus

Dono igualmente de uma boa capacidade finalizadora, seja a média ou curta distância, a verdade é que Gelson Martins tem tudo para se assumir como um extremo de topo, embora seja honesto realçar que este diamante ainda terá de ser alvo de lapidação, sendo aí que Jorge Jesus se poderá assumir como decisivo.

Afinal, o novo treinador do Sporting, que terá identificado todo o óbvio potencial do jovem luso-caboverdiano, também terá percebido que haverão algumas arestas a limar, nomeadamente no capítulo da definição, onde nem sempre o extremo toma a melhor decisão, seja porque opta por uma finalização quando se lhe exigia um passe, ou por exagero nas iniciativas individuais.

Foto de Capa: Facebook ‘Seleções de Portugal’