sporting cp cabeçalho 2

Josip Mišić tem 23 anos, fez toda a sua formação nos croatas do NK Osijek, clube onde chegou à equipa sénior, e em 2014 mudou-se para o HNK Rijeka. Depois de dois anos e dezasseis jogos, rumou a Itália por um ano para jogar ao serviço do Spezia. No regresso, o médio croata impôs-se no Rijeka e somou um total de 73 jogos e cinco golos.

Apesar da diferença de competitividade que vai encontrar no campeonato português face ao campeonato croata, Mišić já teve a oportunidade de jogar nas competições europeias – tanto na Liga dos Campeões como na Liga Europa – o que pode ser um ponto a seu favor e um sinal de que tem capacidade para jogos que exijam outros níveis de competitividade.

O croata é um médio que joga habitualmente na posição central mais avançada do meio-campo (normalmente ocupada por Battaglia ou Bruno Fernandes) e poderá ser útil a longo prazo à frente de William Carvalho (ou até para o substituir), sobretudo se tivermos em conta que é um grande recuperador de bolas e isso pode ser importante numa primeira fase de pressão ao adversário.

Josip Mišić vai deixar saudades no HNK Rijeka Fonte: Instagram do HNK Rijeka
Josip Mišić vai deixar saudades no HNK Rijeka
Fonte: Instagram do HNK Rijeka

Josip Mišić tem grande facilidade em transportar a bola no pé e tem uma qualidade de passe curto assinalável. Em termos táticos, terá que ser trabalhado para estar ao gosto de Jorge Jesus mas já tem rasgos de competência no que ao posicionamento diz respeito (sobretudo no processo defensivo).

Anúncio Publicitário

Mišić é um jogador que pode ser muito útil quando for necessário segurar o meio-campo. Apesar de não ser um génio com a bola nos pés, pois raramente dribla e faz jogadas de levantar o estádio, sabe perfeitamente como sair da pressão do adversário com o esférico jogável. Se jogar numa posição mais ofensiva, ainda será necessário que seja trabalhado para perceber quais os momentos em que deve subir à área para poder finalizar.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal