A equipa do Red Bull Salzburg tem sido pródiga em lançar talentos nos últimos anos, jogadores como Naby Keita, Sadio Mané, e os mais recentes Halland e Minamino, passaram todos pela prodigiosa academia austríaca, que a famosa bebida energética decidiu dar o nome. Neste artigo, vou falar-vos de um jovem que despontou no clube de Salzburgo e acaba de ser anunciado como o novo reforço do VfL Wolfsburg.

Pongracic nasceu na Alemanha em Landshut, Baviera, filho pais croatas. A sua epopeia começa nas camadas jovens do Bayern de Munique, onde faz o seu percurso até aos juvenis, no entanto mudar-se-ia depois para os juniores do FC Ingolstadt 04, onde ficaria até passar a senior. Aí e mantendo-se na região da Baviera, mudar-se-ia para o TSV 1860 München que na altura era orientado pelo técnico português Vítor Pereira e que o lançou na equipa principal com dezanove anos.

Apesar de ter feito apenas sete jogos na equipa principal de Munique, o Salzburgo avançou para a sua contratação em 2017 pagando um milhão de euros, uma excelente venda se notarmos que o TSV 1860 München contratou o jogador a custo zero, e que o rentabiliza  em menos de um ano.

Na sua época de estreia, Marin conseguiu impor-se na equipa e entrar várias vezes no onze inicial, ao todo o jovem croata disputou vinte e seis jogos, sendo que seis, foram para a Liga Europa , dois para a Taça Austríaca e o restante no campeonato.

Pongracic foi alternando os jogos com outra jovem promessa, Jérôme Onguéné, cada um deles ladeado por André Ramalho, uma das grandes referências deste Red Bull Salzburgo.

Esta época, fruto de algumas lesões fez apenas sete partidas.

De estatura elevada, Pongracic define-se no alto dos seus 1,90m, como um central elegante, com um excelente sentido posicional, pode jogar também à frente da defesa no papel de médio defensivo.

Consegue antecipar-se aos seus adversários, o que demonstra também excelente leitura táctica do jogo. Rápido, apesar da sua estatura, é muito forte nos duelos individuais, quer pela relva, quer pelo ar, onde faz bom uso da sua estatura para ganhar nos duelos aéreos.

Tecnicamente tem um bom acerto de passe, destacando-se mais pelo passe longo no que é uma das suas melhores armas ofensivas.

Julgo que o Wolfsburg será um bom palco para ele exponenciar o seu talento, regressando Pongracic assim ao seu país de origem, para uma liga muito mais competitiva que a austríaca e também com muitos mais espetadores e olheiros atentos à sua evolução.

É uma mudança que mais cedo ou mais tarde iria acontecer, e o seu valor de mercado que ronda os seis milhões de euros, era até bem acessível para os cofres dos chamados “grandes” de Portugal.

Mais uma vez, a fábrica de Salzburgo a produzir mais um talento para ser lapidado e lançado aos grandes tubarões europeus. Marin Pongracic será um nome a seguir nos próximos anos.

Foto de Capa: RedBull Salzburg

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão 

Comentários