Olheiro BnR (Mundial Sub20) – Peñaranda

- Advertisement -

olheiro bnr

O Mundial de Sub20 tem por hábito avisar o mundo do potencial dos melhores jogadores do seu torneio. É normal haver romarias de olheiros ao certame, precisamente por isto. Não vá escapar das cogitações nomes como o de Javier Saviola, Lionel Messi, Sergi Aguero ou Paul Pogba, recentes Bolas de Ouro da competição.

Um lote restrito e de respeito, e ao qual pode muito bem juntar-se, por exemplo, o de Adalberto Peñaranda, um dos nomes em destaque no torneio a decorrer na Coreia do Sul e um dos principais responsáveis pela boa campanha de uma Venezuela encantadoramente adulta na forma como lida com todos os momentos do jogo.

Neste contexto, Peñaranda encaixa-se na perfeição, porque tal como todos os génios, esconde-se do jogo, parece mesmo que se desinteressa dele… até ser preciso esfregar-se a lâmpada. Aí, ele aparece. Primeiro a bater no peito como que a pedir a batuta (bola) e, depois, progredindo com ela atada ao pé, sempre em velocidade, desde a ala esquerda para o meio, em piques de velocidade que desnorteam as referencias posicionais dos adversários.

 

Peñaranda tem sido crucial para o bom desempenho da Venezuela no Mundial de Sub20 Fonte: Vanuatu Digest
Peñaranda tem sido crucial para o bom desempenho da Venezuela no Mundial de Sub20
Fonte: Vanuatu Digest

São estes raides de Peñaranda (normalmente feitos em consonância com aquilo que o jogo pede, o que é incrível dada a idade do miúdo) que permite a proliferação dos companheiros e que vai, por sua vez, desbloquear jogos mais fechados como aconteceu frente ao México (1-0) ou à Alemanha (2-0).

Peñaranda também se integra bem no processo defensivo e consegue muitas das vezes condicionar a construção do jogo. Aí nota-se muito o “passaporte tático” europeu, adquirido desde há 2 anos a esta parte na Liga Espanhola (Málaga e Granda) e Italiana (Udinese), bem como a sua maturidade, cujo cartão tem já ‘carimbadas’ 12 presenças ao serviço dos A venezuelanos (incluindo a Copa America).

Esta experiência tem servido de catalisador para a explosão de Peñaranda neste Mundial e pode muito bem vir a ser importante em equipas que privilegiem o jogo interior dos seus extremos e dos quais esperem, também, contribuição defensiva, na ala e no centro, pela ausência de médios centro. Depois, a atacar, tem o tal toque de predestinado.

Foto de Capa: notiminuto.com

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

À atenção do Benfica: como joga o novo Real Madrid de Álvaro Arbeloa?

Há, no jogo do Real Madrid, um mundo de distâncias entre a primeira e a segunda versão que se apresentaram no Benfica. Não de intenções, necessariamente, mas de consequências aplicadas em campo.

A real oportunidade | Real Madrid x Benfica

Depois de dois jogos eletrizantes entre Real Madrid e Benfica (relativos à última jornada da fase de Liga e primeira mão do play-off), o Estádio Santiago Bernabéu vai ser palco das decisões, onde só uma turma irá garantir o passaporte para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Braga reage à tomada de posição do Governo: «As conclusões apresentadas resultam de uma análise parcial»

O Braga criticou o silêncio do Governo após o Secretário de Estado do Desporto ter apoiado o veto da PSP à coreografia no dérbi do Minho. O clube reclama que ainda não obteve resposta aos pedidos de reunião enviados às autoridades

CBF pretende renovar com Carlo Ancelotti: «Temos a melhor matéria-prima»

Carlo Ancelotti está prestes a renovar o seu contrato como selecionador do Brasil até ao Mundial 2030. O presidente da CBF revelou que a assinatura depende de ajustes burocráticos e jurídicos.

PUB

Mais Artigos Populares

«Só vamos entender o tamanho do que o Vinícius Júnior fez nestes anos daqui a uma década»: a perspetiva da jornalista Tati Mantovani e...

Vinícius Júnior é um dos destaques mundiais na luta contra o racismo. A jornalista Tati Mantovani enquadra o extremo brasileiro neste cenário.

Neymar não vai ser convocado para os últimos jogos particulares antes do Mundial 2026

Neymar não vai ser convocado para os jogos particulares da seleção do Brasil frente à França e à Croácia. Esta é a última convocatória antes do Mundial 2026.

Telma Encarnação dispensada da Seleção Nacional e já tem substituta definida

Telma Encarnação foi dispensada da Seleção Nacional devido a problemas físicos. A avançada foi dada como inapta pela Unidade de Saúde e Performance da FPF e foi rendida por Alícia Correia.