- Advertisement -

«De Famalicão para o mundo»

Pedro Almeida é, neste momento, um dos jovens talentos presentes no Campeonato de Portugal de Ralis. Atualmente, a geração que compete pelas vitórias e pelos campeonatos já não vai para “nova” e, apesar de continuarem muito competitivos, de certeza que daqui a uns anos terão de dar espaço aos mais novos.

É aqui que entra Pedro Almeida. O piloto de Vila Nova de Famalicão tem atualmente 22 anos e já é dos que anda lá na frente no CPR. Começou nos karts, mas desde cedo que sempre quis chegar aos ralis. Aos 16 anos estreava-se nos RaliCross, conquistando o título de Campeão Nacional Júnior na Categoria S2000. Foi subindo na escada e chega aos ralis, onde para além do CPR e de provas regionais, também competiu no campeonato galego, ainda com o Renault Clio R3. Mas, não tardou e no seu rali caseiro estreou-se com o Skoda Fabia S2000 em 2017.

Pouco andou com este carro, mais precisamente quatro ralis, já que depois daria o passo para o Ford Fiesta R5, onde começou a estar presente no CPR e entre o lote dos dez primeiros.

Em 2018, estreou o Ford Fiesta R5, ex-Ricardo Moura, no Azores Rallye, ficando no sexto lugar entre o Campeonato Portugal de Ralis
Fonte: Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting

2019 entrou e, com ele, um novo carro. Voltou à marca checa, mas desta vez ao modelo mais recente da altura, o Skoda Fabia R5. Com este carro, o piloto de 22 anos foi ganhando experiência, sendo que termina o CPR em quinto lugar, com 76 pontos, mas com muitos quilómetros no bolso, pois é um piloto regular e que consegue sempre terminar os ralis, algo muito importante para quando se está a começar.

Em 2020, mais uma vez, o projeto de Pedro Almeida trouxe novidades. No banco de navegador, Almeida vai contar com o experiente navegador Hugo Magalhães, que assim deixa o projeto do Team Hyundai Portugal e Bruno Magalhães no Hyundai i20 R5. Hugo Magalhães é, na atualidade, para mim, o melhor navegador português. Oriundo de Fafe, Magalhães tem sempre o calendário preenchido e conta já com participações em ralis do WRC (World Rally Championship), ERC (European Rally Championship), entre outras provas pelo globo.

A montada de Almeida também será diferente. O jovem piloto retorna aos carros de duas rodas motrizes, para pilotar o Peugeot 208Rally4, o substituto do Peugeot 208 R2.

Mas, a grande novidade é a expansão no calendário. As provas em Portugal continuarão a ser feitas, mas Almeida também vai correr ‘fora de portas’. A Peugeot Rally Cup Ibérica e o ERC são os principais campeonatos que a dupla efetuará com o novo ”leão”.

Pedro Almeida já mostrou que é um dos próximos grandes pilotos portugueses. Agora, o jovem vai dar mais um passo ao internacionalizar-se. Os adeptos dos ralis esperam agora pela evolução de Almeida e, quem sabe, a caminho do mundial de ralis?

Foto De Capa: Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli elogia reforço do FC Porto e assume: «Tem algumas características do Rodrigo Mora»

Francesco Farioli fez a antevisão do FC Porto x Moreirense. Técnico elogiou Gabriel Mec, o último reforço dos dragões.

Francesco Farioli elogia avançado do FC Porto: «Brincámos com ele porque em Viseu correu 12 quilómetros, quase com os números do Froholdt»

Francesco Farioli fez a antevisão do FC Porto x Moreirense. Técnico com elogios a Santiago Giménez e André Silva.

Francesco Farioli explica 2 ausências na lista do FC Porto para a Champions League: «É difícil»

Francesco Farioli fez a antevisão do FC Porto x Moreirense. Técnico explicou decisão relativa à lista da Champions League.

Francesco Farioli confirma estreia na convocatória de 3 reforços do FC Porto: «Se a papelada se resolver…»

Francesco Farioli fez a antevisão do FC Porto x Moreirense. Técnico confirmou três reforços em estreia na convocatória.

PUB

Mais Artigos Populares

Mercado de selecionadores: Roberto Martínez apontado a país da América do Sul

Roberto Martínez está livre desde que deixou a seleção de Portugal. É uma das hipóteses para assumir o Equador.

Trabzonspor: Mohamed Salah pode passar a ser orientado por técnico português

O Trabzonspor aceitou a demissão de Fatih Tekke. Vítor Pereira é um dos nomes a que está a ser analisado pela estrutura dos turcos.

Francesco Farioli na antevisão do FC Porto x Moreirense: «Vamos abrir a jornada e temos de o fazer com o espírito certo»

Francesco Farioli faz a antevisão do FC Porto x Moreirense. Jogo no Estádio do Dragão abre a 4.ª jornada da Primeira Liga.