sporting cp cabeçalho 2

Rafael Avelino Pereira Pinto Barbosa tem 21 anos de idade, 170 cm de altura e é um dos jogadores mais influentes da equipa B do Sporting Clube de Portugal. A posição de médio-ofensivo é aquela onde joga mais vezes e para a qual está talhado devido às suas características, mas também pode descair para as alas e atuar como extremo direito ou esquerdo. O seu pé preferencial é o direito e é com ele que executa grande parte das jogadas que efectua.

Rafael Barbosa é um dos mais promissores jovens da nova geração de futebolistas e faz parte da nova fornada de atletas da Academia de Alcochete. As suas características são muito semelhantes às de Adrien Silva e não é de todo descabido dizer que daqui a uns anos pode vir a tornar-se o novo patrão do meio-campo leonino. Neste momento, claro que há aspetos a melhorar, e a sua evolução enquanto profissional de futebol está numa fase decisiva para que se possa determinar se Rafael Barbosa está talhado para grandes voos a começar pela subida à equipa principal do Sporting.

Rafael Barbosa é um dos pilares do meio-campo da equipa B do Sporting Fonte: Facebook de Rafael Barbosa
Rafael Barbosa é um dos pilares do meio-campo da equipa B do Sporting
Fonte: Facebook de Rafael Barbosa

Das suas características pode salientar-se a grande visão de jogo que o caracteriza e que ajuda a equipa a verticalizar o jogo. Muitas das bolas que são colocadas nos espaços que existem (sobretudo) nas costas das defesas adversárias são enviadas por ele. Para além disso, quando é preciso aparece com regularidade na zona de finalização, tal como a sua posição obriga. No entanto, a finalização é um dos aspetos que podem e devem ser melhorados daqui em diante até porque, esta época, o médio ainda só contabilizou um golo mas tem capacidade para fazer muitos mais.

No aspeto defensivo, Rafael Barbosa demonstra uma grande qualidade na pressão ao adversário. O médio português é também internacional pela seleção sub-21. Na época 2016/17, foi emprestado ao União da Madeira mas regressou ao Sporting para jogar na equipa B.

Foto de Capa: Facebook de Rafael Barbosa

 

Comentários