Olheiro BnR | Sarah Gigante (Ciclismo)

- Advertisement -

Há um talento especial a despontar na Austrália e, finalmente, vamos poder desfrutar dele regularmente também no velho continente. Aos 20 anos, Sarah Gigante é a maior pérola ciclística a sair da Austrália em muitos anos e tem potencial para marcar uma nova era no ciclismo australiano.

Como apresentação, basta dizer que, apesar da tenra idade, já conta com um título nacional de fundo e é a atual bi-campeã nacional de contrarrelógio. Juntou-se à Team TIBCO em 2020, mas, pelas razões que todos conhecemos, não correu muito, 2021 promete ser difeecente. Recentemente, fez a sua primeira prova World Tour europeia e deu boa conta de si com um lugar entre as 25 primeiras no histórico Trofeo Alfredo Binda, sendo também a melhor Sub23.

Gigante é o protótipo do que chamamos de voltista, sólida no contrarrelógio e a ‘jogar em casa’ quando o terreno empina. Leve e explosiva na montanha, é nesses terrenos mais duros que a australiana mais poderá brilhar, o que a coloca como candidata a vitórias em provas por etapas, mas também a várias clássicas. Provas como a Liège-Bastogne-Liège ou o Trofeo Alfredo Binda têm dureza suficiente para que um ciclistas com as suas características esteja na luta pelo primeiro posto.

O esforço individual é também um ponto a favor de Gigante e que lhe garantirá sempre uma boa defesa quando estiver na luta por classificações gerais. Ainda assim, não é a sua principal arma e os títulos nacionais podem enganar, porque, no lado feminino, o padrão europeu é muito elevado face ao australiano e as indicações são de que Gigante será bom no crono, mas não de topo mundial nesta especialidade.

Um outro fator que se adivinha como útil para a carreira de Sarah Gigante é a sua capacidade tática. A australiana é uma ciclista que não tem medo de atacar, mas que, acima de tudo, sabe quando o fazer. Não é o tipo de atleta que lança ofensiva após ofensiva a ver se pega, Gigante ataca nos momentos certos e quando o faz é para marcar a diferença e isso é um ativo de valor incalculável.

É certo que lhe falta velocidade de ponta e isso pode custar-lhe algumas vitórias e, especialmente, ser penalizador em provas de um dia. Beneficiaremos nós, espectadores, porque isso a forçará a atacar.

Foto de Capa: Cycling Australia

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Andreas Schjelderup desapontado com eliminação: «Queríamos seguir em frente e tivemos as nossas chances»

Andreas Schjelderup analisou o embate entre o Real Madrid e o Benfica, na segunda mão do playoff da Champions League.

Thibaut Courtois abre as portas a um Sporting x Real Madrid: «Há muito tempo que não jogo contra o Sporting, é um estádio bonito»

Thibaut Courtois analisou o duelo entre o Real Madrid e o Benfica. Encontro marcou a 2.ª mão do playoff da Champions League.

Quais conclusões retiramos dos testes da Fórmula 1?

Os testes oficiais de Fórmula 1 no Bahrain chegaram ao fim e já podemos ter uma ideia de como será este início de temporada. Num ano em que quase tudo é novo

Álvaro Arbeloa atualiza situação de Raúl Asencio: «Parece ser algo no pescoço, não parece grave, mas ele foi para o hospital e esperamos que...

Álvaro Arbeloa analisou o duelo entre o Real Madrid e o Benfica. Encontro marcou a 2.ª mão do playoff da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Tralhão orgulhoso com o esforço do Benfica: «Falei com o mister ele e está orgulhoso da nossa prestação»

João Tralhão analisou a derrota do Benfica frente ao Real Madrid por 2-1 na segunda mão do playoff da Champions League.

Aurélien Tchouaméni e a vitória do Real Madrid: «Sabíamos que o Benfica era uma boa equipa»

Aurélien Tchouaméni analisou o duelo entre o Real Madrid e o Benfica. Encontro marcou a 2.ª mão do playoff da Champions League.

Rafa Silva após a derrota frente ao Real Madrid: «Lutámos cara a cara contra esta equipa e isso não é fácil»

Rafa Silva analisou o duelo entre o Real Madrid e o Benfica. Encontro marcou a 2.ª mão do playoff da Champions League.