É uma das maiores promessas do futebol italiano, e com apenas 17 anos já integra a equipa principal do FC Internazionale Milano. Esta época já realizou 11 jogos pela equipa principal dos “Nerazzurri”, acertando no fundo das redes por uma ocasião. Preferencialmente desempenha a função de avançado centro, mas também pode atuar como extremo.

Sebastiano Esposito tem sido aposta gradual de Antonio Conte, apesar da forte concorrência na frente de ataque. A competir pela mesma posição no “onze” tem Romelu Lukaku, Lautaro Martínez e Alexis Sánchez, que também pode atuar na frente de ataque.

Estreou-se pela equipa principal do Inter em 2019, aos 16 anos, na segunda mão da eliminatória frente ao Eintracht Frankfurt, a contar para a Liga Europa. Desta forma, tornou-se o jogador mais novo de sempre da formação de Milão a atuar numa prova europeia. Na presente temporada estreou-se no campeonato italiano e na Liga dos Campeões.

Anúncio Publicitário

Esta época também disputou uma partida na Liga dos Campeões de sub-19, em que marcou dois golos em apenas 75’ minutos de jogo. Este dado comprova que Esposito já estava pronto para “dar o salto” rumo ao plantel principal do Internazionale.

Começou a sua formação no Brescia aos 9 anos e, em 2014, mudou-se para Milão, onde completou a sua formação. Na época transata, foi campeão italiano no escalão de sub-17, marcando três golos na final da competição.

O Inter já demonstrou que não pretende vender o jovem avançado, depois de surgirem rumores de interesse da parte de colossos como Manchester City ou Liverpool, em contratar Esposito. De acordo com o site especializado em avaliação de valores de mercado no futebol, Transfermarkt, o valor da jovem promessa “Nerazzurri” ronda os nove milhões de euros.

Apesar da sua qualidade e potencial inegável, o futebol de Esposito ainda está um pouco em “bruto”, também devido à sua tenra idade, necessitando de ser lapidado. É um jogador bastante móvel apesar do seu 1,86 metros de altura, que também lhe permite um bom desempenho no confronto físico. É bastante evoluído tecnicamente, arriscando várias vezes driblar em situações de “um para um” e possuiu uma boa visão de jogo. Nas camadas jovens do Inter era especialista em bolas paradas, batendo grandes penalidades e livres diretos com bastante força e colocação.

Internacional italiano desde os sub-16 até atualmente aos sub-19, Esposito já conta com 37 presenças e 25 golos apontados ao serviço das camadas jovens do país “transalpino”. Foi vice-campeão europeu no escalão de sub-17, perdendo na final da competição para a seleção da Holanda. Esposito apontou quatro golos em seis jogos nesse torneio.

Num clube histórico, por onde já passaram grandes avançados que marcaram gerações, desde Giuseppe Meazza a Ronaldo “Fenómeno”, Zlatan Ibrahimovic ou Diego Milito, entre muitos outros, Sebastiano Esposito tem a oportunidade de continuar a crescer como jogador e deixar a sua marca no clube de Milão.

Tem a confiança do seu treinador, que formou uma equipa equilibrada entre experiência e potencial. Resta-lhe desfrutar do seu futebol e tornar-se naquilo que tem capacidade para ser, um ponta de lança de classe mundial.