olheiro bnr

No país do Sol Nascente, o basebol é o Desporto Rei. No entanto, nos últimos 20 anos, o futebol japonês tem começado a mostrar sinais de crescimento e alguns jogadores do país do manga e do anime começaram a dar cartas no futebol europeu, tais como Hidetoshi Nakata, Shunsuke Nakamura, Makoto Hasebe, Keisuke Honda e Shinji Kagawa.

Em Portugal, há um clube que parece estar a querer apostar no mercado nipónico. Depois de Mu Kanazaki, que representou o emblema algarvio entre 2013 e 2015, o clube treinado por Vítor Oliveira contratou no último mercado Shoya Nakajima. E este extremo de 23 anos tem sido um dos principais destaques no regresso do emblema algarvio à Primeira Liga.

Nakajima tem sido o principal destaque do Portimonense SC Fonte: www.1949er.com
Nakajima tem sido o principal destaque do Portimonense SC
Fonte: www.1949er.com

Shoya Nakajima cumpre em Portimão a sua primeira experiência fora do seu país. Até aqui, Nakajima tinha feito grande parte da sua carreira nos clubes da capital: estreou-se como profissional em 2012 ao serviço do Tokyo Verdy e jogou nos últimos três anos no FC Tokyo. Tem também currículo nas selecções jovens do Japão desde os sub-17 (participou no Mundial da categoria em 2011) e conquistou a Taça Asiática de sub-23.

Nakajima é um velocista de profissão. Com um baixo centro de gravidade, tem um bom drible curto e uma elevada qualidade técnica, sabendo jogar com os dois pés. Tem ainda alguns aspectos a melhorar, como o passe e a definição dos lances. Ao mudar-se para uma realidade completamente diferente, Nakajima tem-se adaptado bem às marcações mais duras e cerradas do nosso futebol, sendo um dos principais destaques da equipa de Vítor Oliveira, com três golos marcados em quatro jogos.

Anúncio Publicitário

E quanto ao Futuro? Ora, Nakajima está cedido pelo FC Tóquio mas se este continuar a mostrar o seu valor, creio que dificilmente irá regressar ao seu país. Creio que o campeonato português é muito bom para ele crescer e amadurecer enquanto jogador, para no futuro conseguir construir uma carreira de sucesso no futebol europeu, bem como na selecção japonesa.

Foto de capa: gettyimages.com

Comentários