olheiro bnr

Miguel Ângelo da Rocha Silva, conhecido no mundo do futebol simplesmente por Xeka, 22 anos de idade, médio centro do SC Braga, com apenas 749 minutos jogados ao longo da Liga NOS 2016/17 é já um dos futebolistas jovens mais entusiasmantes da mesma. Ainda que com relativamente poucos minutos somadas na equipa principal do SC Braga, Xeka poderia perfeitamente integrar uma lista dos melhores futebolistas da Liga NOS 2016/17, até ao momento, que excluísse os jogadores que atuam nos clubes ditos “grandes”.

Xeka impressiona, acima de tudo, pela forma cerebral como encara o jogo. Este não se trata de um box-to-box tradicional, daqueles que conduz a bola de área a área por via de acelerações desenfreadas; na base do futebol de Xeka está a inteligência ao nível do posicionamento e da ocupação de espaços. Morfologicamente o médio português tem caraterísticas que podem até parecer algo atípicas (1,86m) para a posição que ocupa em campo. Porém, são essas mesmas caraterísticas que favorecem as suas rápidas movimentações no terreno de jogo.

xeca
Fonte: Site SC Braga

Apesar de não ser um criativo Xeka tem uma capacidade acima da média para ler o jogo e, por essa via, consegue quase invariavelmente fazer circular a bola para fora das zonas de pressão e dar seguimento com qualidade às jogadas de ataque da equipa. Não sendo um futebolista que se destaque particularmente no último passe, o jogador do SC Braga é daqueles atletas que ajuda a compreender a ideia de que, no futebol, tão importante quanto a assistência para golo são todos os passes que a antecedem e que permitem à equipa aproximar-se do mesmo.

Sobretudo por se tratar de uma equipa que, num passado recente, tem tido no equilíbrio entre o momento defensivo e o momento ofensivo a génese do seu futebol o SC Braga parece ser, atualmente, o contexto ideal para que Xeka possa continuar a evoluir enquanto futebolista. Da mesma “escola” que deu a conhecer Rafa Silva, um dos melhores futebolistas da Liga NOS, ao mundo do futebol, Xeka poderá ser o próximo atleta a aspirar a mais altos voos futebolísticos caso trabalhe arduamente para tal e caso o contexto em que se encontra inserido o favoreça efetivamente.

Anúncio Publicitário

 

Foto de Capa: XECA