A vida depois das Taças | Vitória SC x FC Porto

- Advertisement -

Primeira Liga, 18.ª Jornada: domingo, 18 de janeiro de 2026, 20h30.

A ANTEVISÃO: EM GUIMARÃES CELEBRAM-SE TAÇAS E JOGAM-SE CAMPEONATOS

Não é incomum, na mesa de Natal, a presença de um tio a querer demasiado parecer o jovem que outrora foi, mas já não é, utilizando para isso vernáculos e expressões cuja juventude ficou algures paradas no tempo. Se, a 24 e 25 de dezembro, foi esse tio quem encarnou a expressão “Tá-se bem!”, no mês de janeiro, Vitória SC e FC Porto recorreram precisamente à mesma ideia e aplicaram-lhe umas pequenas mudanças: “Taça bem!”.

Foi um início de ano com vitórias contundentes para os dois clubes que, uma volta depois, se reencontram na Primeira Liga. O Vitória SC venceu a Taça da Liga pela primeira vez na história e celebrou apenas o terceiro título em toda uma vida de existência. As gentes de Guimarães fizeram a festa e a cidade uniu-se, como habitual, em torno de um clube da terra no verdadeiro sentido das palavras.

De passagem pelo Algarve na semana da Taça da Liga, o FC Porto uniu tropas no sul do país para um estágio de meio da época que não é muito habitual por estas bandas. Antes de um novo aperto no calendário, Francesco Farioli reuniu os seus jogadores e as famílias para, entre o trabalho intenso e o descanso, continuar a juntar a já tão emblemática Famiglia Portista. O resultado imediato foi evidente: vitória por 1-0 no Clássico e passagem às meias-finais da Taça de Portugal onde outro Clássico acontecerá.

Por agora, o foco das duas equipas tem de mudar e é por ocasião da Primeira Liga, no arranque da segunda volta, que os dois clubes se voltam a reunir. Para o Vitória SC, a Taça da Liga pode ser uma memória interessante de recuperar, lembrando o triunfo no Estádio do Dragão precisamente nos quartos de final da prova. Por seu lado, Luís Pinto parece estar, finalmente, com o lugar controlado e agarrado depois de um início instável e tem agora espaço para continuar a construir o Vitória à sua imagem.

Não se pode esperar do clube aquilo que este não quer ser. É pela tentativa de pressão alta e condicionamento a campo inteiro que o Vitória SC conseguiu crescer e ter os melhores momentos. As maiores dúvidas estão mesmo nas escolhas para o onze e nos impactos que a Taça da Liga pode vir a ter. Charles Silva e Alioune Ndoye são candidatos claros, mas as entradas de Oumar Camara e Samu Silva, decisivas na final, podem abrir espaço à dupla na habitual rotação.

No lado do FC Porto, inicia-se um novo ciclo claro. A primeira volta foi estratosférica e só por um empate no Estádio do Dragão, diante do Benfica, não foi perfeita. Foram 16 vitórias em 17 jogos, que colocam os dragões numa posição mais feliz no Purgatório. Se há uns meses os azuis e brancos beiravam o inferno, colocam-se agora a poucos passos do paraíso. É para isso que Francesco Farioli e a equipa continuam a trabalhar.

Há, nesta fase da temporada, menos lugares cativos que há umas semanas. Também isso pode ajudar o FC Porto que vê o plantel crescer, apesar de algumas baixas importantes. Nomes como Martim Fernandes ou Pablo Rosario vieram aumentar as opções e as nuances numa equipa que está em crescimento. A segunda volta pode ser histórica e permitir ao FC Porto regressar aos títulos em Portugal, mas será o campo quem o decide. E esse campo das alegrias também tem a mania de ser implacável, de tempos a tempos.

A 18.ª jornada, em dia de eleições presidenciais, joga-se em Guimarães. O Vitória SC x FC Porto tem apito inicial marcado para as 20h30 deste domingo, 18 de janeiro, e será arbitrado por João Gonçalves.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O Vitória SC conquistou a Taça da Liga há uma semana e venceu o primeiro troféu de 2026.
  2. Este foi apenas o terceiro na história do Vitória SC: Supertaça (1998), Taça de Portugal (2013) e Taça da Liga (2026).
  3. O FC Porto só perdeu um jogo no plano interno esta temporada: contra o Vitória SC, em dezembro, para a Taça da Liga.
  4. O FC Porto venceu nas últimas sete visitas ao estádio do Vitória SC.
  5. Nos últimos sete jogos na Liga, o Vitória SC só perdeu um.
  6. O FC Porto tem a melhor defesa do campeonato: quatro golos sofridos em 17 jogos.
  7. Nos últimos quatro jogos, nenhum golo sofrido para o FC Porto.
  8. O FC Porto venceu todos os jogos fora de casa na Primeira Liga.
  9. Há ausências nas duas equipas. Nélson Oliveira e João Mendes estão suspensos e Óscar Rivas continua lesionado nos vimaranenses. Nos dragões, Zaidu ainda não regressou da CAN 2025 e Neuhén Pérez e Luuk de Jong estão lesionados. Francisco Moura voltará aos convocados após recuperar.
  10. É o primeiro jogo da segunda volta do campeonato para as duas equipas.

JOGADORES A TER EM CONTA

Alioune Ndoye Vitória SC
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Alioune Ndoye: De todos os destaques da Taça da Liga, o avançado senegalês é o que saltará, com toda a certeza, diretamente para o onze. A suspensão de Nélson Oliveira abre espaço ao jogador de 24 anos para a titularidade diante do FC Porto. Tem claros argumentos do ponto de vista físico e na área, onde se destaca pelo jogo aéreo e pela resposta a cruzamentos.

Jakub Kiwior FC Porto
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Jakub Kiwior: Está no debate para melhor defesa central do campeonato na primeira volta, mas deverá voltar a ser chamado para jogar sobre a esquerda. Apesar da desconfiança natural, a posição não é nova para o polaco, nem a necessidade de envolvimento ofensivo. O Vitória SC tem Oumar Camara e Telmo Arcanjo sobre a direita, mas o defesa promete vida difícil a quem por lá passar.

XI´s PROVÁVEIS

Vitória SC: Juan Castillo; Tony Strata, Rodrigo Abascal, Miguel Nóbrega, Orest Lebedenko; Beni Mukendi, Gonçalo Nogueira, Samu Silva; Telmo Arcanjo, Noah Saviolo, Alioune Ndoye.

Treinador: Luís Pinto

«Queremos ser consistentes, mostrar que somos capazes de ter uma forma de estar responsável, mas muito corajosa. Fomos capazes de o fazer nas últimas semanas, queremos ter capacidade de o fazer novamente numa competição diferente contra um adversário de mais-valia».

FC Porto: Diogo Costa; Alberto Costa, Jan Bednarek, Thiago Silva, Jakub Kiwior; Alan Varela, Victor Froholdt, Gabri Veiga; Pepê, Borja Sainz e Samu Aghehowa.

Treinador: Francesco Farioli

«Recentemente, celebraram a conquista de um troféu. Preciso de corrigir o que disse, porque tinha afirmado que nunca tinha visto alguém celebrar um título em janeiro. Parabéns a eles pelo que fizeram».

PREVISÃO DE RESULTADO: Vitória SC 0-2 FC Porto

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Palmeiras de Abel Ferreira continua só com vitórias em 2026 e Grémio de Luís Castro goleia no regresso aos sorrisos

Vitórias para os treinadores portugueses na última noite. O Palmeiras de Abel Ferreira e o Grémio de Luís Castro venceram os seus jogos.

Crystal Palace pondera despedir Oliver Glasner depois do que disse à imprensa

O Crystal Palace está a pensar despedir Oliver Glasner depois das declarações proferidas em conferência de imprensa.

Eis os onzes prováveis do Vitória SC x FC Porto da Primeira Liga

O Vitória SC recebe o FC Porto na 18.ª jornada da Primeira Liga. Jogo abre a segunda volta para as duas equipas e chega depois de triunfos moralizantes.

Benfica continua interessado em alvo prioritário do verão

O Benfica continua interessado em Anis Hadj Moussa. Extremo atua no Feyenoord e há mais clubes a acompanhar de perto.

PUB

Mais Artigos Populares

Michael Carrick enaltece médio do Manchester United: «Estou ansioso para vê-lo prosperar»

Michael Carrick deixou vários elogios a Kobbie Mainoo, depois da vitória do Manchester United contra o Manchester City.

Bernardo Silva olha para o dérbi de Manchester: «Há muito mérito do United e muito demérito nosso»

O Manchester City perdeu com o Manchester United por 2-0 na Premier League. Bernardo Silva deu a sua opinião sobre o jogo.

Luciano Spalletti reage à derrota da Juventus antes de enfrentar o Benfica: «Vamos pensar no próximo jogo»

Luciano Spalletti reagiu à derrota da Juventus. Bianconeri perdeu com o Cagliari por 1-0 antes de enfrentarem o Benfica na Champions League.