Nesta quarentena em que todos devemos estar em casa por razões mais que óbvias, vou falar-vos de um jogo que todos deveriam jogar, principalmente nesta altura, em que pouco há para fazer.

O PES Mobile 2020 é dos poucos jogos de futebol que se pode jogar gratuitamente no smartphone ou tablet, com características bastantes próximas do FIFA e do PES para a playstation.Esta aplicação, que está disponível no Google Play e na Apple, teve origem em 2017, e desde aí percebeu-se que seguia as linhas do jogo para a playstation, até por ser uma versão oficial do Pro Evolution Soccer.

Até aos dias de hoje, fui montando a minha equipa de sonho, com as típicas restrições que me são impostas neste tipo de jogos. Na realidade, ficaria ainda mais satisfeito com Mbappé, Aubameyang, Messi… Mas não se pode ter tudo, e há sempre a esperança de ter esses craques nas minhas fileiras!

A adaptação a este jogo não foi nada fácil, uma vez que estava habituado ao FIFA 15 Ultimate Team (versão móvel), em que as condições eram totalmente diferentes, com aspetos melhores e outros menos bons. Inicialmente, mal conseguia fazer um passe e achava este jogo demasiado lento na definição das jogadas. Cheguei mesmo a desistir, mas a ânsia de encontrar um jogo para substituir aquele que outrora jogava, fez-me voltar a tentar. E valeu mesmo a pena! Acreditem que hoje não quero outra coisa, e, para alguém que não tem Playstation, é do melhor que há!

O espetacular disto tudo é poder ver astros do futebol mundial a vestirem a camisola de qualquer mundial. Já imaginaram o Ronaldo, Salah, Alisson, Van Djik e Neymar vestirem as cores de um clube português? Só neste jogo mesmo!

Agora vou falar-vos de alguns aspetos positivos e menos positivos que tem esta aplicação:

Começando pelos menos bons, é claro que tudo isto não tem a dimensão do jogo bem conhecido por todos nós para a Playstation, embora não seja uma diferença assim tão grande. Geralmente, apenas se pode jogar a versão Ultimate Team, o que é uma pena, visto que não podemos experimentar os verdadeiros escalões de todas as equipas mundiais. Os jogos têm uma duração limitada, correspondendo a aproximadamente dez minutos.

Cada treinador tem a sua tática específica, sendo que não é possível trocar, a meio de um jogo, de um 4-4-3 para 4-4-2. E, por fim, vem aquele aspeto que me custa mais, mas que é comum em todos os jogos de PES: o facto de não existir um verdadeiro mercado de transferências, uma vez que os jogadores que adquirimos provém de um sorteio entre diversas bolas, com as suas probabilidades. As bolas com maior probabilidade de sair são as brancas, de bronze e de prata (correspondentes a jogadores de menor valia no futebol mundial). Já as bolas de ouro saem algumas vezes (com jogadores já de algum nome), mas o que todos querem são as bolas pretas, em que aparecem os verdadeiros craques do futebol!

Nesta quarentena em que todos devemos estar em casa por razões mais que óbvias, vou-vos falar de um jogo que todos deveriam jogar.
A minha equipa habitual no PES Mobile 2020
Fonte: PES Mobile 2020

Relativamente aos aspetos mais positivos e que devem fazer-vos experimentar este jogo, começo pela jogabilidade, que dá um grande conforto e realismo a quem comanda os atletas dentro das quatro linhas. É permitido o treino e desenvolvimento de jogadores, sendo que a idade é um fator fundamental para transformar um atleta potencial num dos melhores do mundo. Um dos jogadores que recentemente me saiu foi Jadon Sancho, que tinha um overall de 83 e subiu para… 95! Todos os seus níveis de velocidade estão situados em 99.

Dentro do próprio encontro é possível festejar os golos, o que torna a partida mais realística, ao podermos ver aquele típico festejo do Cristiano Ronaldo. Outro fator positivo é que não é preciso muito tempo para montar uma grande equipa. Conheço casos de pessoas que jogam há cerca de um mês e têm uma equipa quase ao meu nível! As bolas pretas e os jogadores em forma especial aparecem com uma maior regularidade do que imaginam!

Agora, questiono o leitor: já imaginou poder jogar com lendas como Maradona, Luis Figo, David Beckam, Roberto Carlos, Ronaldinho… Neste jogo é possível! Mas não é fácil contratar estes astros já aposentados!

Vou-vos agora falar de outro aspeto positivo no meio de tantos outros que irão descobrir quando instalarem o jogo.

É, pois, possível jogar torneios, nível de campanha, online com qualquer usuário do mundo, e até como treinador a ver a tua equipa a jogar. O melhor disto tudo é poder jogar com os nossos amigos para mostrarmos quem verdadeiramente manda dentro das quatro linhas! Fazem-se sempre grandes jogos e criam-se grandes rivalidades, mas sempre com fair-play! A amizade também é isto!

Em termos de classificação, os dois melhores avançados são Ronaldo e Messi, o melhor jogador do meio-campo é Kevin de Bruyne, o melhor defesa é Van Djik, e o melhor guarda-redes é o Alison. Com as atualizações tudo pode mudar, mas que venha aquele que conseguir ter estes todos! Cá fico à espera, e acreditem que é possível!

O jogo está disponível para todos aqueles que tenham internet e smartphone/tablet, logo podem jogar onde quiserem, desde que tenham estes requisitos!

Termino com o apelo de que todos devemos ficar em casa a jogar o jogo que todos deviam jogar: PES Mobile 2020!

Comentários

Artigo anteriorQue jogo devo rever nesta quarentena? A luva direita de Rui Patrício
Próximo artigoOs 5 embates históricos da NBA
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva. Apesar de estar distante do clube do seu coração, procura ao máximo não perder nenhuma novidade da cidade invicta e do futebol em geral.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.