Uma doença tomou controlo de todo o planeta e o mundo do futebol não ficou imune. O COVID-19 obrigou o futebol, em primeira instância, a realizar jogos à porta fechada e depois a cancelar de vez as partidas de várias das ligas europeias, e obrigou grande parte da população a se remeter a quarentena nas suas próprias casas.

Uma vez em casa, aquela que seria a situação “ideal” para ligar a televisão e assistir a maratonas de jogos de futebol, tornou-se praticamente impossível, visto que apenas alguns campeonatos se encontram a decorrer. E para os amantes do desporto-rei, restam poucas opções para ir “matando” o vício: uma delas, o FIFA 20.

O FIFA é um dos jogos com mais tradição em todo o mundo, jogado por miúdos e graúdos e é uma alternativa para colmatar a falta que o futebol provoca na vida daqueles que estão habituados a ir aos estádios, a ver jogos pela TV, a celebrar cada vitória, a sofrer por cada derrota.

Para os adeptos dos e-sports, irá realizar-se o UltimateQuaranTeam, torneio organizado pelos ingleses do Leyton Orient FC, clube que milita na quarta divisão do futebol britânico e que criou este evento com o intuito de entreter os adeptos.

O SL Benfica era uma das equipas que se perfilou para disputar este evento, no entanto acabou por se retirar da competição, bem como o FC Nordsjaeland
Fonte: Leyton Orient FC

Ao todo serão 128 as equipas a participar neste torneio, com cariz solidário, uma vez que o Leyton abriu uma campanha para angariação de fundos em que 75% do valor adquirido reverterá para clubes semiprofissionais do país de Sua Majestade (que com esta paragem sofrem grandes prejuízos económicos) e os restantes 25% serão repartidos pelo fundo solidário Mind e pelo fundo solidário criado pela OMS para o combate ao COVID-19.

Cada clube pode escolher o seu representante, que pode ser um adepto, um jogador profissional ou até mesmo um elemento da equipa técnica.

Também o CD Santa Clara e o SC Braga descalçaram as chuteiras e pegaram nos comandos para se defrontarem virtualmente naquele que seria o embate entre ambos na realidade em jogo a contar para o campeonato nacional.

Diogo Salomão representou o clube açoriano, enquanto Ricardo Horta assumiu o controlo dos bracarenses, que viriam a vencer esta disputa virtual por quatro bolas a zero.

https://www.facebook.com/sportingclubedebraga/videos/207447000466596/

Grandes gestos de “fair-play” demonstrado por vários clubes, não só em Portugal, mas em todo o mundo, que mostram, através do FIFA 20, que é possível colmatar a ausência de futebol através deste grande simulador.

Assim, já sabe: nesta quarentena, fique em casa, ligue o comando, e todos juntos vamos chutar esta má fase para fora das nossas vidas. Até lá, vai-se jogando FIFA 20.

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Comentários