Recordar é Viver | Adriano, o Imperador que não chegou a ser Rei

    Todos nós temos um jogador que nos vem à memória cada vez que falamos do passado, em conversas com amigos ou debates futebolísticos de café. Sempre que falo sobre os “old days” do futebol, vêm sempre à baila nomes como Ronaldo, Pato ou Quaresma que, por algumas razões, nunca cumpriram na perfeição o potencial que tinham. 

    No entanto, na minha cabeça existe sempre um só nome, bem acima de todos os outros, que casava na perfeição todos os atributos que um avançado moderno devia ter: potência, técnica, rapidez, frieza, precisão e classe. 

    Nasceu no Brasil a 17 de fevereiro de 1982, numa das favelas mais perigosas do Rio, Adriano Leite Ribeiro, “Dídico” para muitos que o conheciam desde “moleque”, que espalhava o terror nos campos amadores da terra do Joga Bonito. 

    Começou a sua carreira profissional no Flamengo, e cedo se percebeu que Adriano era especial, que não era de todo igual aos outros, e que o Brasil rapidamente se iria tornar curto dada a sua tamanha qualidade. 

    A capital da moda, Milão, estava atenta a Adriano, e Massimo Moratti sabia que tinha de se antecipar a todos os outros colossos europeus na corrida pelo “novo Ronaldo”. O pé esquerdo fantástico, potente, habilidoso, é a ponta de um iceberg carregado de qualidade, irreverência e coragem para vingar no mundo do futebol. 

    A carreira de Adriano corria de feição, depois de dois empréstimos à Fiorentina e Parma, estava na hora de regressar à casa mãe, o Internazionale. E ele voltou, brilhou, encantou, tudo e todos, que paravam a olhar tremenda qualidade, fora do normal, completamente absurda. 

    Ainda hoje digo que, se não fossem os infortúnios da vida, Adriano era hoje o jogador brasileiro mais aclamado de todos os tempos, para que se perceba, estamos a falar de um Ronaldo aprimorado, de um animal feito a partir dos registos que o “Fenómeno” deixou, mas melhorado, a um nível altíssimo, como se fosse um jogador aditivado. 

    A vida pregou uma partida ao Imperador, alcunha que ganhou quando conquistou o trono do futebol mundial e o amor dos adeptos do futebol de antigamente, ao tirar-lhe o seu pai, o seu grande apoio, uma parte de si que, ao partir, retirou a vontade e o foco a Adriano, que nunca mais foi o mesmo. 

    Muitos tentaram ajudar o Imperador, Zanetti, por exemplo, já admitiu muitas vezes que uma das suas maiores derrotas na carreira foi não ter tirado Adriano da depressão, pergunto-me o que teria sido, do que falaríamos hoje, de certeza que não era de Ronaldinho, Ronaldo ou Neymar, mas sim do astro das favelas, que tinha o que ninguém mais tinha, elevado a um nível estratosférico. 

    São muitas as saudades que tenho de Adriano e do seu poderio enquanto jogador, aquela camisola 10 do Inter, larga, vestida num corpo alto, forte, um pesadelo para os defesas contrários que não tinham como contrariar a garra do fenómeno. Lembro-me muito bem de tudo, e nunca me vou esquecer de Adriano, mas também sei igualmente que o mundo do futebol não se vai esquecer. 

    Adriano era tudo, e veio do nada, subiu a pulso e caiu a pique pelas mágoas da vida, mas deixou uma herança linda para todos nós, o seu perfume em campo, a sua magia com as chuteiras nos pés, e a simplicidade de um menino da favela. 

    Depois de 427 jogos e 202 golos, ficam as memórias do Imperador que não conseguiu ser Rei dos relvados mundiais, mas que conquistou um lugar no coração de todos nós, e foi, de longe, o melhor jogador que vi jogar no Internazionale.

    Para sempre Adriano, o eterno Imperador.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Bernardo Santos
    Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
    Licenciado em Comunicação Empresarial e Relações Públicas, é um apaixonado por futebol desde tenra idade. O jovem natural de Tomar, mas residente em Lisboa, é um poço de sonhos por realizar, sendo que ser uma voz ativa no mundo do futebol é um deles! Comunicador, simpático, bem humorado e cheio de energia, assim é o Bernardo! Para solidificar os seus conhecimentos no desporto rei, completou os níveis I e II de Scouting no futebol, para além de uma formação de Team Manager. Atualmente, trabalha no departamento de comunicação internacional de uma grande empresa e divide o seu tempo entre as suas paixões e os seus vícios.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Frederico Varandas deixa mensagem aos adeptos do Sporting: «Aconteça o que acontecer, não consigo ter maior admiração pelo grupo»

    Frederico Varandas falou aos jornalistas após o Rio Ave x Sporting. Presidente dos leões tocou na atualidade desportiva.

    Petit: «Parabéns ao Sporting, foi um justo vencedor, nós fomos uns dignos vencidos»

    Petit analisou o Rio Ave x Sporting das meias finais da Taça de Portugal. Leões seguem em frente e estão no Jamor.

    Rui Borges após confirmar final da Taça de Portugal: «É incrível este grupo»

    Rui Borges analisou o Rio Ave x Sporting das meias finais da Taça de Portugal. Leões seguem em frente e estão no Jamor.

    João Tomé: «O Sporting é uma equipa que está muito bem e preparou o jogo com respeito a nós»

    João Tomé analisou o Rio Ave x Sporting das meias finais da Taça de Portugal. Leões seguem em frente e estão no Jamor.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    O golo de honra de André Luiz no Rio Ave x Sporting da Taça de Portugal

    André Luiz foi o autor do único golo do Rio Ave na eliminatória diante do Sporting. Encontro das meias finais da Taça de Portugal.

    Sporting volta a vencer Rio Ave e está na final da Taça de Portugal

    O Sporting está na final da Taça de Portugal. Depois da vitória em Alvalade, vitória em Paços de Ferreira sobre o Rio Ave.

    Barcelona vence Mallorca pela margem mínima e cimenta liderança da La Liga

    O Barcelona derrotou o Mallorca por 1-0 na 33ª jornada da La Liga. Culés mantém a liderança isolada da competição.

    Saída noturna no FC Porto com mais 3 envolvidos resulta em 2 novos processos disciplinares e mais uma multa

    Continuam a surgir novos contornos relativos à saída noturna pela festa de Otávio Ataíde. Samu Aghehowa, Danny Namaso e Neuhén Pérez envolvidos.

    A ascensão dos Houston Rockets | NBA

    Os Houston Rockets passaram do 11º lugar na conferência...

    Viktor Gyokeres marca e dilata a vantagem do Sporting no jogo e nas meias finais da Taça de Portugal

    Mais um golo do Sporting, mais um de Viktor Gyokeres na temporada. Leões a vencer o Rio Ave por 2-0 (4-0 na eliminatória).

    Matheus Nunes marca nos descontos e dá vitória iniciada por Bernardo Silva ao Manchester City na receção ao Aston Villa

    O Manchester City empatou na receção ao Aston Villa na abertura da 34ª jornada da Premier League. Dois clubes procuram top-5.

    PSG com golo de Vitinha empata em casa do Nantes e continua percurso invencível na Ligue 1

    O PSG continua o percurso incólume na Ligue 1. Na 29ª jornada da Ligue 1, empate a um golo em casa do Nantes.

    Iker Muniain e Arábia Saudita: «Se tiver de ir para qualquer um destes clubes será a chatice da minha vida»

    Iker Muniain recusou a possibilidade de rumar à Arábia Saudita. Médio espanhol representa o San Lorenzo da Argentina.

    Manchester United de Ruben Amorim mais perto de fechar contratação de reforço sonante

    O Manchester United está cada vez mais próximo de fechar a contratação de Matheus Cunha. Avançado representa o Wolverhampton.