📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Recordar é Viver | 1994/95 – Ajax Limpa Tudo

- Advertisement -

Vou começar por admitir: o título deste artigo não corresponde 100% à verdade. O Ajax não conquistou a Taça dos Países Baixos na temporada em questão, mas não consegui resistir ao trocadilho fácil com a famosa marca de detergentes. Ainda assim, esta foi sem dúvida a época mais dominante de sempre protagonizada por um clube neerlandês e é assim digna de destaque nesta rubrica.

Uma equipa muito jovem orientada por Louis van Gaal, técnico natural de Amesterdão, conquistou a Europa apesar da sua falta de experiência nos grandes palcos. A irreverência dos vários elementos provenientes do De Toekomst foi um dos principais motores para a campanha fenomenal do Ajax em 95/95.

No 11 tipo figuravam estrelas como Jari Litmanen, Frank De Boer, Edwin van der Sar, Frank Rijkaard ou Edgar Davids e nomes que se tornaram (ainda mais) sonantes uns anos mais tarde como Clarence Seedorf e Patrick Kluivert, com 19 e 18 anos, respetivamente.

Van Gaal pegou nas ideias dos seus compatriotas Rinus Michels e Johan Cruyff e adaptou-as à sua maneira, dando um toque moderno ao chamado “Futebol Total”. O coletivo era prioridade sobre o brilhantismo individual e a bola tinha de correr muito mais que o homem. O posicionamento dos jogadores em campo, ainda que fluído, mantinha um espaço reduzido entre as linhas, visando dificultar a construção ofensiva do adversário.

A formação do Ajax conseguiu interiorizar e aplicar estas ideias de maneira tão eficiente que nenhum emblema neerlandês a conseguiu levar de vencida. A formação de Amesterdão terminou a Eredivisie com 27 vitórias e sete empates, tornando-se o segundo campeão invicto dos Países Baixos (depois do PSV o ter logrado em 1977/78).

Para complementar o título da liga, o Ajax conseguiu ainda arrecadar a Supertaça Neerlandesa no início da temporada, derrotando o Feyenoord por três golos sem resposta no Olímpico de Amesterdão. A Taça, no entanto, escapou para o mesmo Feyenoord, que tinha sido o carrasco do Ajax nos quartos de final após prolongamento.

Como se não bastasse a invencibilidade na liga doméstica, os homens da capital neerlandesa foram também imbatíveis na liga milionária, que culminou com a vitória por 1-0 frente ao campeão em título AC Milan. Na fase de grupos, o clube italiano já tinha provado do veneno do Ajax por duas ocasiões e neste caso não houve mesmo duas sem três.

Sete vitórias e quatro empates foi o registo que permitiu ao Ajax um feito histórico e até hoje inigualável: vencer na mesma época o campeonato nacional e a Champions League sem qualquer derrota. A “orelhuda” de 1994/95 foi a quarta na história do Ajax, que faz com que seja, aos dias de hoje, o sexto emblema com mais troféus.

A época de sonho valeu ainda algumas distinções individuais: van Gaal foi eleito o treinador do ano pela UEFA, Kluivert o talento neerlandês do ano e Litmanen foi o terceiro classificado na votação para a Bola de Ouro.

O estilo de jogo desta equipa tem aspetos quase intemporais como a tentativa de desenhar triângulos imaginários para a criação constante de linhas de passe, a pressão intensa para recuperar rapidamente o esférico e a posse de bola como ferramenta simultaneamente ofensiva e defensiva.  Estes princípios foram observados em várias formações mais recentes como, por exemplo, a Espanha de 2008-2012 ou as várias equipas treinadas por Pep Guardiola.

A Champions League de 1995 foi a última conquistado por uma equipa dos Países Baixos. Na final da época seguinte, o mesmo Ajax foi derrotado nas grandes penalidades pela Juventus e, desde então, a melhor prestação foi também obra dos Godenzonen, em 2018/19, com a chegada à meia-final. Nessa ocasião, os homens comandados por Erik Ten Hag sucumbiram (pela extinta regra dos golos fora) perante o Tottenham, que viria a ser o finalista vencido.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica confirma lugar nos quartos-de-final da Champions de Futsal contra o Sporting

O Benfica venceu o Araz por 4-2, na segunda mão dos oitavos-de-final da Champions de Futsal, e enfrentará o Sporting na próxima fase.

Eis os 3 possíveis adversários de Portugal no jogo inaugural do Mundial 2026

Realizou-se esta tarde o sorteio do Mundial 2026. Portugal iniciará caminhada na prova diante de um adversário do playoff intercontinental.

Já está definido o jogo inaugural do Mundial 2026

Realizou-se esta tarde o sorteio do Mundial 2026. Jogo inaugural está definido e colocará frente a frente o México e África do Sul.

Eis as seleções que Portugal só poderá defrontar na final do Mundial 2026 mediante cada posição

Realizou-se esta tarde o sorteio do Mundial 2026. Portugal já sabe que só poderá defrontar algumas seleções na final da prova.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os possíveis adversários de Portugal nos 16 avos de final do Mundial 2026 caso termine o grupo no 3º lugar

Realizou-se esta tarde o sorteio do Mundial 2026. Portugal já conhece todos os cenários no caminho até à final da competição.

Eis os possíveis adversários de Portugal nos 16 avos de final do Mundial 2026 caso termine o grupo no 2º lugar

Realizou-se esta tarde o sorteio do Mundial 2026. Portugal já conhece todos os cenários no caminho até à final da competição.

Está esclarecida a situação de Fotis Ioannidis para o Benfica x Sporting

Fotis Ioannidis foi um dos nomes que estava em dúvida em relação à sua presença na ficha de jogo do Benfica x Sporting.