Recordar é Viver: Os 7 momentos mais marcantes de finais do Mundial (1990-2018)

- Advertisement -

Está aí à porta a final do Campeonato do Mundo de futebol 2018, na Rússia, e por isso é tempo de viajar na máquina do tempo, recordando momentos marcantes de cada um dos jogos decisivos, de 1990 para cá.

Trata-se de uma partida especial, o desafio dos desafios do desporto-rei, a consagração máxima, um planeta em suspenso à volta de um tira-teimas apaixonante.

E se me permitem, deixando só uma nota relativamente ao presente, e independentemente de mais ou menos surpresas ao longo da competição e de um ou outro jogo mais monótono, que Mundial este que a Rússia organizou!

De se lhe tirar o chapéu!

Itália’90

Fonte: These Football Times

Insultos de Maradona ecoam pelo Olímpico de Roma – Não terá havido um Mundial tão forte do ponto de vista emocional como o Itália’90. Não pela qualidade futebolística, que deixou muito, mas mesmo muito a desejar, mas porque um dos jogadores se chamava… Diego Armando Maradona, esse astro inacreditável, que na altura alinhava no Nápoles, recém-sagrado campeão transalpino.

E como o futebol é feito destas coisas, a toda a hora, eis que em pleno Estádio San Paolo, numa das meias-finais, se defrontaram Itália e… Argentina, capitaneada por “El Pibe”, e que conseguiu o impensável: colocar milhares de napolitanos a torcer… pela alviceleste, vendo-se por aqui o grau de endeusamento do n.º 10 para os habitantes da cidade do sul de Itália.

Para piorar o cenário… a Argentina qualificou-se mesmo, encontrando na final do Olímpico de Roma uma fortíssima República Federal da Alemanha (RFA), de longe a equipa que melhor se exibiu no torneio.

Num jogo que não ficou, propriamente, na retina, dado o mau espetáculo e péssima arbitragem do mexicano Edgardo Codesal, o momento lendário acabaria por sair dos hinos, com os italianos a não perdoarem a desfaçatez de Maradona e a eliminação da “squadra azzurra” aos pés dos sul-americanos.

Ao hino argentino, os transalpinos responderam com assobios e mais assobios, mistura explosiva que deixou em ponto de ebulição, o que se traduziu nuns celebérrimos palavrões em direto e a cores para todo o mundo.

A RFA venceria por 1-0, mas Maradona, depois de ter conquistado o Mundial de 86 quase sozinho, voltava a provar o porquê do futebol da altura se confundir… com ele mesmo.

João Rodrigues
João Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O João sabe todos os resultados do Benfica em jogos a contar para o campeonato português desde a temporada 1993/1994. Isto quer dizer alguma coisa, não quer?                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United pondera avançar por defesa avaliado em 100 milhões de euros

Alessandro Bastoni está na mira do Manchester United. Barcelona, Liverpool e Arsenal olham também com interesse para o defesa.

Bayern Munique está ou não interessado em Bruno Fernandes? Eis a situação

O Bayern Munique não está interessado em Bruno Fernandes. Internacional português tem sido associado aos bávaros.

Shabab Al Ahli de Paulo Sousa goleia e Al Sharjah de José Morais perde na Liga dos Emirados Árabes Unidos

O Shabab Al Ahli de Paulo Sousa goleou o Al Dhafra por 5-0, na jornada 17 da Liga dos Emirados Árabes Unidos. Já o Al Sharjah de José Morais perdeu.

Keylor Navas sai em defesa de Vinícius Júnior: «Estas situações não deveriam acontecer com ninguém no mundo»

Keylor Navas reagiu ao caso polémico entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni. Eis o que disse o antigo guarda-redes do Real Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Jaime Faria segue para os quartos de final do ATP 500 do Rio de Janeiro

Jaime Faria venceu o bósnio Damir Dzumhur em dois sets e qualificou-se assim para os quartos de final do ATP 500 do Rio de Janeiro.

Rafael Leão elogia Roberto Martínez: «É o homem certo para estar ao comando»

Rafael Leão elogia Roberto Martínez. Avançado português acredita que é o «homem certo para estar ao comando» da Seleção Nacional.

Rafael Leão recorda Diogo Jota e olha para o Mundial: «Vamos dar o nosso máximo por ele e tentar deixá-lo orgulhoso»

Rafael Leão falou sobre Diogo Jota. Avançado português do AC Milan olhou ainda para o Mundial e elogiou Roberto Martínez.