📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

10 melhores golos da Liga Europa 2016/17

- Advertisement -

internacional cabeçalho

As incidências que rechearam a presente edição da Uefa Europa League conduziram a um clássico Ajax x Man. United. Expectava-se um grande espetáculo. Pelo menos eu esperava. Encarei esta final como um eterno clássico do futebol europeu, daqueles que ao vermos anunciar no rodapézinho do noticiário não vamos querer perder!

Agora, e já levando em consideração a alteração de Taça Uefa para Liga Europa, repare-se que foi necessário “premiar” a formação vencedora da prova para causar mais interesse por parte das equipas. Por vezes, equipas com pretensões a nível de Champions caem para esta prova secundária, devido a um 3º lugar num “grupo da morte”, e notamos que o treinador decide poupar jogadores, ou apostar num discurso onde não eleva a competição ao patamar adequado. Penso que o real valor da prova está posto em causa por muitas equipas.

A diferença de nível entre esta e a mais importante competição europeia é assim tão grotesca? Ou será que não? Digo isto porque todos os anos, a generalidade dos espetadores atenta no facto de “parecer” que as equipas que chegam mais longe na Liga Europa tendem a ser “equipas de Champions”, a ter estaleca para disputar eliminatórias para lá dos oitavos de final. Embora não propriamente da primeira linha europeia, são equipas que, mesmo uns furos abaixo, apresentam elevados índices competitivos, treinadores e futebolistas capazes de elevar a qualidade de jogo para patamares bem altos.

Nos últimos anos vimos, por exemplo, Chelsea, Atlético de Madrid, Manchester City, Man. United (2011/12), Liverpool, Sevilha, Benfica, Juventus, FC Porto a disputar de forma veemente a competição. Equipas que têm capacidade para chegar longe na Liga dos Campeões. Julgo e vejo esta montra como a forma que possibilita as melhores equipas com menos meios, salvo exceções, competirem entre si e sujeitarem-se a vencer um prestigiado troféu, que lhes dá ainda o direito de disputar a Supertaça Europeia.

José Mourinho venceu a Liga Europa deste ano Fonte: ESPN
José Mourinho venceu a última edição da Liga Europa
Fonte: ESPN

E para os lados do Ajax, que dizer sobre a possibilidade que tiveram de estragar o esquema de acesso à Liga dos Campeões engenhado por Mourinho? Depois de ter admitido poupar os melhores nas derradeiras jornadas da Premier, o nosso bem conhecido veio a público questionar o método de repescagem que permitiu ao clube de Amsterdão integrar o lote de equipas sujeito a sorteio para os 16 avos de final.

Parece que esta “bicada” (característica já assumida por Mourinho que são os seus mind games), não surtira efeito, e ainda não foi desta que o 2º classificado holandês tornou a erguer uma taça europeia. A última, recorde-se, foi em 1995, frente ao Milan, em que Patrick Kluivert resolveu. Apesar da existência de diversos fatores que poderiam funcionar como uma motivação extra para o lado holandês, como o facto de ter noção que defronta uma equipa que custou muitos milhões, e mesmo assim ainda não detém o rótulo de “tubarão”; que do outro lado está um técnico com uma reputação extraordinária, e é quase irrepreensível nas finais que joga; que o seu oponente tem um número tremendo de adeptos em todo o planeta; e que tem como prioridade alcançar, de forma direta, um lugar na próxima edição da prova milionária da UEFA, o Ajax não conseguiu aliar a estes aspetos uma exibição sólida e, segundo a minha leitura do jogo, alguma sorte.

Bem, apesar do esforço, de várias tentativas, os homens de Mourinho controlaram a partida logo desde o apito inicial, em que até ao final os golos surgiram naturalmente, e Ibra, embora lesionado, esteve em Estocolmo, e celebrou como se tivesse jogado.

Na Liga Europa, antes do jogo decisivo, já foram jogados imensas partidas, eliminatórias, desde as pré-eliminatórias, passando pela fase de grupos, e terminando nas eliminatórias com destino, este ano, a Estocolmo. Nas quais foi possível assistir a muita emoção por parte dos públicos, e grandes espetáculos no relvado! Em jogos a eliminar, não há um único jogador que se concentre nestes objetivos, sem primeiro se focar na vitória.  Como tal, apresento-vos 10 momentos que são, naturalmente, as chaves de qualquer vitória: os golos.

Foto de Capa: BT Sport

Diogo Fresco
Diogo Frescohttp://www.bolanarede.pt
Fã de um futebol que, julga, não voltará a ver, interessa-se por praticamente tudo o que envolve este desporto, dando larga preferência ao que ocorre dentro das quatro linhas. Vibra bastante com a Seleção Portuguesa de Futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Penafiel vence na receção à União de Leiria com golo perto do apito final

Joseph Séry marcou o único golo da partida para lá dos 90 minutos, oferecendo a vitória por 1-0 ao Penafiel diante da União de Leiria.

Cristiano Ronaldo x Lionel Messi no Mundial 2026: eis quando Portugal e Argentina se podem defrontar

Realizou-se esta tarde o sorteio do Mundial 2026. Cristiano Ronaldo e Lionel Messi deverão estar na prova por Portugal e Argentina.

Benfica confirma lugar nos quartos-de-final da Champions de Futsal contra o Sporting

O Benfica venceu o Araz por 4-2, na segunda mão dos oitavos-de-final da Champions de Futsal, e enfrentará o Sporting na próxima fase.

Eis os 3 possíveis adversários de Portugal no jogo inaugural do Mundial 2026

Realizou-se esta tarde o sorteio do Mundial 2026. Portugal iniciará caminhada na prova diante de um adversário do playoff intercontinental.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis as seleções que Portugal só poderá defrontar na final do Mundial 2026 mediante cada posição

Realizou-se esta tarde o sorteio do Mundial 2026. Portugal já sabe que só poderá defrontar algumas seleções na final da prova.

Bicicleta de Victor Osimhen oferece a vitória ao Galatasaray frente ao Samsunspor

O Galatasaray recebeu e venceu o Samsunspor por 3-2 , na 15.ª jornada da Liga Turca, com o golo da vitória a surgir em tempo de compensação.

Eis os possíveis adversários de Portugal nos 16 avos de final do Mundial 2026 caso termine o grupo no 3º lugar

Realizou-se esta tarde o sorteio do Mundial 2026. Portugal já conhece todos os cenários no caminho até à final da competição.