2 destaques e desilusões neste regresso da Primeira Liga Portuguesa

DESTAQUES

1.

SL Benfica e FC Porto: Candidatura ao título confirmada – Os dois principais clubes portugueses de sempre, facto que se acentuou ainda mais neste século com o enfraquecimento do Sporting CP (em termos gerais), continuam a assumir a batuta da nossa Primeira Liga Portuguesa. Na primeira jornada, SL Benfica e FC Porto deram duas boas demonstrações de força, com vitórias contundentes frente a dois dos projetos mais aliciantes do nosso cantinho à beira-mar plantado.

Os “encarnados” entraram primeiro em campo, num terreno onde no ano passado tiveram muitas dificuldades, e mandaram durante 90 minutos nos acontecimentos do jogo. O FC Famalicão foi impotente perante tal dinâmica ofensiva, com bolas pelo centro, pelas alas… Pressão alta, sufocante. Enfim, uma ideia do que podemos esperar com Jorge Jesus. Aliás, com o placard fixado em 1-5 e 87 minutos, o técnico pedia “mais golos”.

Já o FC Porto, apesar de ter tido como adversário o excelente SC Braga, não teve o início tão fulgurante, mas ganhou como tem conseguido nos últimos: mais na raça, que na qualidade futebolística. Essa é, na minha opinião, a sua principal qualidade, que faz deles um adversário capaz de levar de vencida qualquer encontro que disputem. No entanto, ter Alex Telles e Corona nas suas fileiras dá um “extra” de qualidade a essa raça. O resultado ficou em 3-1, com os primeiros três pontos no “saco”.

2.

Golos, golos, golos! – Esta pode ser a temporada que muda a forma como encaramos a nossa liga e, consequentemente, como ela é vista lá fora. Há muito bons projetos a despontar, excelentes contratações feitas, treinadores muitíssimo competentes e o resultado disto tudo somado são partidas mais competitivas, com mais golos. Esta primeira jornada foi um bom exemplo disso mesmo: com oito dos nove jogos efetuados, estamos a falar de 25 golos! Uma marca impressionante, com uma média de mais de três tentos por jogo (3,12 aprox.).

Destaco o SL Benfica, que marcou cinco, mas principalmente o CD Nacional vs Boavista FC, onde houve seis golos, três para cada lado. Muita atenção a estas duas equipas, que têm treinadores de grande qualidade, planteis muito equilibrados e vontade de garantir a permanência cedo. Apenas um dos jogos com apenas um golo, a vitória tangencial da Belenenses SAD de Petit.

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Com licenciatura e mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura, o Carlos é natural de um distrito que, já há muitos anos, não tem clubes de futebol ao mais alto nível: Portalegre. Porém, essa particularidade não o impede de ser um “viciado” na modalidade, que no âmbito nacional, quer no âmbito internacional. Adepto incondicional do Sport Lisboa e Benfica desde que se lembra de gostar do “desporto-rei”.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo Sousa eleito melhor treinador do ano nos Emirados Árabes Unidos

Paulo Sousa foi eleito o melhor treinador do ano nos Emirados Árabes Unidos. Treinador viveu época de sonho no Shabab Al Ahli.

Ruben Amorim animado após ser questionado sobre o interesse do Manchester United em Gianluigi Donnarumma

Ruben Amorim foi questionado por um adepto quanto ao interesse em Gianluigi Donnarumma. Técnico deixou escapar riso.

Arouca vence AVS SAD por 3-1 com Trezza nos Três golos

O Arouca destacou-se na primeira jornada da Primeira Liga. Vitória sobre o AVS SAD na jornada inaugural da prova.

1º Dezembro arranca campanha com vitória na receção à Académica: eis os resultados do dia na Liga 3

O 1.º Dezembro venceu a Académica por 2-1 na estreia na Liga 3. Competição 2025/26 arrancou com muita emoção e golos.

PUB

Mais Artigos Populares

Tem contrato com o Fenerbahçe de José Mourinho e é alvo do Arouca para a defesa

O Arouca está de olho na contratação de Omar Fayed. Defesa central egípcio está nos quadros do Fenerbahçe de José Mourinho.

AS Roma tem contratação de médio do Benfica como sonho para os últimos dias do mercado

A AS Roma tem Florentino Luís na lista de alvos para este mercado. Médio representa o Benfica e pode deixar as águias.

Benfica responde ao Sporting em comunicado: «Ridículo tentar transformar a derrota na Supertaça numa pseudo-vitória de secretaria»

O Benfica respondeu à participação disciplinar instaurada pelo Sporting a Bruno Lage. Caso remonta à Supertaça.