5 ascensões meteóricas de jovens jogadores

4.

Fábio Vieira (FC Porto) – Os Campeões Nacionais só têm motivos para festejar a época transacta: pelo dobradinha, evidentemente, mas também pelos jogadores que ao brilharem no futebol pós-confinamento, tornaram-se mais-valias para o clube. Neste contexto, gostaria de destacar Fábio Vieira. Desde a estreia pela equipa principal dos dragões, frente ao CS Marítimo, que aquele tratar a bola por tu não engana: o Porto tem ali um craque.

Os minutos que foi somando na equipa A, divididos por oito jogos, somaram dois golos, muita qualidade de passe, muito drible e sobretudo muita alma. Mas os mais atentos, sabem que Fábio Vieira espalhou magia por todos os escalões onde jogou. Nos Juniores A sub-19, à equipa B e a principal, o jovem médio-ofensivo/extremo, deixou sempre a sua marca: somou 13 golos em 39 jogos e uma evolução fantástico, que culminou com a sua presença assídua no plantel de Sérgio Conceição.

Fábio Vieira quer jogue a médio, quer a extremo tem sempre um traço distinto: bola coladinha ao pé esquerdo e visão de jogo acima da média. Com a matreirice própria de quem faz da bola o que que, dribla os adversários com muita facilidade (o que lhe vale valentes safanões); com a capacidade de levantar a cabeça e fazer jogar, o jovem põe a bola onde quiser, quer seja na baliza, já que remata muitíssimo bem (que o diga Koffi, do Belenenses SAD), quer seja nas costas de uma defesa.. Qualquer equipa gostaria de ter um jogador com esta facilidade em rasgar as linhas. A isso junta uns nervos de aço, como é exemplo o seu penálti convertido frente ao CD Tondela. Esta foi uma época de sonho para o jovem de Santa Maria da Feira: depois de vencer em 2018/2019 a UEFA Youth League, venceu o Campeonato e a Taça de Portugal, no seu primeiro ano como sénior. Espero que fique por terras lusas durante muito tempo, porque ainda tem muito a dar aos dragões e ainda tem muita magia para espalhar pêlos relvados portugueses.

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela confirma venda de Miro para o Dynamo Makhachkala por 2 milhões de euros

O Tondela confirmou a saída de Miro. O avançado angolano de 22 anos rumou ao Dynamo Makhachkala, da Rússia.

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio mais perto de ficar no FC Porto: «Afastámo-nos»

Domingos Andrade está mais perto de se manter no FC Porto. O médio estava a ser cobiçado pelo Konyaspor, mas a mudança não deve ocorrer.

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.