SITE TEMPORÁRIO

26 de Janeiro, 2022

O início do projecto no CM0102 foi marcado por altos e baixos, mas a chegada de Tó Madeira ao José Gomes voltou a colocar as esperanças em altas...

5 clubes históricos portugueses que desapareceram

União Foot-Ball Lisboa

O União de Lisboa foi um clube de Alcântara, fundado a 3 de Março de 1910, por um grupo de amigos que se auto-intitulavam “Os Quinze” e que não admitiam mais ninguém no seu novo clube. Como pontos altos da história do clube, figuram a presença na final do Campeonato de Portugal em 1929 (mau presságio ter chegado à final da Taça no ano em que começou a Grande Depressão), a prova antecessora da Taça de Portugal, na qual viria a cair às mãos do CF “Os Belenenses”, perdendo por 2-1, após uma campanha brilhante em que eliminou Sporting CP, o Leça, o SC Espinho e o SC Beira-Mar. Em 1934, sobe à primeira divisão, sendo uma das oito equipas integrantes da elite do futebol nacional, terminando a prova no 6º lugar, com duas vitórias e dois empates. Irremediavelmente, por isso, um dos históricos portugueses do nosso futebol.

A 18 de Setembro de 1942, após várias conquistas noutras modalidades, fundiu-se com o Carcavelinhos Football Clube, dando origem ao actual Atlético CP.