5 factos desconhecidos sobre o futebol em Portugal

- Advertisement -

3.

O espião Cândido de Oliveira – Todos os anos ouvimos falar de Cândido de Oliveira, quando se joga a supertaça baptizada com o seu nome, mas poucos imaginam a relevância deste nome para o país. Cândido Fernandes Plácido de Oliveira nasceu em Fronteira, Portalegre, a 24 de Setembro de 1896 de onde foi enviado para a Casa Pia de Lisboa em 1905 após ficar órfão.

Desde muito novo, demonstrou ter  jeito para a bola e em 1914/15 começou a jogar pelo SL Benfica até 1920, ano em que, juntamente com mais alguns colegas da instituição, fundou  o Casa Pia AC. O espírito de liderança fê-lo capitão de equipa no primeiro jogo da história da Selecção Nacional a 18 de Janeiro de 1921, num jogo em Madrid, contra a Espanha, onde a equipa lusa acabaria por sair derrotada por 3-1.

Mas o Mestre Cândido, como a História o viria a lembrar, cedo pendurou as chuteiras e para abraçar uma histórica carreira de treinador, que começou em 1926 como seleccionador nacional, por lá ficando até 1929. Como à época, o futebol não era considerado uma profissão, Cândido de Oliveira trabalhou também como inspector geral nos CTT onde tinha acesso privilegiado a informações ligadas à espionagem, de que Portugal era um núcleo, durante a II Guerra Mundial, uma vez que era um país “neutro”.

O Mestre Cândido, que entretanto, voltara a treinar a selecção nacional (de 1935-1945), tornou-se agente de uma rede clandestina inglesa, formada com o objectivo de informar os Aliados sobre as movimentações alemãs no país e organizar grupos de resistência activa e passiva. Em virtude da sua participação na rede de espionagem britânica e da sua oposição ao regime, Cândido de Oliveira é detido em 1942 pela PVDE e enviado para o Tarrafal, onde permanece de Abril de 1942 a 1944, testemunhando os horrores do regime ditatorial. No entanto, a sua reputação e imagem internacional permitem-lhe viver um cárcere com algumas “regalias”, vivendo do lado de fora do campo e não sendo obrigado a participar nos trabalhos forçados. Após voltar ao país, retoma a sua carreira como treinador e empenha-se no jornalismo, deixando um legado inigualável.

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Duelo de goleadores com passagem na La Liga: FC Porto x Sporting conta com um Samu Aghehowa x Luis Suárez (que já jogaram na...

O FC Porto e o Sporting enfrentam-se durante esta segunda-feira. Samu Aghehowa e Luis Suárez estarão frente a frente.

Antigo jogador do Arsenal e disputa entre Viktor Gyokeres e Gabriel Jesus: «Arteta não consegue acertar no que fazer»

Paul Merson comentou a rivalidade entre Viktor Gyokeres e Gabriel Jesus no ataque do Arsenal. Antigo médio falou na decisão de Mikel Arteta.

Com o corte de cabelo a ser preparado: onde ver o West Ham x Manchester United da Premier League?

O West Ham recebe o Manchester United na 26.ª jornada da Premier League. Nuno Espírito Santo pode travar corte de cabelo.

Francesco Farioli procura manter-se invencível contra o Sporting

Francesco Farioli vai enfrentar pela segunda vez o Sporting na sua carreira. Com o FC Porto venceu por 2-1 em 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Boston Celtics volta a perder na luta pelo 2º lugar na Conferência Este em nova titularidade de Neemias Queta

Neemias Queta continua como titular nos Boston Celtics. Desta feita, derrota da sua equipa diante dos New York Knicks.

Palmeiras vence Corinthians e consegue qualificação para os quartos de final do Paulistão

O Palmeiras foi ao terreno do Corinthians vencer por uma bola a zero durante a última madrugada, em jogo da sétima jornada do Paulistão.

Joan Laporta já se demitiu da presidência do Barcelona: «O balanço é positivo»

Joan Laporta deixou uma mensagem depois de se ter demitido da presidência do Barcelona, de maneira a poder recandidatar-se.