As 5 substituições que valeram ouro no Futebol Português

4.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

SL Benfica 1-0 CD Tondela, 2018/2019 (Haris Seferovic) – No ano passado, assistimos a um campeonato que também só ficou decidido na última jornada. O Benfica, com Rui Vitória ao leme, começou melhor. Depois, bateu no fundo, ao ficar a sete pontos do FC Porto e sem treinador. Em Janeiro, Bruno Lage sobe à equipa principal e revoluciona o futebol do Benfica, que ao ganhar no Dragão ao FC Porto, tomava finalmente a liderança do campeonato. Os homens de Bruno Lage acabaram por chegar à jornada 27, em que defrontariam o Tondela no Estádio da Luz, a dois pontos do rival e sem margem para errar.

Infelizmente, pareceu-me que ainda estava bem viva a memória da derrota histórica frente aos beirões na época anterior, que praticamente hipotecou a conquista de um possível pentacampeonato. O Benfica começou mais forte, com inúmeras oportunidades de golo. Logo aos 11’, os encarnados põem-se na frente com um golo de André Almeida, imediatamente anulado por fora de jogo. Os da casa continuaram a insistir, esbarrando na muralha que era o guardião do Tondela, Cláudio Ramos, ou demonstrando uma péssima pontaria para alvejar a baliza do adversário.

Apesar da insistência dos lisboetas, o jogo iria mesmo para o intervalo a zeros. No início da segunda-parte, Bruno Lage, ciente da necessidade da equipa marcar um golo, faz entrar mais um avançado: Haris Seferovic, para o lugar do médio Samaris. Ao minuto 50’, Jonas (quem mais?), marca finalmente para as águias, mas o golo é anulado por mão na bola. A Luz desesperou e com ela os jogadores do Benfica. O nervosismo foi-se apoderando dos atletas, que cada vez mais concediam espaço para o Tondela atacar, e a impaciência com a falta de golos fazia-os cometer erros infantis.

Já todos os benfiquistas estavam a ver a vida a andar para trás, a imaginar-se perder outro campeonato contra o Tondela quando surgiu uma das poucas jogadas consistentes nos últimos minutos: aos 83’, após muito tempo a circular a bola, Grimaldo recebe na esquerda, galga uns metros e faz um cruzamento com conta, peso e medida para Seferovic desviar de cabeça para o fundo das redes do Tondela. Que explosão de alegria na Luz! O tantas vezes patinho feio, tinha tido a cabeça que faltou a muitos jogadores naquele jogo. Era caso para dizer “Esferovite em pedra dura, tanto bate até que fura”. Essa frieza e oportunismo de um jogador que vinha de lesão fazem-me ainda hoje ter um carinho muito especial por ele. Se é verdade que falha golos de baliza aberta, não convém esquecer que sempre que o Benfica precisou, ele foi decisivo, acabando como melhor marcador do campeonato. Foi o canivete suíço de Bruno Lage, que fez todos os benfiquistas sentir que a taça de campeão já dificilmente escaparia.

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho continua a acreditar na contratação de Kerem Akturkoglu

O Fenerbahçe está a tentar contratar Kerem Akturkoglu ao Benfica. Turcos têm otimismo no avanço do negócio.

João Mário elogia Cristiano Ronaldo e Sérgio Conceição: «Serei eternamente grato»

João Mário trocou o FC Porto pela Juventus neste mercado de verão. Lateral direito falou sobre vários temas em entrevista.

João Mário explica decisão de rumar à Juventus: «Foi uma oferta quase impossível de recusar»

João Mário trocou o FC Porto pela Juventus neste mercado de verão. Lateral direito falou sobre vários temas em entrevista.

Paulo Gomes: Dominik Prpic é um jogador sóbrio

Paulo Gomes está na Tribuna VIP do Bola na Rede, depois de ter estado recentemente no Botafogo SP.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica decide futuro de Leandro Santos que conta com alguns interessados

Leandro Santos vai continuar no plantel do Benfica. Lateral direito conta com alguns interessados no seu empréstimo.

Exclusivo: Sporting garante as contratações de Ashley Barron e Mackenzie Cherry

O Sporting fechou as contratações de Ashley Barron e Mackenzie Cherry. As duas jogadoras vão juntar-se ao plantel de Micael Sequeira.

Sporting quer dar recompensa a Morten Hjulmand quando o mercado fechar

O Sporting está contente com a postura de Morten Hjulmand neste mercado de verão. Capitão terá recompensa no final da janela.