Obrigada, Dito!

Quem sai aos seus não degenera

O futebol sempre correu nas veias de Dito. Nascido em Barcelos em 1962, Dito era filho de Eduardo Cameselle Mendez, um futebolista galego que veio jogar para o Gil Vicente na década de 50, que por cá casou e ficou, criando uma ligação tremenda ao clube, tão forte como se fosse um barcelense de gema; dedicou grande parte da sua vida ao nosso Gil, servindo como defesa-central, capitão de equipa e anos mais tarde, quando o clube caiu nas divisões distritais, como treinador e, quando necessário, benemérito, pagando os equipamentos da equipa principal e dos jovens do seu bolso, sem nunca pedir nada em troca.

O seu irmão, Guillermo Cameselle Mendez, tio de Dito, foi um lendário funcionário do RC Celta de Vigo, “el jefe de campo”, responsável pelas instalações do Estádio de Balaídos, a casa do Celta de Vigo. Assim sendo, Dito já tinha a genética a seu favor e bem lhe fez jus. Começou a dar os primeiros passos no mundo do futebol, no modesto Alheira FC, um clube a norte da cidade do galo. Daí, saltou para a formação do clube de coração do pai, o Gil Vicente e daí para a formação do SC Braga, onde cumpriu grande parte da carreira e onde passou de jovem promessa a defesa-central de excelência. Quando a bons genes se junta qualidade técnica e muita maturidade, tem tudo para correr bem, como veio a acontecer.

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela confirma venda de Miro para o Dynamo Makhachkala por 2 milhões de euros

O Tondela confirmou a saída de Miro. O avançado angolano de 22 anos rumou ao Dynamo Makhachkala, da Rússia.

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio mais perto de ficar no FC Porto: «Afastámo-nos»

Domingos Andrade está mais perto de se manter no FC Porto. O médio estava a ser cobiçado pelo Konyaspor, mas a mudança não deve ocorrer.

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.