Obrigada, Dito!

- Advertisement -

Quem sai aos seus não degenera

O futebol sempre correu nas veias de Dito. Nascido em Barcelos em 1962, Dito era filho de Eduardo Cameselle Mendez, um futebolista galego que veio jogar para o Gil Vicente na década de 50, que por cá casou e ficou, criando uma ligação tremenda ao clube, tão forte como se fosse um barcelense de gema; dedicou grande parte da sua vida ao nosso Gil, servindo como defesa-central, capitão de equipa e anos mais tarde, quando o clube caiu nas divisões distritais, como treinador e, quando necessário, benemérito, pagando os equipamentos da equipa principal e dos jovens do seu bolso, sem nunca pedir nada em troca.

O seu irmão, Guillermo Cameselle Mendez, tio de Dito, foi um lendário funcionário do RC Celta de Vigo, “el jefe de campo”, responsável pelas instalações do Estádio de Balaídos, a casa do Celta de Vigo. Assim sendo, Dito já tinha a genética a seu favor e bem lhe fez jus. Começou a dar os primeiros passos no mundo do futebol, no modesto Alheira FC, um clube a norte da cidade do galo. Daí, saltou para a formação do clube de coração do pai, o Gil Vicente e daí para a formação do SC Braga, onde cumpriu grande parte da carreira e onde passou de jovem promessa a defesa-central de excelência. Quando a bons genes se junta qualidade técnica e muita maturidade, tem tudo para correr bem, como veio a acontecer.

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: José Mourinho mais perto de perder Andreas Schjelderup

Andreas Schjelderup está mais perto de sair do Benfica. O jogador deve ceder ao Parma, emblema que atua na Serie A.

Continuam as relações à troca de treinador no Real Madrid: «Zidane também era uma incógnita»

Guti Hernández, antigo jogador que passou pelo Real Madrid, falou sobre a mudança de treinador na equipa merengue.

Estoril Praia define preço de defesa: 5 milhões de euros

O Estoril Praia não tem muito interesse em perder Kévin Boma neste mercado e está a pedir cinco milhões de euros pelo jogador.

Jorge Jesus e a expulsão no jogo do Al Nassr: «Um exagero»

Jorge Jesus abordou a derrota do Al Nassr contra o Al Hilal, não estando de acordo com a expulsão de Al Aqidi.

PUB

Mais Artigos Populares

Grémio de Luís Castro anuncia contratação de Tetê a troco de 6 milhões de euros

O extremo brasileiro Tetê deixou o Panathinaikos e assinou pelo Grémio até dezembro de 2029, num negócio avaliado em seis milhões de euros.

Celta de Vigo derrota o Sevilha com golo perto do final do encontro

O Celta de Vigo foi à Andaluzia vencer o Sevilha por uma bola a zero durante a noite desta segunda-feira, em jogo da 19.ª jornada da La Liga.

Liverpool avança na Taça de Inglaterra com vitória caseira diante do Barnsley FC

O Liverpool bateu o Barnsley FC por 4-1, esta segunda-feira, num jogo a contar para a terceira ronda da Taça de Inglaterra.