📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Obrigada, Dito!

- Advertisement -

A caminhada rumo ao topo

Muito cedo, Dito se evidenciou como um futuro patrão da defesa. As suas mais que reconhecidas qualidades valeram-lhe a estreia com a camisola do Braga com apenas 18 anos e a partir daí, pegou de estaca. Foram sete épocas, desde a estreia em 1979/1980, até 1985/1986 a ser o pilar da defesa bracarense. Nem podia ser de outra forma; com um sentido posicional impecável, uma capacidade de antecipação inacreditável, com pés de veludo para desarmar com classe os adversários e ainda uma qualidade na saída de jogo inacreditável para um defesa-central, Dito seria o que hoje chamamos “centralão”.

Um muro da defesa, um líder nato. A todas estas qualidades indispensáveis a defesas de excelência, Dito juntava uma invulgar veia goleadora, tendo muitas vezes ajudado os arsenalistas com golos e não só com segurança na defesa. Estreou-se pela Selecção Nacional com apenas 19 anos, isto depois de ter sido capitão por todos os escalões inferiores por onde actuou pela equipa das quinas. À medida que o tempo passava, tornou-se evidente que o SC Braga se tornava pequeno para a grandeza de Dito, o que o levou a dar o salto para o SL Benfica, em 1986. Logo na época de estreia, conquista uma dobradinha, festejando tanto o título de campeão nacional como de vencedor da Taça de Portugal de águia ao peito.

No ano seguinte, viria a chegar à final da Taça dos Campeões Europeus, mas isso será uma história diferente. Ao longo da carreira, viria ainda a defender as cores do FC Porto, Vitória FC, SC Espinho, Gil Vicente FC (seguindo as pisadas do pai) e ainda do Torreense e do Ovarense. Em todas as equipas destacou-se por “meter os avançados no bolso”, sendo sempre uma voz de liderança e um exemplo de integridade no futebol nacional. Somou ainda 17 internacionalizações pela selecção nacional, tendo inclusive capitaneado a equipa (embora isso não pareça ser suficiente para a federação se lembrar de prestar uma pequena homenagem no jogo de sábado, ao contrário dos seus antigos clubes).

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Neemias Queta muito elogiado após vitória dos Celtics: «Não gosto de defrontá-lo porque pode ter impacto no jogo de várias maneiras»

Neemias Queta regressou à titularidade dos Boston Celtics e recebeu vários elogios de Mike Brown, treinador dos New York Knicks.

Bruno Wilson pode estar de regresso a Portugal e tem propostas da Primeira Liga

Bruno Wilson não vai continuar no SJ Earthquakes. Defesa central está em final de contrato e não vai renovar com o emblema norte-americano.

Diego Simeone rendido a ex-Sporting: «Não faço ideia como não ganhou a Bola de Ouro»

Raphinha é o justo vencedor da Bola de Ouro 2025 para Diego Simeone. Técnico do Atlético Madrid deixa vários elogios.

Manchester United de Ruben Amorim entra na corrida por médio desejado pelo Real Madrid e avaliado em 30 milhões de euros

O Manchester United quer fechar a contratação de Christos Mouzakitis. Olheiros dos red devils têm acompanhado o médio.

PUB

Mais Artigos Populares

Sorteio do Mundial 2026: eis todas as informações, datas, potes e novidades

O sorteio do Mundial 2026 realiza-se esta semana. Fica com um guia completo do sorteio que envolve Portugal e que se realiza 5 de dezembro.

Manchester United disposto a ouvir ofertas por 4 jogadores e um deles já passou pelo Sporting

O Manchester United coloca no mercado Kobbie Mainoo, Joshua Zirkzee, Manuel Ugarte (ex-Sporting) e Tyrell Malacia.

Haaland já reagiu ao recorde histórico na Premier League: «É fantástico e estou muito orgulhoso»

Erling Haaland é o jogador mais rápido da história a marcar 100 golos na Premier League. Avançado já reagiu.