Esta lista junta dez golos que de alguma forma perduraram na minha memória. Esta selecção visa apenas golos marcados por jogadores dos três grandes.

10.º – Sabry (Benfica) vs Sporting

Anúncio Publicitário

O futebol para mim começou neste momento. A memória de Peter Schmeichel “pregado” ao chão é arrebatadora.

 9.º David Suazo (Benfica) vs V. Guimarães

Dois nomes sonantes e que geravam grandes expectativas na massa associativa do Benfica. Pablo Aimar, um dos melhores jogadores a pisar os relvados portugueses, a isolar de letra David Suazo que abranda, tira dois adversários do caminho e bate para o fundo das redes. Momento de antologia.

 8.º Hulk (FC Porto) vs Benfica

Se algum dia quiserem explicar aos vossos filhos quem foi o Hulk, esqueçam os super-heróis, mostrem este vídeo. Movimento típico e que demonstra a força e poder do internacional brasileiro.

 7.º Lima (Benfica) vs Sporting

Uma jogada colectiva de excepção. Gaitán inventou espaço onde ele não existia e a elevada capacidade técnica dos jogadores do Benfica fez o resto. E o sabor especial de ter acontecido contra o maior rival…

 6.º Paíto (Sporting) vs Benfica

Momento fantástico de Paíto – num jogo emotivo – que ultrapassa João Pereira, internacional português, e Luisão, internacional brasileiro e ainda patrão da defesa do Benfica – com a maior das facilidades. Um momento único na carreira do moçambicano.

 5.º Deco (FC Porto) vs Marítimo

Um dos meus jogadores favoritos de sempre. Este golo é um óptimo exemplo da capacidade que Deco tinha de simplificar tudo.

 4.º Mário Jardel (Sporting) vs Paços de Ferreira

Este é um dos golos que podia escolher de Super Mário. O mais implacável avançado que algum defesa poderia encontrar dentro da grande área. Fantástico a tirar o adversário da frente e notável a maneira como introduz a bola dentro da baliza.

 3.º Nemanja Matic (Benfica) vs FC Porto

Mais um momento colectivo fantástico. Este golo não escapou ao radar da Fifa e recebeu uma nomeação para golo do ano.

 2.º Falcao (FC Porto) vs Benfica

Um dos pontas-de-lança com maior variedade de recursos na finalização. Este golo é marcante pela jogada, finalização e por ser um dos cinco golos com que o Porto arrasou o Benfica

 1.º Luisão (Benfica) vs Sporting

As discussões infindáveis que este momento proporcionou. O golo mais polémico do futebol português?

Foto de Capa: Facebook Oficial de Deco