Luís Gonçalves: Cristiano Ronaldo não é de ferro e não tem de jogar 120 minutos

Luís Gonçalves está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol e trabalhou na formação do Sporting onde foi coordenador, treinador e treinador-adjunto. Entre outros projetos trabalhou na Arábia Saudita e foi adjunto do Tondela, Belenenses e Atlético. Treinou os sub-15 do FC Porto em 2014/2015 e foi adjunto de Abel Xavier na seleção de Moçambique. Treinou ainda a seleção da China de sub-16 e foi selecionador principal de Moçambique. O seu último trabalho foi no Interclube de Angola.

Num jogo muito difícil, em que Portugal se apresentou num 4-3-3 híbrido com o mesmo onze do jogo com a Turquia, Cristiano Ronaldo foi um jogador inconformado e esforçado, que lutou muito e tentou de todas as formas alcançar o golo, mas nem sempre com as melhores decisões.

A jogar como ponta-de-lança, com Bruno Fernandes como médio mais próximo, Bernardo Silva à direita, fez várias combinações com Rafael Leão (à esquerda) e tentou vários cabeceamentos para golo, respondendo a cruzamentos bem medidos, com destaque para Cancelo, mas sem sucesso. Marcou todos os livres, de várias formas, alguns passaram bem perto, outro foi bem defendido por Oblak.

Com uma Eslovénia a fazer o jogo que se esperava, a defender num 4-4-2, com um bloco baixo, preenchendo muito bem o corredor central e sendo muito rápida e agressiva quando conseguia sair, Portugal e Cristiano apesar de sempre pressionantes e rematadores, passaram por algumas dificuldades, principalmente com a saída de Vitinha.

Desde cedo percebeu-se que Cristiano dava muita importância a cada insucesso. Como perfeccionista que é, procurou sempre o golo, mas a cada adversidade demonstrava insatisfação e alguma ansiedade.

Cristiano Ronaldo Euro 2024 Portugal
Fonte: Filipe Oliveira/Bola na Rede

Essa ansiedade aumentou quando Cristiano Ronaldo, que ainda não tinha falhado nenhuma grande penalidade esta temporada, não conseguiu marcar a Oblak na melhor ocasião do jogo (penalty falhado), que coincidiu com o final da primeira parte do prolongamento. O “capitão foi-se abaixo”, como se costuma dizer, acusando demasiado a responsabilidade do insucesso, coisa pouco habitual. Valeu-nos a grande solidariedade de todos os jogadores desta seleção que também é equipa, a trazer de volta ao jogo, o nosso líder.

Apesar do jogo menos conseguido de Ronaldo e não só, foi o capitão a assumir a marcação da primeira grande penalidade, na decisão final. É verdade que tinha a almofada psicológica que Diogo Costa lhe deu ao defender o primeiro da Eslovénia, mas Cristiano Ronaldo, muito concentrado, executou excecionalmente e não falhou.

Foi um jogo em que um turbilhão de emoções passou pelo melhor jogador de sempre de Portugal. Ronaldo não é de ferro e não tem de jogar os 120 minutos.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Neto elogia Benfica e destaca: «Mostrámos o espírito da equipa»

Pedro Neto analisou o desfecho do Chelsea x Benfica. Encontro em Londres marcou a segunda jornada da fase de liga da Champions League.

Sanduíche de jogos do Benfica vence na Champions League: Qarabag e Newcastle somam os 3 pontos

Depois do jogo com o Benfica, o Qarabag voltou a ganhar. Antes do jogo contra o Benfica, o Newcastle também venceu na Champions League.

Rui Borges explica revolução no onze do Sporting: «Queremos contrariar algum risco de lesão de jogadores»

Rui Borges falou a poucos minutos do Nápoles x Sporting. Treinador explicou escolhas arrojadas no onze.

Sporting vai continuar em Nápoles: eis o plano dos leões para a preparação do próximo jogo

Rui Borges ainda vai orientar um treino em solo italiano. Sporting vai treinar em Nápoles na quinta-feira, antes da viagem para Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo treinador do Real Madrid apontado ao Al Ittihad

Santiago Solari no radar do Al Ittihad para suceder a Laurent Blanc. Após nomes como Sérgio Conceição, aparece agora o do técnico argentino.

«Temos um estilo de jogo que incomoda os melhores do mundo» | Entrevista Bola na Rede com Irmãos Deus

O Bola na Rede entrou em jogo com os Irmãos Deus, a dupla número 1 nacional, e Miguel e Nuno Deus deram tudo em campo.

Sandro Giovetti é o novo diretor do futebol do Amora

O Amora tem um novo diretor-geral. A equipa da Liga 3 oficializou Sandro Giovetti como novo dirigente.