Mou vs. Pep – Round 23

- Advertisement -

Para os amantes do bom futebol, não há dúvidas que a Premier League é a liga mais competitiva e apaixonante do mundo. A incerteza do vencedor de cada edição face ao vasto número de cabeças-de-série permite combinações de jogos de sonho e eletrizantes em praticamente todas as jornadas. A jornada 25 da melhor liga do mundo tem jogo grande: Tottenham vs Manchester City, e não é um jogo qualquer! É o embate entre dois dos treinadores mais mediáticos da história do futebol.

Mourinho e Guardiola são velhos conhecidos, análogos na fome de títulos e antagónicos na forma de jogar. Apesar de terem começado como aliados no tempo da Catalunha (Mourinho como protegido de Bobby Robson e Guardiola como estrela blaugrana), a verdade é que os seus percursos forçaram a que se tornassem “arqui-inimigos” numa rivalidade galática e de números estratosféricos, entre Real Madrid e Barcelona. Voltariam mais tarde a colidir ao defenderem as cores diferentes dos eternos rivais de Manchester.

Ao todo, foram 22 jogos disputados entre o “Special One” José Mourinho e o “Genius One” Pep Guardiola, sendo que o técnico espanhol levou de vencida os embates diretos com alguma margem. São onze vitórias para o lado de Guardiola, cinco para Mourinho e seis empates entre eles. Em terras de Nossa Majestade, as contas estão bem mais equilibradas. Nos seis jogos disputados, todos eles entre Citizens e Red Devils, o City de Guardiola levou a melhor por três ocasiões, enquanto que o ex-United de Mourinho carimbou duas vitórias.

O jogo de domingo assinala um novo capítulo numa rivalidade com mais de dez anos de história, já que um novo emblema surge na equação, o Tottenham Hotspur.

Embates entre Mourinho e Guardiola
Dados: Transfermarkt

Para ambos os técnicos, a conquista da Premier League é uma miragem, face ao soberbo desempenho do Super Liverpool de Klopp. As possibilidades de Guardiola conseguir a revalidação do título esbarram numa diferença pontual de 19 pontos para os líderes de Anfield. A batalha dos Citizens até ao final da época, perante a dificuldade hercúlea de cumprir o objetivo de serem campeões, é o de disputar o segundo lugar com o Leicester.

Por sua vez, a situação de Mourinho é totalmente diferente, assim como os objetivos dos Spurs. O Tottenham encontra-se neste momento a 17 pontos dos seus adversários de domingo e a 36 (!) pontos da liderança, mais pontos do que os que têm atualmente. O melhor que Mourinho pode fazer, e que certamente é um dos objetivos pedidos por Daniel Levy, é disputar um lugar europeu com os atuais quarto e quinto classificados, Chelsea FC e Manchester United, respetivamente.

No entanto, essa tarefa está longe de ser descomplicada, uma vez que o Tottenham (atual 6.º classificado) e o Newcastle United (14.º classificado) estão separados por apenas quatro pontos! Ou seja, neste momento, cerca de dez equipas apresentam-se com condições válidas para disputar o “simples” quinto lugar atualmente pertencente ao Manchester United, entre as quais, o Tottenham de Mourinho, o Wolves de Nuno Espírito Santo e o Arsenal de Arteta. Assim sendo, a pressão está do lado de José Mourinho, já que várias equipas estão na perseguição à espera do seu deslize para subir na tabela.

Na primeira volta, ainda com Pochettino, Tottenham e City empataram a duas bolas
Fonte: Tottenham Hotspur

Estatisticamente falando, o jogo grande da jornada 25 entre Tottenham e Manchester City não abona nada para os lados do técnico português. Para além de Guardiola ter um saldo manifestamente positivo nos embates com Mourinho, também o Manchester City leva a melhor nas estatísticas sobre os Spurs. Nos últimos dez confrontos entre ambas as formações, os homens de White Hart Lane apenas venceram três vezes, sendo que a última vitória do Tottenham para o campeonato foi em 2016!

Ambas as formações chegam ao encontro de domingo sem terem vencido a última partida disputada. Enquanto que o Tottenham cedeu um empate no terreno do Southampton para a Taça de Inglaterra, o City perdeu em casa frente aos rivais de Manchester para a Taça da Liga, conseguindo ainda assim seguir em frente na eliminatória. Os momentos atuais de forma na Premier League voltam a favorecer os homens de Guardiola, já que em cinco encontros empataram apenas um e venceram quatro, por sua vez Mourinho apenas venceu um encontro em cinco jogos.

Recorde-se ainda que, no início desta semana, o Tottenham perdeu Eriksen para o Inter de Milão no mercado de inverno. Em sentido contrário, o extremo holandês Bergwijn assinou com os Spurs e pode ser aposta já neste domingo.

APOSTA VIP: Empate (2-2)

Apesar do coração e do patriotismo quererem que Mourinho leve a melhor sobre Guardiola e que o Tottenham consiga vencer um adversário que já não vence desde 2016, as estatísticas têm o seu peso, o que acaba por equilibrar a balança e traduzir-se num empate. Como já é típico de um grande jogo de Premier League, espero golos…muitos golos.

Foto de Capa: Tottenham e Manchester City

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto olha para o futuro e coloca cláusula de rescisão de 30 milhões de euros em jovem promessa

Tcherno Jamanca prepara-se para renovar contrato com o FC Porto. O avançado é uma jovem promessa do emblema do Dragão.

Surpresa: antigo colega de Oskar Pietuszewski revela que contou com proposta do Benfica

Bartosz Mazurek mudou-se para o Red Bull Salzburgo neste mercado, mas revelou que contou com o interesse do Benfica.

Benfica define valor para aceitar venda de Amar Dedic

Amar Dedic está a ser pretendido pelo Newcastle United. O Benfica pretende receber 35 milhões de euros pelo passe do bósnio.

Camila Rebelo sagra-se vice-campeã da Europa

Camila Rebelo sagrou-se durante esta terça-feira a nova vice-campeã da Europa em Natação, mais precisamente em 200 metros costas.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica entra em contactos por defesa central do Southampton e está disposto a chegar aos 20 milhões de euros

O Benfica já entrou em contacto para garantir a contratação de Taylor Harwood-Bellis, defesa que pertence ao Southampton.

PSG revela convocados para a final da Supertaça Europeia e internacional português ficou de fora

O PSG vai enfrentar o Aston Villa na final da Supertaça Europeia. Já é conhecida a convocatória do emblema gaulês.

Fábio Silva soma interessados na La Liga: os 3 emblemas atentos

Fábio Silva pode regressar à La Liga neste mercado de transferências. O avançado pertence aos quadros do Borussia Dortmund.