Tribuna VIP: A Identidade dos Campeões

- Advertisement -

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.
Acredito que já tenha ouvido falar da reestruturação da Liga dos Campeões, que se prevê chegar em 2024, mas a verdade é que devemos estar todos satisfeitos porque dentro de campo, os verdadeiros campeões continuam a deliciar-nos com a sua… identidade.

A identidade de Sérgio Conceição ficou bem vincada na última eliminatória com a Juventus. A forma como organizou a pressão ofensiva da equipa no Dragão e chegou aos dois golos, a forma como se organizou defensivamente em Turim para conseguir um apuramento, uniu-se à determinação de uma equipa que queria fazer história.

Uma equipa liderada por Pepe e Sérgio Oliveira, dois homens com caminhos diferentes: o “jovem” central de 38 anos contrariou todos os estigmas da idade num jogador de futebol com uma exibição imperial em Turim. Já Sérgio Oliveira, fez os dois golos da segunda mão e tem mostrado que este sim, é o seu momento de brilhar, e não aquela fase em que tinha 17 anos e uma cláusula de 30 milhões. Felizmente, alguém lhe deu tempo para provar o talento que tem.

Mas esta identidade de luta dos Sérgios e do Pepe também é a mesma do Thomas. Sim, o Tuchel, esse homem que fez milagres em Paris e que parece ter de provar todos os dias o seu excelente trabalho. Em menos de dois meses, transfigurou o Chelsea e eliminou Diego Simeone que, curiosamente, também mostrou de que é feito a sua… identidade.

Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Não me vou cansar de usar a palavra IDENTIDADE neste texto, porque foi isso que campeões como Haaland, Zidane e Klopp mostraram nestes oitavos de final. Haaland fez quatro golos dos cinco do Dortmund marcados ao Sevilha e continua imparável. Zidane e Klopp conseguiram passar a mensagem certa às suas equipas que têm tido uma época de altos e baixos.

É o que se pede nesta fase a eliminar da Liga dos Campeões: uma identidade que junte eficácia, atitude, compromisso e paixão. Assistimos a isso tudo no duelo entre o PSG e o Barcelona. Parisienses melhores em Barcelona, catalães melhores em Paris. No final, decidiu Mbappé, mas Messi também soltou a sua magia.

Termino com aqueles que são, na minha opinião, os grandes favoritos à vitória: Bayern de Flick e Manchester City de Guardiola. Por mais anos que passem, o Bayern prova que é o melhor clube do mundo. Chegaram SEMPRE aos Quartos de final desde 2009 e são quem melhor personifica o título desta crónica. Um clube que não inventa desculpas.

Até podemos dizer que tinha o adversário teoricamente mais fácil, mas quando chega a primeira mão, o Bayern só tinha 5(!) suplentes e antes da partida, Hansi Flick disse o seguinte: “Temos vários jogadores que vão ficar de fora, isso acontece sempre numa temporada. Nas outras equipas também acontece e por isso, eu só tenho de olhar neste momento para as coisas positivas”. As coisas positivas apareceram na goleada por 4-1 em Roma. Uma declaração que explica a identidade vencedora deste clube. Zero desculpas.

Já o City de Guardiola, esmagou por completo o Mönchengladbach e a melhor imagem da tal identidade é quando marca o 1-0 na primeira mão e grita com Gabriel Jesus para o corrigir taticamente. Perfeccionismo puro do catalão. Pep Guardiola é o treinador que mudou o futebol há mais de 10 anos e nesta eliminatória, mostrou que está em constante evolução. Rúben Dias, João Cancelo e Bernardo Silva agradecem.

Nos quartos de final vamos ter duas reedições de finais: a de Lisboa entre Bayern e PSG, e a de 2018 entre Real Madrid e Liverpool. O City de Guardiola volta à Alemanha para defrontar o Dortmund e o FC Porto vai defrontar o Chelsea. Cá estaremos para dar força e alimentar o sonho dos Dragões.

Nota final: por falar em identidade de campeões, a nossa seleção de Andebol continua a mostrar que nada é impossível. As mensagens que Paulo Jorge Pereira passa sempre que fala deviam ser ouvidas por todos. Muitos parabéns a todos os jogadores e equipa técnica… e vamos continuar a ser malucos!

Artigo de opinião de Pedro Afonso
jornalista ELEVEN


TIP BET.PT – APOSTA AQUI

OS LEÕES SEGUEM INVICTOS E COM CONFIANÇA, MAS, NA PRÓXIMA JORNADA, HÁ DUELO IMPORTANTE COM O VITÓRIA SC. QUEM VENCERÁ? SEGUE JÁ PARA A BET.PT!

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Santi Giménez já está a caminho do Porto: «Estou pronto e feliz»

Santiago Giménez já partiu de Milão rumo à cidade Invicta, preparando-se para reforçar a frente de ataque do FC Porto.

Rodrigo Ribeiro marca no triunfo caseiro do Augsburgo e Yuito Suzuki brilha na vitória do Friburgo: Eis os resultados do dia na Bundesliga

Na jornada inaugural da Bundesliga, o Augsburgo bateu o Schalke 04 por 3-0 e o Friburgo goleou o Werder Bremen por 4-1.

VIDEO: Golo de Francisco Domingues digno do prémio Puskas em Rio Maior

Francisco Domingues abriu as contas do Casa Pia x Moreirense com um golo artístico de 'letra', que será certamente candidato a golo do ano na Primeira Liga.

Evangelos Marinakis está determinado em desviar jogador do Benfica e engenha nova jogada entre o Olympiacos e o Nottingham Forest

Evangelos Marinakis está determinado em contar com Gustavo Puerta nas suas equipas. Médio colombiano, recorde-se, é alvo do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Karim Benzema vai ficar livre no mercado e ex-Bola de Ouro define 2 opções para o futuro

Karim Benzema vai deixar o Al Hilal. O avançado, vencedor da Bola de Ouro 2022, definiu duas opções para o futuro.

Real Madrid de José Mourinho volta a dar espetáculo e goleia Málaga na La Liga para se isolar na liderança

O Real Madrid de José Mourinho continua 100% vitorioso na La Liga. Na terceira jornada, goleada sobre o Málaga.

Yuri Ribeiro e a ascensão de João Félix no Benfica: «Sempre foi um talento puro. Estávamos sempre a dizer ao Mister Hélder: ‘O miúdo...

Yuri Ribeiro foi colega de equipa de João Félix na equipa B do Benfica. Em entrevista ao Bola na Rede, destacou o talento do internacional português.