Universo Paralelo: França derrota Portugal e conquista o Euro 2016

Mata-mata

Chegava, enfim, o mata-mata. Restavam apenas dezasseis seleções, dentre elas as duas finalistas do último campeonato da Europa: a seleção portuguesa, vice-campeã, após um primeiro lugar algo surpreendente, enfrentaria a seleção da casa, a Rússia; por outro lado, os “les bleus”, rodeados de enormes críticas e de exibições inconsistentes, enfrentariam a Croácia, seleção que havia superado a poderosa (e desorganizada) Argentina na luta pelo primeiro posto no grupo D.

A seleção francesa, apesar de exibições pobres, conseguiu garantir o segundo lugar no grupo C e consequente lugar nos “oitavos”
Fonte: FIFA

Estádio Luzhniki, Moscovo. Cristiano Ronaldo e companhia pisavam o relvado pela quarta vez na prova, desta vez sobre o olhar atento de cerca de oitenta mil russos, sedentos por um triunfo da seleção local.

Trinufo esse que começou a ser desenhado logo ao quarto minuto de jogo, depois de um cabeceamento fulminante de Dzyuba, a passe de Golovin: estava inaugurado o marcador na capital russa. A partir daí, assistiu-se a um jogo de sentido único, onde a seleção portuguesa, em busca do empate, criava diversas oportunidades de golo, contudo, repetidamente, pecava na hora da finalização. Tal cenário arrastou-se até perto do último quarto de hora, onde Bernardo Silva, após rasgo individual, ultrapassa dois defensores russos e é derrubado já no interior da grande área; o árbitro assertivamente aponta para a marca de grande penalidade e coloca nos pés de Ronaldo a chance de mudar o rumo dos acontecimentos.

Todavia, a bola, claramente, não queria entrar na baliza à defesa de Akinfeev e, após remate potente do capitão luso, esta “decide” bater com um estrondo no poste esquerdo, para delírio dos milhares nas bancadas.

Delírio esse que ainda atingiria um pico mais elevado ainda aquando do último soar de apito, por volta dos 90+5′. Era o fim da caminhada portuguesa em solo russo.

Dzyuba, através do seu golo solitário, foi o principal responsável pela eliminação de Portugal
Fonte: FIFA

Já o outro finalista do Euro 2016, a França, defrontava uma seleção croata que vinha embalada em boas exibições nos três primeiros encontros do torneio. E esse embalo conseguiu empurrar a Croácia para uma autêntica exibição de sonho: com golos de Perisić (27’) e de Modrić (51’) e mais um par de boas oportunidades, Zlatko Dalić tinha conseguido colocar Deschamps taticamente “no bolso”.

Acusações de soberba e de uma certa arrogância na maneira como prepararam este campeonato do mundo ecoavam um pouco por toda a comunicação social francesa; os nomes de Pogba, Griezmann e Giroud estavam sobre a mira intensa da crítica gaulesa e Didier Deschamps começava a ser contestado por alguns nomes de relevo do futebol daquele país. As conquistas recentes (Euro 2016 e Taça das Confederações em 2017) pareciam já ter sido esquecidas pela generalidade do povo francês e, atualmente, apenas desilusão e duras críticas haviam restado.

A eliminação da atual campeã europeia, juntamente com as eliminações precoces de Alemanha, Argentina e Espanha, abririam o caminho para a coroação da maravilhosa geração belga como campeã do mundo de seleções, derrotando na final a maior surpresa da prova, a Croácia, por 2-0.

A seleção belga, pela primeira vez na sua história, conquistava o campeonato do mundo
Fonte: FIFA

Foto de Capa: FIFA

Artigo revisto por Joana Mendes

José Mário Fernandes
José Mário Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Um jovem com o sonho de jogar futebol profissionalmente. Porém, como até não tinha jeito para a coisa, limita-se a gritar para uma televisão quando o FC Porto joga.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Morreu Miguel Ángel Russo, treinador do Boca Juniors

Morreu Miguel Ángel Russo. O treinador do Boca Juniors estava hospitalizado e acabou por falecer devido a um cancro na próstata.

Jimmy Floyd Hasselbaink compara Ruben Amorim a Jurgen Klopp e Mikel Arteta: «Flexibilidade é a chave»

Jimmy Floyd comentou sobre Ruben Amorim não ser flexível com o modelo de jogo. O antigo jogador ainda questionou a continuidade do português.

Adeptos do FC Porto podem estar descansados: Victor Froholdt não pode deixar o Dragão em janeiro

Victor Froholdt terá que continuar a representar o FC Porto até ao final da temporada. O jogador não se poderá transferir em 2025/26.

Futsal: Eis os convocados de Portugal para defrontar a Letónia

Portugal irá disputar dois jogos particulares frente à Letónia para preparar o Europeu de 2026. A fase final será sorteada a 24 de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Kerem Akturkoglu arrisca suspensão de 12 jogos

Kerem Akturkoglu pode ser suspenso por 12 jogos após a sua saída para o Fenerbahçe. O caso envolve irregularidades no contrato assinado.

Maísa Correia renova com o Sporting até 2028

Maísa Correia prolongou o seu vínculo com o Sporting até 2028. A jovem jogadora mostrou-se muito feliz e com confiança recebida.

Futsal Feminino: Portugal empata com a Espanha no segundo duelo ibérico

Portugal empatou com a Espanha por 3-3 no segundo encontro dos dois jogos frente à seleção vizinha. Os duelos Ibéricos contaram para a preparação do Mundial.