📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Universo Paralelo: E se não houvesse interrupção do campeonato?

- Advertisement -

Inícios de junho e está tudo trocado. Estaríamos a uma semana do início do Euro 2020 e nem o campeonato está terminado. Primeiro, tem lugar o desfecho da Primeira Liga, depois a Taça de Portugal e, só depois, ainda que pouco interesse aos clubes portugueses, as competições europeias. O Euro 2020, esse, só em 2021, por mais contraditório que seja.

À boleia deste caos instalado no futebol mundial, dei uma espreitada num universo paralelo, num mês de junho de 2020 sem covid-19. O campeonato estava terminado e a prova rainha estava entregue. Preparávamo-nos, então, para pegar na calculadora e assistir aos jogos da nossa seleção.

Mas voltando atrás e olhando ao campeonato, o vencedor foi discutido até ao fim, mas muitos pontos foram perdidos, o que permitiu a aproximação de SC Braga e Sporting CP. Águias e dragões discutiram o título até à última jornada em dois jogos impróprios para cardíacos.

Na Luz, o SL Benfica recebeu o Sporting CP à mesma hora que em Braga se disputava o SC Braga – FC Porto. Não só o título estava em discussão, mas também os lugares de playoff da Liga Europa, para além do último lugar do pódio.

À boa maneira portuguesa, terminou tudo empatado e foi na calculadora e no regulamento que se encontrou o campeão. No terceiro posto ficou o SC Braga, pela vantagem de ter marcado mais golos no estádio adversário nos jogos entre si, levando assim a melhor ao antigo treinador, agora ao leme dos leões.

Guerreiros do Minho e leões também lutaram até ao fim, mas pelo último lugar do pódio e pelos lugares europeus
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Não muito acima ficaram os rivais que desde sempre dividiram o topo da classificação. Também empatados em pontos, naquilo que parecia uma discussão de quem menos queria assumir a liderança, saíram por cima os dragões pelo confronto direto, onde alcançaram duas vitórias e uma diferença de golos de 5-2.

Na perseguição aos lugares europeus terminou o FC Famalicão. Por pouco não alcançou os playoffs e confirmou aquilo que se previa e adivinhava desde as primeiras jornadas; estava a Norte, num recém-promovido, a equipa revelação da prova. Terminou acima de Vitória SC e Rio Ave FC e está agora a braços com propostas diversas para transferências da imensa juventude que deslumbrou no relvado famalicense.

Com uma ponta final complicadíssima, a defrontar águias, dragões, Vitória SC e FC Famalicão, o CS Marítimo acabou por cair para lugares de despromoção. Para isso contribuiu o também o confronto direto com os homens de Portimão, que engataram e pontuaram em quase todas as jornadas finais. Teremos, assim, dois representantes algarvios no próximo campeonato. Por outro lado, as ilhas mantêm dois representantes, sendo agora o CD Santa Clara e o CD Nacional.

Vingando as somas e subtrações das linhas regulamentares, os encarnados enfrentaram os dragões na final da Taça de Portugal, não deram azo a discussões e venceram com alguma tranquilidade. A polémica não podia ficar de fora do término da temporada e, numa decisão pouco lógica, retirou-se a final da Taça de Portugal por alegada falta de condições do Estadio Nacional e disputou-se na Cidade do Futebol, a escassos metros do centro de operações do VAR. Imagine-se que o estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, esteve em equação por ser a “meio caminho”…

Ainda que paralelo e, para muitos, irreal, este desfecho brindou-nos com tudo aquilo a que estamos habituados; equipas revelações, disputa até ao último minuto, jogos grandes na última jornada a serem disputados à mesma hora e, como não podia faltar, burocracias e decisões tanto incompreensíveis quanto polémicas. Ainda que noutra realidade, como não amar mais uma época no “Tugão”?

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Castro deixa comando técnico do Al Wasl após empate frente ao Al Muharraq de Nandinho

Luís Castro já não é treinador do Al Wasl. O técnico português deixou o clube dos Emirados Árabes Unidos após o empate frente ao Al Muharraq de Nandinho.

Kasper Hjulmand elogia jogador do Bayer Leverkusen e enaltece triunfo com o Benfica: «Foi uma luta e uma vitória muito importante»

Kasper Hjulmand fez a análise do Benfica x Bayer Leverkusen em conferência de imprensa. O técnico dinamarquês elogiou Patrik Schick.

Fredrik Aursnes lamenta derrota do Benfica com o Bayer Leverkusen: «Faltou algo mais ali»

Fredrik Aursnes lamentou o desaire do Benfica em casa frente ao Bayer Leverkusen por 1-0, no quarto jogo da fase de liga da Champions League.

Recordar é Viver | Dirk Kuyt, produto do Utrecht

No Liverpool, Dirk Kuyt não era o virtuoso das fintas curtas, mas o motor que nunca parava. Rafa Benítez viu nele o soldado perfeito

PUB

Mais Artigos Populares

De olhos na invencibilidade europeia | Braga x Genk

Carlos Vicens, técnico do Braga, quer continuar a senda de vitórias na competição e esquecer o resultado obtido com o FC Porto

Leonardo Lelo reage aos elogios de Roberto Martínez: «É sempre um motivo de orgulho»

Leonardo Lelo fez a antevisão do jogo com o Genk para a Europa League. O defesa falou ainda sobre as palavras de Roberto Martínez.

Adidas revela novos equipamentos para o Mundial de 2026

A Adidas apresentou os novos equipamentos de 22 seleções nacionais que patrocina. Estas camisolas serão utilizadas no Mundial 2026 para as seleções que garantirem a qualificação.