Universo Paralelo: França derrota Portugal e conquista o Euro 2016

- Advertisement -

Stade de France, dez de julho de 2016. Ali, dentro daquelas quatro linhas, decidia-se que país estaria no topo do futebol europeu de seleções durante os quatro anos seguintes.

A seleção francesa, dona da casa, era favorita à conquista do troféu, enquanto que Portugal, apesar da entidade “Cristiano Ronaldo”, surgia naquela final como “underdog”, vindo de um percurso um pouco atribulado na competição.

Se, nos primeiros minutos, o nervosismo natural de uma final daquela magnitude tomou conta de grande parte dos jogadores, ao oitavo minuto Dimitri Payet faria questão de quebrar o gelo: com uma entrada fora de tempo sobre Cristiano Ronaldo, o jogador gaulês tirava o número sete português do relvado no jogo que Cristiano mais quereria resolver.

A partir daí, assistiu-se a um maior domínio do jogo por parte da formação da casa que, inclusivamente, conseguiu criar algumas situações de perigo, até que, pouco antes do cronómetro atingir a primeira meia hora de jogo, Antoine Griezmann, após um passe magnífico de Pogba, deixa Cedric Soares para trás e remata colocado sem hipóteses para Rui Patrício. 1-0 para a França.

Griezmann aproveita alguma passividade da defensiva portuguesa e faz o 1-0
Fonte: UEFA

Era um duro golpe nas aspirações lusas: agora sem o seu líder dentro de campo, teria que reverter um resultado adverso na casa do adversário. E, se o 1-0 já complicava a missão portuguesa, um hipotético segundo golo dos franceses quase que deitaria por terra o sonho daqueles dez milhões.

E esse segundo golo havia mesmo de surgir. Trinta e oito minutos jogados, cruzamento de Griezmann da esquerda e, de primeira, Payet acerta um remate fulminante que deixa o guardião português sem reação. Era o 2-0 e sentia-se que ali acabara a esperança dos comandados de Fernando Santos.

Até ao final, assistimos a uma França totalmente controladora de todo o jogo e Portugal, completamente impotente, apenas “via jogar”.

Apesar desse domínio e de algumas outras boas chances para a seleção local, o resultado manter-se-ia inalterado até ao final, resultado que coroava os “les bleus” como campeões da Europa.

José Mário Fernandes
José Mário Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Um jovem com o sonho de jogar futebol profissionalmente. Porém, como até não tinha jeito para a coisa, limita-se a gritar para uma televisão quando o FC Porto joga.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Enrique Riquelme promete Rodri no Real Madrid e atira: «Não passaremos pela vergonha de não ter nenhum jogador na seleção espanhola»

Enrique Riquelme promete fechar a contratação do espanhol Rodri. A vitória nas eleições afasta o treinador José Mourinho do Real Madrid.

Luís Castro recusa atirar a toalha ao chão após derrota no Grémio: «Não desisto nunca»

Luís Castro recusou abandonar o Grêmio após nova derrota. O técnico prometeu continuar a lutar para melhorar os resultados.

Eis os contornos do possível retorno de João Palhinha a Alvalade: Tottenham ainda não está fora de hipótese

João Palhinha deseja voltar ao Sporting nesta nova temporada. A direção leonina vai apresentar uma proposta de empréstimo ao Bayern Munique.

Vitória do PSG na Champions League rende mais milhões ao Benfica: eis os detalhes

João Neves rende mais dois milhões ao Benfica . O PSG venceu o Arsenal nas grandes penalidades e conquistou a Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Kevin de Bruyne diz que ficou feliz com a saída de Antonio Conte e deixa várias críticas: «Tem uma visão do futebol muito diferente...

Kevin de Bruyne não poupou nas críticas a Antonio Conte. Após ter sido confirmada a saída do técnico do Nápoles, o médio belga deixou várias reparos para a gestão do anterior treinador.

Andreas Schjelderup deixa agradecimento a José Mourinho e elogios ao técnico português: «É incrivelmente bom»

Andreas Schjelderup deixou muitos elogios para José Mourinho. O avançado norueguês do Benfica falou também da sua evolução no clube encarnado.

Rafael Leão abre a porta à saída do AC Milan: «Ambiciono um desafio novo numa nova liga»

Rafael Leão quebrou o silêncio e abriu a porta à saída do AC Milan. O avançado internacional português não escondeu o desejo de mudar de equipa neste verão.