📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Universo Paralelo: França derrota Portugal e conquista o Euro 2016

- Advertisement -

Stade de France, dez de julho de 2016. Ali, dentro daquelas quatro linhas, decidia-se que país estaria no topo do futebol europeu de seleções durante os quatro anos seguintes.

A seleção francesa, dona da casa, era favorita à conquista do troféu, enquanto que Portugal, apesar da entidade “Cristiano Ronaldo”, surgia naquela final como “underdog”, vindo de um percurso um pouco atribulado na competição.

Se, nos primeiros minutos, o nervosismo natural de uma final daquela magnitude tomou conta de grande parte dos jogadores, ao oitavo minuto Dimitri Payet faria questão de quebrar o gelo: com uma entrada fora de tempo sobre Cristiano Ronaldo, o jogador gaulês tirava o número sete português do relvado no jogo que Cristiano mais quereria resolver.

A partir daí, assistiu-se a um maior domínio do jogo por parte da formação da casa que, inclusivamente, conseguiu criar algumas situações de perigo, até que, pouco antes do cronómetro atingir a primeira meia hora de jogo, Antoine Griezmann, após um passe magnífico de Pogba, deixa Cedric Soares para trás e remata colocado sem hipóteses para Rui Patrício. 1-0 para a França.

Griezmann aproveita alguma passividade da defensiva portuguesa e faz o 1-0
Fonte: UEFA

Era um duro golpe nas aspirações lusas: agora sem o seu líder dentro de campo, teria que reverter um resultado adverso na casa do adversário. E, se o 1-0 já complicava a missão portuguesa, um hipotético segundo golo dos franceses quase que deitaria por terra o sonho daqueles dez milhões.

E esse segundo golo havia mesmo de surgir. Trinta e oito minutos jogados, cruzamento de Griezmann da esquerda e, de primeira, Payet acerta um remate fulminante que deixa o guardião português sem reação. Era o 2-0 e sentia-se que ali acabara a esperança dos comandados de Fernando Santos.

Até ao final, assistimos a uma França totalmente controladora de todo o jogo e Portugal, completamente impotente, apenas “via jogar”.

Apesar desse domínio e de algumas outras boas chances para a seleção local, o resultado manter-se-ia inalterado até ao final, resultado que coroava os “les bleus” como campeões da Europa.

José Mário Fernandes
José Mário Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Um jovem com o sonho de jogar futebol profissionalmente. Porém, como até não tinha jeito para a coisa, limita-se a gritar para uma televisão quando o FC Porto joga.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Mendes dá grande elogio a Cristiano Ronaldo e afirma: «O jogador português está em alta»

Jorge Mendes está presente este domingo nos Globe Soccer Awards e deixou elogios a vários jogadores portugueses.

Sunderland e Leeds United empatam para a Premier League

O Sunderland e o Leeds United empataram a uma bola durante a tarde deste domingo, num encontro da 18.ª jornada da Premier League.

Nápoles aproveita maré vitoriosa na Supertaça de Itália e bate Cremonese na Serie A

O Nápoles não vacilou na deslocação ao terreno da Cremonese e venceu por 2-0, na jornada 17 da Serie A. A equipa de Antonio Conte segue na perseguição à liderança.

Avançado do Aston Villa rendido a Unai Emery: «É um génio da tática, deixe-me dizer isso»

Ollie Watkins teceu rasgados elogios para Unai Emery. O avançado marcou dois golos na vitória do Aston Villa frente ao Chelsea, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Christian Eriksen deixa críticas às palavras de Ruben Amorim na época passada: «Não me parece que isso tenha ajudado os jogadores»

Christian Eriksen criticou publicamente as palavras de Ruben Amorim, na época passada, sobre a qualidade do Manchester United. O médio dinamarquês está ao serviço do Wolfsburgo.

Sporting: imprensa espanhola insiste no interesse do Barcelona em Yeremay Hernández e aponta novo valor para a cláusula de rescisão

Yeremay Hernández tem sido apontado a uma mudança para o Sporting. O Barcelona também está interessado no extremo.

Venceu o Euro 2024 e esteve a um passo do FC Porto: «Não entendo como não aconteceu»

Ayoze Pérez mudou-se para o Newcastle United em 2014, depois de uma grande temporada no Tenerife, mas esteve próximo do FC Porto.