Liga Futsal 2025/26, 3.ª jornada: segunda-feira, 29 de setembro de 2025, 20h.
A ANTEVISÃO: EM FERREIRA QUER-SE CORAGEM, AO BENFICA CABE IMPOR O PESO DA HISTÓRIA
Regressados que estamos da pausa para seleções, é hora de voltar novamente olhares para a Liga de Futsal, com uma terceira jornada que promete equilíbrio e bons jogos. Um dos destaques leva-nos até Ferreira do Zêzere, ao Mosteiro do Leitão Arena, que certamente estará quentinho para a receção ao campeão em título, Sport Lisboa e Benfica. Desta feita, espera-se intensidade e luta até final, num teste à ambição dos da casa e à seriedade com que as Águias encaram um rival que, apesar das diferenças de estatuto, já mostrou ter armas para incomodar.
O Ferreira, ao comando do recém-estreado Cristiano Coelho enquanto técnico principal da equipa, procura dar seguimento aos bons resultados que têm marcado o início de época, que se iniciou com duas goleadas frente a Rio Ave e Quinta dos Lombos (6-2 e 6-1). Quer ser o primeiro “tomba-gigantes” da temporada e alavancar o início de campeonato em excelente forma e consolidar a sua posição na primeira metade da tabela.
Por seu lado, vemos um Benfica que, ainda na ressaca da derrota na Supertaça frente ao eterno rival, se mostra mais conservador neste início de campeonato. Os encarnados somam igualmente duas vitórias, diante de Braga e Rio Ave (2-1 e 3-1), mas, obviamente, tiveram a sua equipa mais desfalcada na preparação para o jogo, devido à recente paragem para seleções. Para as Águias este encontro representa um forte teste à sua regularidade exibicional, algo imperativo para quem vive da luta por títulos.
Sem grande surpresa, olhar para os últimos resultados dos confrontos entre as equipas demonstra clara superioridade do clube da Luz. Nos cinco últimos confrontos diretos, o Benfica não deu tréguas: venceu todas as cinco partidas, aplicando resultados pesados à equipa do Ferreira, com destaque para os expressivos 5-1 e 7-2 na última temporada.
Apesar do historial, os Achigãs chegam a este duelo apoiados no fator casa e na motivação de medir forças com um adversário de topo. A equipa tem demonstrado forte identidade e produtividade ofensiva no seu jogo, conferindo maior risco ao trabalho coletivo na chegada à baliza e procurando um jogo mais aberto e forçar o desequilíbrio do adversário.
É precisamente aí que o Benfica pode explorar a sua maior profundidade de plantel e variedade ofensiva. O equilíbrio entre a intensidade na abordagem ao adversário e a solidez defensiva será determinante para o conjunto ribatejano, enquanto os encarnados irão procurar castigar qualquer desconcentração.
O Ferreira do Zêzere quer se consolidar entre a primeira metade da tabela e aproveitar a energia do bom começo de época, enquanto o Benfica entra pressionado pela luta pelo título, sempre com margem de erro mínima. O duelo promete intensidade e será um verdadeiro teste à resiliência e ambição de ambos os lados.
6 DADOS RÁPIDOS
- As equipas já se defrontaram oficialmente em sete ocasiões, entre as épocas 22/23 e 24/25;
- O Benfica segue 100% vitorioso no confronto direto com sete vitórias, 34 golos marcados e 18 golos sofridos.
- Apesar de ainda numa fase inicial do Campeonato, a equipa do Ferreira do Zêzere parte para esta partida à frente do Benfica na classificação – ambos com seis pontos, mas melhor diferença de golos para a equipa de Santarém (+9 contra +4 dos encarnados);
- A primeira vez que o Ferreira se apurou para os play-offs da Liga Futsal foi em 2023/2024, registando um histórico quinto lugar na fase regular da competição. Desde então, a ambição é consolidar-se entre as oito melhores equipas da I Divisão Nacional.
- Este será o primeiro de dois encontros com os principais candidatos ao título nacional para os ribatejanos, já que, depois da receção ao Benfica, segue-se visita ao reduto do Sporting.
- Na época passada, o Benfica iniciou o campeonato com cinco vitórias consecutivas, empatando com a Quinta dos Lombos à sexta jornada. A primeira derrota encarnada nessa temporada apenas aconteceu à 18.ª jornada.
JOGADORES A TER EM CONTA
Jó Mahrez (Ferreira do Zêzere) – Ala angolano de 27 anos, tem sido uma das apostas consistentes do Ferreira do Zêzere, neste início de temporada. É, atualmente, o melhor marcador da equipa, com quatro golos marcados em dois jogos. Oferecendo velocidade e irreverência no ataque, poderá ser uma das armas do conjunto ribatejano para explorar as transições rápidas contra o Benfica. A capacidade de gerir os tempos do jogo, mudando rapidamente de velocidade, permite uma orientação mais vertical na transição ofensiva.

Silvestre Ferreira (Benfica) – Formado no futsal português, Silvestre Ferreira representa a nova geração de jogadores que unem talento técnico a uma forte inteligência tática. Não é apenas pela velocidade, mas também pela calma na decisão que se diferencia, tornando-se uma peça capaz de equilibrar momentos de pressão e criar soluções ofensivas com consistência. Tem vindo a consolidar o seu papel como ala de confiança na equipa da Luz, tornando-se cada vez mais um indiscutível do plantel. Vem de duas boas prestações na seleção nacional, com um golo e uma assistência nos dois jogos de Portugal frente à Croácia no último fim de semana.
PROVÁVEIS EQUIPAS INICIAIS
SC Ferreira do Zêzere: Pedro Martinho, Rafael Silva (Kaká), Djaelson, Jô Mahrez, Francisco Oliveira
SL Benfica: André Correia, Afonso Jesus, Raúl Moreira, Silvestre Ferreira, Lúcio Rocha
PREVISÃO DE RESULTADO: Ferreira do Zêzere 2-4 Benfica