Champions League, 1.ª jornada: quinta-feira, 18 de setembro de 2025, 20h00.
A ANTEVISÃO: LEÕES DE RUI BORGES APONTAM A INÍCIO TRIUNFANTE NA CHAMPIONS
219 dias depois a Champions está de volta ao Estádio José Alvalade. O Sporting estreia-se, esta quinta-feira, na ronda inaugural da edição em curso da prova milionária, diante do Kairat. Este será o primeiro de oito emblemas que os verdes e brancos irão defrontar na fase de liga da competição.
Os leões de Rui Borges entram nesta partida com as expetativas elevadas, com a mira apontada a conquistarem os três primeiros pontos da Liga dos Campeões, beneficiando também do fator casa, embora estejam atualmente sob uma pequena onda de lesões, não podendo contar com Ousmane Diomande e Rui Silva. No entanto, os verdes e brancos têm motivos para sorrir, pois Hidemasa Morita, poderá somar minutos neste embate.
Do outro lado da barricada surge o Kairat, turma cazaque, que protagonizará a sua estreia na competição europeia. A equipa de Almaty, que conta com dois portugueses, Jorginho e Luís Mata, vive um bom início de temporada, colocando-se no primeiro posto da Liga do Cazaquistão, e embora surja como um dos ‘underdogs’ da fase de Liga, o futebol é um desporto que por vezes nos causa surpresas.
Assim sendo, esta partida será um autêntico espetáculo, com o Sporting e Kairat a quererem vestir de gala, em plena Liga dos Campeões, a competição mais mágica do Mundo. O apito inicial está marcado para as 20h00.
10 DADOS RÁPIDOS
- Sporting e Kairat medem forças pela primeira vez nas suas histórias.
- O emblema de Almaty protagonizará a sua estreia na Liga dos Campeões.
- O Clube de Alvalade somará a sua 21.ª participação na prova milionária.
- Na última partida disputada no Estádio José Alvalade para a competição internacional, os leões perderam por 3-0, diante do Borussia Dortmund.
- Para chegar à fase de Liga, o Kairat deixou pelo caminho as turmas do Olimpija Ljubljana, KuPS, Slovan Bratislava e Celtic.
- Já o Sporting entrou diretamente para o presente capítulo da Liga dos Campeões, fruto de se ter sagrado bicampeão nacional.
- O último tento certeiro dos leões para a prova europeia foi apontado por Conrad Harder, antigo ponta-de-lança do Sporting.
- Kairat Almaty chega a este embate numa série de duas vitórias consecutivas.
- Rui Borges nunca venceu uma partida ao serviço do Sporting para a Liga dos Campeões.
- O árbitro da partida será Damian Sywestrzak (Polónia).
JOGADORES A TER EM CONTA

Luis Suárez – O avançado do Sporting tem sido um dos destaques na frente de ataque verde e branca nos primeiros embates da presente temporada. O internacional colombiano, soma, até ao momento, três golos e assistências e pretende estrear-se a marcar pelos leões na Champions.
Dastan Satpaev – O prodígio futebolista do Kairat, que já tem contrato assinado com o Chelsea para 2026/27, coloca-se como uma das ameaças à armada leonina. O jovem de apenas 17 anos encontra-se em forma, somando 13 golos em 39 embates, e pretende deixar o seu cunho na ronda inaugural da fase de Liga da competição milionária.
XI´s PROVÁVEIS
Sporting: João Virgínia, Vagiannidis, Zeno Debast, Gonçalo Inácio, Mangas, Morita, Morten Hjulmand, Quenda, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Luis Suárez.
Treinador: Rui Borges
«Os jogadores estão cheios de motivação para jogar, é uma grande montra. Queremos acentuar o estatuto do Sporting na Liga dos Campeões, é importante para a grandeza do clube».
Kairat: Kalmurza, Erkin Tapalov, Egor Sorokin, Martinovich, Luís Mata, Ofrid Arad, Damir Kassabulat, Dan Glazer, Satpaev, Edmilson Santos e Jorginho.
Treinador: Rafael Urazbakhtin
«Relativamente ao jogo, estamos ansiosos, é a nossa primeira vez na fase de grupos da Champions. Nesta etapa todas as equipas são de nível alto. Para nós é uma grande oportunidade de nos mostrarmos, provarmos o que valemos contra um adversário de renome. O jogo de amanhã vai mostrar que estamos preparados».
PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting 3-0 Kairat