Primeira Liga, 5.ª jornada: sábado, 13 de setembro de 2025, 17h45.
A ANTEVISÃO: COM VÁRIAS LESÕES A ATORMENTAR FARIOLI, O PRÓXIMO JOGO TESTA A PROFUNDIDADE DO PLANTEL PORTISTA
Luuk de Jong, William Gomes, Alberto Costa e Martim Fernandes serão ausências para a receção do FC Porto ao Nacional, enquanto os regressos de Gabri Veiga e Eustáquio são as boas notícias para o técnico Francesco Farioli.
O 4-3-3 implementado por Farioli tem criado dinâmicas muito interessantes no meio-campo portista, com trocas de posição constantes a manterem a fluidez do ataque e a permitir abrir brechas na defesa adversária. Esta capacidade de trocar as marcações será fundamental num encontro em que desbloquear o resultado com um golo madrugador poderá ser meio caminho andado para alcançar os três pontos.
O Nacional, sendo claramente o underdog, precisará de uma abordagem cautelosa ao jogo no Dragão. Manter a compostura em momento defensivo e partir para o contra-ataque de forma incisiva serão pontos-chave para resgatar pontos numa das deslocações mais exigentes da época.
É possível que não se veja a pressão intensa sobre o portador da bola que tem sido comum na abordagem dos insulares, mas Tiago Margarido já reforçou a ideia de que o Nacional não “coloca autocarros”. Assim, é de esperar que os aurinegros tentem assumir o jogo e aproveitem qualquer momento de desconcentração dos dragões para construir jogadas de perigo.
Depois de vencer o prémio de treinador do mês de agosto, Farioli enfrenta agora o desafio de contornar ausências de peso mantendo o entendimento entre as várias peças em campo, algo que tem sido apanágio do FC Porto versão 25/26.
O árbitro principal do encontro será Luís Godinho, da A.F. Évora.
10 DADOS RÁPIDOS
- Este será o 49º encontro oficial entre os dois emblemas.
- O histórico de confrontos inclui 36 triunfos portistas contra apenas oito dos insulares e quatro empates.
- A percentagem de vitórias do FC Porto no Dragão é apenas ligeiramente melhor que na Choupana (77% contra 73%).
- A jogar em casa frente ao Nacional, o Porto apontou 53 golos e sofreu apenas 15.
- Na última deslocação à cidade invicta, o Nacional foi derrotado por três golos sem resposta.
- Nos últimos 10 encontros, o FC Porto venceu nove; a única derrota aconteceu no Funchal, na época passada.
- O FC Porto foi a única equipa do top-4 a quem o Nacional conseguiu roubar pontos em 2024/25.
- Os dragões começaram o campeonato com quatro vitórias, algo que não acontecia desde 2017/18.
- Desde a descida em 2017 que o Nacional não consegue a manutenção na Primeira Liga em épocas consecutivas.
- O central brasileiro Zé Vitor marcou ao FC Porto na época passada e terá a oportunidade de repetir o feito.
JOGADORES A TER EM CONTA

Pepê – Renascido sob o comando de Farioli e recuperado da lesão que o afastou dos encontros frente a Casa Pia e Sporting, o extremo brasileiro poderá ter um papel de destaque no regresso da Liga.
Com a lesão de William Gomes, fica uma vaga por preencher nas alas dos dragões. A capacidade de criar desequilíbrios de Pepê vem a calhar frente a um adversário com defesa compacta como o Nacional.

Jesús Ramírez – De regresso à ilha da Madeira após uma passagem pelo Vitória SC, o ponta de lança venezuelano já apontou dois golos neste início de temporada. Com olhos postos no belo registo de 23/24 (20 golos em 39 jogos), Ramírez será a principal arma apontada as redes azuis e brancas.
Frente a um adversário que terá certamente mais posse de bola e a equipa em posição mais elevada no terreno, o camisola nove dos madeirenses poderá aplicar a sua capacidade de atacar os espaços livres e aproveitar o contra-ataque para “ferir” os dragões.
XI´s PROVÁVEIS
FC Porto: Diogo Costa; Kiwior, Bednarek, Nehuen e Moura; Varela, Froholdt e Gabri Veiga; Sainz, Samu e Pepê.
Treinador: Francesco Farioli
«É importante voltar a ligar todos aqui nestes últimos dias de preparação e, por outro lado, continuar a evoluir, sabendo que o que fizemos até agora já faz parte do passado».
Nacional: Lucas França; João Aurélio, Léo Santos, Zé Vitor e José Gomes; Labidi, Matheus Dias e Liziero; Witi, Ramírez e Paulinho Bóia.
Treinador: Tiago Margarido
«O Nacional vai procurar encarar o jogo de forma positiva, sem alterar o que é a nossa ideia e a nossa filosofia de jogo».
PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 3-1 Nacional