📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

5 jogadores que podem decidir o Benfica x Sporting

- Advertisement -

O dérbi entre Benfica e Sporting, da próxima sexta-feira, voltará, como é óbvio, a instalar aquela vibração que só Lisboa sabe guardar nas semanas grandes. A expectativa nasce não apenas da rivalidade histórica, mas da certeza de que o jogo se decidirá em pormenores: um rasgo inesperado, um deslize, um momento de lucidez num relvado que costuma exigir personalidade. Com as duas equipas a chegarem a este encontro embaladas por objetivos altos e por diferentes estados de espírito, o ambiente promete ser eletrizante desde o primeiro instante.

Numa partida carregada de tensão competitiva, há sempre figuras que podem inclinar o jogo para um lado ou para o outro. Nem sempre são os nomes mais óbvios; por vezes, é quem interpreta melhor o ritmo, quem lê antes dos outros, quem aparece onde ninguém o espera.

Por isso, este artigo reúne cinco desses protagonistas, jogadores que, pelo rendimento recente, pelas características individuais e pela forma como se encaixam no encontro, têm tudo para assumir o palco e deixar marca numa noite que pode pesar no rumo do campeonato.

Ainda assim, a seleção destes cinco jogadores acaba por ser ingrata, precisamente porque tanto Benfica como Sporting chegam a este jogo com plantéis densos, cheios de talento e soluções para quase todos os cenários.

A qualidade é tanta que outros poderiam facilmente ocupar estas posições de destaque. É essa riqueza que promete transformar o dérbi desta sexta-feira num daqueles encontros em que nenhuma previsão parece segura e onde cada detalhe pode reescrever a história da noite. Vamos a isso!

5.

Georgiy Sudakov Benfica
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Georgiy Sudakov – É verdade que o criativo internacional pela Ucrânia não tem tido um bom arranque de temporada pelo Benfica, tendo já sido contestado, por alguns adeptos, pela mesma razão.

Os números não mentem: leva apenas três golos e duas assistências, em 16 jogos, pelo emblema da Luz, além de várias exibições algo apagadas.

No entanto, parece-me que, num jogo, desta dimensão, poderá fazer toda a diferença, nomeadamente se jogar por zonas mais interiores como fez nos últimos minutos do encontro na Madeira, onde, depois de ter começado o jogo mais inclinado para o flanco esquerdo, foi centralizado, aquando das entradas de Prestianni e de Schjelderup, e foi, precisamente, daí que advém muito da vitória, ainda que sofrida, da turma encarnada, frente ao Nacional.

Assim sendo, jogando entre linhas, poderá muito bem ser uma espécie de “joker” para a equipa de José Mourinho, algo que bem precisará, até pela qualidade do setor intermédio que estará do outro lado, muito provavelmente formado por Hjulmand e Morita.

4. 

Quenda Sporting Alverca
Fonte: Mário Pinto / Bola na Rede

Geovany Quenda – O extremo português, de apenas 18 anos, tem vindo a realizar um início de época bastante produtivo e agradável de assistir.

Atuando preferencialmente pela direita, mas sem problemas de, quando necessário, mudar de flanco, já superou o número de assistências realizadas na temporada transata (8 vs. 6), bem como o número de golos (5 vs. 3), tudo isto em menos de metade dos jogos (21 vs. 54).

Números que provam, de facto, a qualidade e o crescimento, em termos de maturidade emocional e técnico-tática, de um talento “made in Alcochete” que, apesar de esta ser a última temporada de leão ao peito, antes de ingressar no Chelsea, ainda terá muitas alegrias para dar aos adeptos leoninos.

Deste modo, poderá, também, ser um dos principais protagonistas do dérbi, ainda por cima se tivermos em conta que, embora Pedro Gonçalves já tenha recuperado da lesão, muito provavelmente ainda não será titular, pelo que se espera que, tanto Quenda como, até, Geny Catamo, façam a “vida negra” aos laterais encarnados.

3.

Francisco Trincão
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Francisco Trincão – Como é óbvio, não poderia faltar aquele que, para mim tem sido o melhor jogador deste campeonato, não só pelos números que já leva (oito golos e cinco assistências, em 20 jogos, esta temporada), mas também pela qualidade, experiência e maturidade que traz ao jogo do Sporting, designadamente no setor entre linhas, aspeto do jogo onde a turma leonina é, sem dúvida, a melhor equipa em Portugal, bem como na arte de saber desmontar blocos baixos.

Ora, posto isto, e caso José Mourinho adote uma postura semelhante à que adotou não só clássico com o FC Porto, como também na maioria dos “jogos grandes” da sua carreira, onde privilegia a arte de defender bem, dando, muitas vezes, a maioria da posse de bola ao adversário, Trincão poderá ter a missão de ser esse tipo de “abre-latas” para a equipa de Rui Borges, tal como já o tem sido em diversos jogos anteriores, principalmente contra equipas que defendem em bloco médio-baixo ou mesmo muito baixo, ainda que não acredite que o Benfica vá abordar o jogo dessa maneira, muito pela responsabilidade que tem neste jogo, não só por jogar em casa, mas também porque, em caso de um resultado que não seja a vitória, e com as devidas reservas relativamente à arte que o futebol tem de nos surpreender, pode dizer “adeus” à conquista do título nacional.

Finalmente, dizer que Trincão já sabe o que é marcar no Estádio da Luz, uma vez que o fez no escaldante dérbi da época passada, que terminou com um empate a uma bola, tendo, na altura, deixado a decisão do título completamente adiada para a derradeira jornada do campeonato.

2.

Vangelis Pavlidis Benfica
Fonte: Ana Beles/Bola na Rede

Vangelis Pavlidis – O avançado internacional grego é, de longe, o melhor jogador do Benfica. Esta época, já leva 16 golos, sendo que 10 foram na presente edição da Primeira Liga, mas, se contabilizarmos o ano civil de 2025, no seu todo, entre Benfica e Seleção grega, Pavlidis já leva, em 67 partidas, 41 golos e 14 assistências, num total de 4794 minutos, o que corresponde a uma participação direta em golo a cada 88 minutos.

Ora, isto são números verdadeiramente impressionantes para um jogador que atua no campeonato português, provavelmente muito por “culpa” da sua idade (27 anos), mas que, para bem dos benfiquistas, ainda fará, pelo menos, mais esta época de águia ao peito. O futuro, depois, lá se verá.

Desta forma, e recordo a fantástica assistência que fez no último dérbi que se realizou na Luz, onde, qual Maradona, passou por uma série de jogadores do Sporting e assistiu Kerem Akturkoglu para o golo do empate final, irá ser, com quase toda a certeza, um dos jogadores a ter em conta para o dérbi lisboeta.

1.

Luis Suárez Sporting
Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

Luis Suárez – O avançado colombiano chegou a Portugal proveniente de um grande investimento por parte dos leões ao Almería, mas com reservas por parte de alguns adeptos do Sporting, que até pediam, antes, a contratação de Franjo Ivanovic, jogador que acabou por rumar ao eterno rival e até nem está a ter um começo nada empolgante, precisamente ao contrário, lá está, de Suárez, que rapidamente encantou esses mesmos adeptos que duvidavam das suas capacidades e todos aqueles que nem sequer o conheciam, contabilizando já, até ao momento, 12 golos na temporada, nove deles no campeonato, além de duas assistências.

Aliás, vem de um bis frente ao Estrela da Amadora, e tem sido, claramente, um dos jogadores mais influentes deste Sporting, um avançado mais móvel, mais associativo e, digamos, de um modo geral, diferente de Viktor Gyokeres, estando, aos poucos, a fazer esquecer o avançado internacional sueco, que se presumia que ia deixar tantas saudades em Alvalade.

Por tudo isto e mais alguma coisa, considero-o um dos principais jogadores que, na minha ótica, podem fazer a diferença no dérbi desta sexta-feira.

Raul Saraiva
Raul Saraiva
O Raúl tem 19 anos e está a tirar a Licenciatura em Ciências da Comunicação. Pretende seguir Jornalismo, de preferência desportivo. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser melhor.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto x Vitória SC: eis os onzes prováveis do encontro que decide a última vaga na final four da Taça da Liga

O FC Porto e o Vitória SC enfrentam-se a partir das 20h15 desta quinta-feira, em jogo dos quartos de final da Taça da Liga.

5 melhores jogadores de Portugal no Mundial Sub-17

Na histórica e inédita conquista do Mundial Sub-17 pela nossa seleção, foram vários os jovens jogadores de Portugal que brilharam

José Mourinho contou com companhia especial na antevisão ao Benfica x Sporting

José Mourinho realizou esta quinta-feira a antevisão ao encontro entre o Benfica e o Sporting, relativo à Primeira Liga.

José Mourinho assume que o onze para o Benfica x Sporting está escolhido: «Não tenho que conversar com o travesseiro»

José Mourinho realiza a antevisão do Benfica x Sporting durante esta quinta-feira, na sala de imprensa do Seixal.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho elogia Rui Borges: «Fez a transformação do Sporting de Ruben Amorim para o seu»

José Mourinho realiza a antevisão do Benfica x Sporting durante esta quinta-feira, na sala de imprensa do Seixal.

José Mourinho antevê Benfica x Sporting AO MINUTO

José Mourinho realiza a antevisão do Benfica x Sporting durante esta quinta-feira, na sala de imprensa do Seixal.

Final-Four à Vista | FC Porto x Vitória SC

O FC Porto deve entrar com uma estratégia que combina intensidade com pragmatismo, procurando assumir o controlo do encontro