📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Líder embalado mede forças com um Alverca tranquilo | Alverca x FC Porto

- Advertisement -

Primeira Liga, 15.ª jornada: domingo, 22 de dezembro de 2025, 18h45.

A ANTEVISÃO: EMBALADO POR SEIS VITÓRIAS CONSECUTIVAS, O FC PORTO VISITA UM ALVERCA TRANQUILO NA TABELA, NUM DUELO EM QUE A PRESSÃO ESTÁ TODA DO LADO DO LÍDER.

Após muito tempo sem se defrontarem, Alverca e FC Porto vão voltar a medir forças num duelo que tem um histórico curto e num momento diferente para ambas as coletividades. Os dragões atravessam um bom momento e têm mais um teste à sua liderança, neste caso a manter a distância dos adversários mais diretos. No global de todas as competições em que participa, a equipa de Francesco Farioli venceu dez dos últimos 12 encontros que realizou. Tendo apenas tropeçado nos Países Baixos no terreno do Utrecht (empate a um golo) e foi surpreendido pelos vitorianos de Guimarães em pleno estádio do Dragão resultando na eliminação da Taça da Liga (derrota por 1-3).

Entre os dez triunfos estão seis para a Liga Portuguesa (consecutivos desde o empate caseiro com o Benfica), dois para a Taça de Portugal (colocando a equipa nos últimos oito da competição) e mais dois para a UEFA Europa League (estando entre os favoritos a passar diretamente aos oitavos de final da competição). Após um arranque forte e prometedor, seguido de um período mais sofredor em termos de resultados e exibições, a equipa azul e branca volta a estar no topo do futebol português nos mesmos parâmetros.

Uma equipa organizada, com equilíbrio entre posse e controlo ofensivo (destaque para Froholdt, Gabri Veiga, William Gomes e Borja Sainz) com solidez defensiva (destaque para Bednarek e Kiwior), além de já ter mostrado capacidade de dominar e gerir diferentes alturas de um jogo. Assente num sistema equilibrado de 4-3-3, com peças que estão de pedra e cal na equipa (Diogo Costa, Alberto Costa, Bednarek, Kiwior, Francisco Moura, Alan Varela, Victor Froholdt, Pepê e Samu) e outras que variam com qualidade entre si (Gabri Veiga, Rosario, Rodrigo Mora, Eustáquio, Borja Sainz, William Gomes e Deniz Gül), pressiona fortemente na tentativa de recuperar a bola, realiza transições controladas para o ataque e por fim, tem conseguido uma eficácia forte no último terço, com mais que um elemento (nomeadamente Samu) a aparecer para finalizar.

jogadores FC Porto
Fonte: Bernardo Benjamin / Bola na Rede

Já o Alverca atravessa um momento sem grandes turbulências. Com a subida ao primeiro escalão do futebol português, 22 anos depois da última presença, os Ribatejanos estão a ter um percurso tranquilo no geral. Embora já estejam fora das duas Taças e apesar de ainda não terem pontuado nos jogos contra os adversários (em teoria) maiores, a equipa de Custódio Castro compensa com muitos pontos conquistados contra adversários do “seu” campeonato e encontram-se atualmente a meio da tabela, com o mesmo número de jogos não perdidos e perdidos (sete cada). Uma equipa consistente onde se destacam os ponta de lança Marezi e Sandro Lima e os médios Lincoln e Alex. Joga normalmente num 3-4-3 e embora com debilidades defensivas (27 golos sofridos em 16 jogos), tem um estilo algo equilibrado em termos ofensivos, à base de aproveitar momentos certos para pressionar e em procurar vencer duelos e bolas paradas.

Esta segunda tem mais um teste, contra a equipa grande que lhe resta enfrentar e com as quais até agora não obteve qualquer resultado positivo (0-3 contra o Braga, 1-2 frente ao Benfica e 0-2 para a Liga Portuguesa e 1-5 a contar para a Taça da Liga contra os leões). Num encontro onde se espera que o FC Porto assuma mais o controlo, a ditar o ritmo do encontro e a criar mais chances de golo, mas com a equipa da casa a querer demonstrar os seus argumentos, como procurar fechar todos os espaços e aproveitar putativos erros da equipa de Farioli, o que condiz com o perfil da equipa mostrado até agora: contra-ataques com espaço e bolas paradas.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. A última vez que os dois clubes se confrontaram foi há 21 anos, a 25 de abril de 2004, ainda José Mourinho era treinador do FC Porto e foi a um mês dos dragões vencerem a segunda UEFA Champions League da sua história.
  2. José Bosingwa foi o último jogador a marcar pelo FC Porto frente ao Alverca, precisamente no dia 25 de abril de 2004, vitória portista por 1-0 e já no recém-inaugurado Estádio do Dragão.
  3. Este encontro vai-se disputar (a 22 de dezembro de 2025) precisamente 22 anos depois do último duelo entre Alverca e FC Porto, disputado no Ribatejo a 22 de dezembro de 2003.
  4. O extremo setubalense Manú foi o último jogador a marcar pelo Alverca frente ao FC Porto, foi a 22 de dezembro de 2003 na vitória portista por 2-1, disputada no Ribatejo. 
  5. Historicamente, este será o 11º encontro entre o Alverca e o FC Porto.
  6. O Alverca nunca venceu os dragões.
  7. Nos dez jogos a opor ribatejanos e portistas, a equipa da Invicta venceu sete jogos e os outros três terminaram empatados.
  8. Os dois clubes nunca se cruzaram em outra competição a não ser para a Liga Portuguesa.
  9. Nos dez encontros entre os dois emblemas, o FC Porto marcou 22 golos e o Alverca apenas cinco.
  10. Dos dez encontros, cinco foram disputados no Ribatejo com 4 vitórias azuis e brancas (1998/99, 2000/01, 2001/02 e 2003/04) e somente um empate (1999/00).

JOGADORES A TER EM CONTA

Marezi Alverca
Fonte: Pedro Barrelas/Bola na Rede

Marezi – Destacadamente o melhor marcador dos ribatejanos, é naturalmente a principal arma da equipa para tirar pontos aos portistas. Tendo jogo aéreo bom, capacidade física para dominar nos duelos, um foco concretizador eficaz tanto em bolas longas como em cruzamentos, o sérvio tem atributos para explorar os erros que a defesa portista possa cometer.

Samu Aghehowa FC Porto 2
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Samu – Estando num bom momento e sendo o máximo goleador dos dragões, um dia bom de Samu será “meio caminho andado” para mais um dia bom dos portistas. É um avançado com faro de golo, boa presença física na grande área e uma excelente capacidade de finalização, estando a tornar-se um jogador mais completo por conseguir melhor segurar a bola e participar em tabelas ofensivas se necessário. Com a colaboração dos passes vindos do meio-campo ofensivo, tal como dos cruzamentos e passes bem colocados dos extremos, o avançado espanhol terá tudo para ser bem-sucedido uma vez mais.

XI´s PROVÁVEIS

Alverca: André Gomes, Naves, Bastien Meupiyou, Julián Martínez, Nabil Touaizi, Alex Amorim, Sabit Abdulai, Francisco Chissumba, Lincoln, Figueiredo e Marezi.

Treinador: Custódio Castro

«Teremos pela frente um FC Porto muito forte e, na minha opinião, tem muito a ver com o treinador que é muito bom. Trouxe uma forma de jogar e uma identidade que tem a ver com a cultura do clube e esteve muito bem no reforço da equipa».

FC Porto: Diogo Costa (C), Alberto Costa, Pablo Rosario, Jakub Kiwior, Francisco Moura, Alan Varela, Victor Froholdt, Gabri Veiga, William Gomes, Borja Sainz e Samu

Treinador: Francesco Farioli

«Esperamos um jogo complicado, fora de casa fica ainda mais difícil. O Alverca é uma equipa que tem coisas interessantes que precisam de estar presentes na nossa mente. São a segunda equipa com mais golos esperados, portanto quando rematam, têm sempre ótimas oportunidades. São muito físicos e ganham muitos duelos aéreos. É bom ter estas ideias contra uma equipa que tem estado bem em casa e no geral. Estamos focados para amanhã».

PREVISÃO DE RESULTADO: Alverca 0-2 FC Porto

Jorge Afonso
Jorge Afonso
O Jorge apaixonou-se pelo futebol num dérbi em Alvalade e nunca mais largou. Licenciado em Comunicação Social e mestre em Ciência Política, vive entre estatísticas, memórias épicas e o encanto de equipas como o Barça de Guardiola ou a França de Zidane.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Fernandes numa lista de peso: Manchester United de Ruben Amorim com baixas importantes para o jogo do Boxing Day frente ao Newcastle

O Manchester United de Ruben Amorim tem várias baixas confirmadas para o jogo do Boxing Day, frente ao Newcastle. Bruno Fernandes é a ausência mais notada.

Benfica quer segurar jovem e subir a cláusula de rescisão para os 80 milhões de euros

O Benfica pretende renovar contrato de José Neto e aumentar a cláusula de rescisão. Passar de 30 para 80 milhões de euros.

Kompany elogia jovem português que lançou no Bayern Munique: «Sabíamos que podíamos confiar»

David Daiber jogou pela primeira vez na equipa principal do Bayern Munique. Treinador Vincent Kompany elogiou jovem.

Ruben Amorim mais perto de perder avançado do Manchester United para a Serie A

O negócio entre o Manchester United e a AS Roma por Joshua Zirkzee está a avançar. O internacional neerlandês deve ser emprestado ao clube italiano já em janeiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Gonçalo Feio elogiado por defesa da AS Roma: «Conhecimento tático é incomparável»

Gonçalo Feio foi muito elogiado por um dos seus antigos jogadores. Jan Ziólkowski falou da experiência com o treinador português no Légia Varsóvia.

Lúcia Alves recebeu contactos de 3 equipas da liga norte-americana de futebol

Lúcia Alves pode vir a deixar o Benfica nos próximos tempos. A lateral internacional portuguesa tem três clubes interessados na sua contratação.

Ricardo Mangas revela detalhes da sua vida e confessa: «Sinto que estou no melhor momento da minha carreira»

Ricardo Mangas reforçou o Sporting neste mercado de verão. Lateral foi o protagonista do último episódio "Um Dia Com".