Oitavos à vista | Viktoria Plzen x FC Porto

- Advertisement -

Europa  League, 7ª jornada: quinta-feira, 22 de janeiro de 2026, 20h

A ANTEVISÃO: UMA VITÓRIA QUE DEIXA O FC PORTO PRÓXIMO DOS OITAVOS DE FINAL

Na tarde desta quinta-feira, o FC Porto desloca-se a Pilsen, na Chéquia, para defrontar a equipa local. Separados por apenas três pontos, os dois conjuntos prometem lutar pela vitória. A formação checa espera que duas vitórias nos últimos dois jogos da fase de liga da Europa League possam significar o apuramento direto para os oitavos de final da prova, estando, porém, dependente de jogos de terceiros. A equipa de Farioli está dependente dela mesma, viajando para o frio de Pilsen, onde jogará na Doosan Arena, com os três pontos na mira.

Nesta edição da Europa League, competição que os portistas já venceram por duas ocasiões – 2002/2003 e 2009/10 -, a equipa capitaneada por Diogo Costa não tem jogado na mesma intensidade frequentemente imposta no campeonato. Em virtude disso mesmo, nos seis jogos já realizados, a equipa leva quatro vitórias, um empate e uma derrota. Dessas quatro vitórias, duas delas – frente a Salzburgo e Estrela Vermelha – surgiram já no fim do tempo regulamentar. Para além disto, só frente ao Nice, que atravessa um momento muito crítico da sua história, o FC Porto venceu por mais do que um golo de diferença. Se a consistência defensiva tem sido imagem de marca no percurso tão eficiente e eficaz dos dragões na Primeira Liga, tendo sofrido apenas quatro golos em 18 jogos, nesta prova internacional a equipa de Francesco Farioli já leva cinco golos sofridos.

Se este desafio poderia parecer extremamente fácil para um clube com a história do FC Porto, rapidamente se verifica que isso poderá não acontecer. Ainda assim, é certo que, se os dragões entrarem em campo com a energia e determinação apresentados em jogos do campeonato, dificilmente não vencerão este adversário. O Viktoria PlzeN, apesar dos dez pontos conquistados, só venceu em duas ocasiões. Contudo, a verdade é que, por outro lado, não tem qualquer derrota. Assim, são quatro os empates nesta competição, três deles consecutivos e que terminaram com um…0-0 no marcador. As únicas vitórias dos checos nesta edição da competição foram frente ao MalmO, por 3-0, e à AS Roma por 2-1.

A nível interno o contraste entre os dois clubes é ainda mais evidente. Como já mencionado, e como é de conhecimento geral, o FC Porto tem sido um autêntico rolo compressor. Nem sempre as exibições têm sido as mais vistosas, mas o que é certo é que a equipa é extremamente completa. Por esse motivo, para a Primeira Liga, só perdeu pontos numa partida, ao empatar com o Benfica. Fora isso, foram 17 vitórias e nenhuma derrota. Por sua vez, os comandados de Martin Hysky vivem um momento de paragem no campeonato. Na Chéquia, o campeonato para durante o mês de janeiro, regressando em fevereiro. Contudo, o clube disputou dois encontros particulares desde o início do ano civil, vencendo ambos. Antes dessa paragem, todavia, a equipa ocupava a quarta posição na tabela classificativa do campeonato, a já 13 pontos do Slavia Praga, líder da Liga Checa.

Thiago Silva e Pietuszewski, que só poderão ser inscritos na Liga Europa em fevereiro, irão desfalcar a equipa de Farioli. Ángel Alarcón também é ausência nos convocados.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Estes dois emblemas nunca se defrontaram
  2. O registo do FC Porto contra equipas checas não é positivo: conta com duas derrotas e um empate frente a equipas desse país.
  3. O Viktoria Plzeň soma duas vitórias contra equipas portuguesas – Sporting e Académica – em 4 jogos
  4. Esta é a 10ª presença do cube de Pilsen na Europa League. Em contrapartida, é a 18ª edição em que os dragões participam
  5. O FC Porto já venceu a Europa League em duas ocasiões. O mais longe que Viktoria Plzen chegou foi aos oitavos de final da prova.
  6. Em casa, os checos nunca perderam por mais do que um golo de diferença em jogos da Europa League
  7. O FC Porto, na atual edição desta prova, tem mais 20 remates do que o Viktoria Plzen
  8. Os dragões já venceram o campeonato português por 30 vezes. O Plzen foi campeão nacional em seis ocasiões
  9. Segundo o Transfermarkt, o plantel da equipa portuguesa está avaliado em 422,40 milhões de euros. O plantel checo vale…49,33 milhões de euros
  10. O FC Porto, na Europa League, só venceu 17 dos 54 encontros disputados fora de casa

JOGADORES A TER EM CONTA

FC Porto Nice Samu Aghehowa
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Samu – O ponta-de-lança internacional espanhol leva 19 golos em 29 jogos esta época. O número é ainda mais relevante quando se verifica que, na verdade, o atleta de 21 anos foi titular em “apenas” 23 jogos. Fora isso, é notável o crescimento do jogador a jogar em apoio e a relacionar-se com os colegas. Nunca será um avançado extremamente associativo, isso é certo, mas a progressão do jogador nesse capítulo é evidente. Embora tenha ficado em branco nos últimos dois jogos, e tendo falhado um penálti no último jogo, o jogador que chegou na época transata proveniente do Atlético Madrid leva 9 golos nos nove jogos mais recentes. Com uma fome insaciável para fazer o gosto ao pé, é expectável que Samu seja grande uma dor de cabeça para os defesas contrários. Aliás, as qualidades do avançado portista foram reconhecidas por Martin Hysky na antevisão do encontro: «O Samu consegue marcar golos de qualquer posição e faz boas combinações. É o jogador chave».

Matej Vydra no Viktoria Plzen
Fonte: Viktoria Plzen

 Matej Vydra – Com a transferência de Rafiu Durosinmi para o Pisa, Matej Vydra, experiente avançado de 33 anos, é, neste momento, o melhor marcador da formação checa. Com 9 golos em toda a temporada, Vydra é a principal ameaça à baliza de Diogo Costa, apesar de jogar tendencialmente nas costas da referência ofensiva. As duas melhores épocas da carreira do internacional checo, no que a golos marcados diz respeito, foram no Championship, ao serviço de Watford e Derby County, onde fez abanar as redes por 22 vezes, nas temporadas 2012/2013 e 2017/2018. Com metade da época por realizar, o capitão de equipa do Viktoria Plzeň espera conseguir igualar ou ultrapassar o registo de tentos da época passada, na qual marcou 14 golos.

XI´s PROVÁVEIS

Viktoria Plzeň: Florian Wiegele; Amar Memic, Milan Havel, Karel Spácil e Merchas Doski; Lukás Cerv e Matej Valenta; Denis Visinsky, Tomás Ladra e Matej Vydra; Prince Adu.

Treinador: Martin Hysky

«Vai ser um jogo forte mentalmente. Faremos o possível para ter um bom resultado» .

FC Porto: Diogo Costa; Alberto Costa, Jan Bednarek, Jakub Kiwior e Francisco Moura; Pablo Rosario, Victor Froholdt e Gabri Veiga; William Gomes, Pepê e Samu Aghehowa.

Treinador: Francesco Farioli

«Quando tivermos uma oportunidade, temos de capitalizar, porque não sabemos quando a próxima chegará».

PREVISÃO DE RESULTADO: Viktoria Plzen 0-1 FC Porto

Subscreve!

Artigos Populares

Surpresa: André Silva tem cláusula especial em caso de interesse do FC Porto

André Silva está a ser um dos destaques do Elche e pode regressar ao FC Porto por apenas quatro milhões de euros.

Edin Dzeko regressa ao futebol alemão para representar o Schalke 04

Esta quinta-feira, Edin Dzeko foi apresentado como reforço para o ataque do Schalke 04. O avançado bósnio assinou até ao final da temporada.

Grémio de Luís Castro soma segunda vitória consecutiva antes do clássico frente ao Internacional

Antes da deslocação até ao Estádio Beira-Rio, para defrontar o Internacional, o Grémio de Luís Castro venceu o Guarany de Bage por 2-0.

Fiorentina garante empréstimo de Giovanni Fabbian até ao final da temporada

Giovanni Fabbian foi apresentado como novo jogador da Fiorentina. O médio chega ao clube italiano num empréstimo com opção de compra.

PUB

Mais Artigos Populares

Pol Lirola confirmado como reforço do Hellas Verona

Pol Lirola foi confirmado como o mais recente reforço do Hellas Verona. O lateral espanhol chega proveniente do Marselha à procura de mais tempo de jogo.

Justin Bijlow deixa Feyenoord passado 15 anos e assina pelo Genoa

O Genoa chegou a acordo com o Feyenoord pela contratação do guarda redes neerlandês Justin Bijlow. O guardião assinou contrato até ao fim da temporada.

Noah Saviolo é o Jovem do Mês na Primeira Liga: «Quero estar entre os melhores do campeonato»

A Liga Portugal atribuiu o prémio de Jovem do Mês de Dezembro ao extremo do Vitória SC, Noah Saviolo. O belga superou Samu e Victor Froholdt.