📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR | Raul Florucz

- Advertisement -

O Union Saint-Gilloise tem-se destacado nos últimos anos pela sua notável capacidade de prospeção, sendo hoje um exemplo de excelência no mercado europeu no que toca à descoberta de avançados talentosos a baixo custo.

Casos como Franjo Ivanović, Promise David ou Kevin Rodríguez comprovam a eficácia do scouting do clube belga, que tem sabido antecipar-se à concorrência e identificar perfis ofensivos com elevado potencial de valorização. Nesse contexto, surge Raul Florucz, um dos reforços deste verão, contratado ao NK Olimpija Ljubljana por cerca de cinco milhões de euros.

A chegada do jogador, que foi um pedido de Sébastien Pocognoli (treinador que, entretanto, deixou a equipa para assumir o comando técnico do AS Monaco), reforça a aposta do Union em jogadores jovens, dinâmicos e com margem de progressão. O comando técnico da equipa está agora nas mãos de David Hubert, que procura dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos anos.

Florucz, de 24 anos, é austríaco, embora tenha raízes romenas, o que chegou a despertar o interesse da seleção romena em naturalizá-lo. Atualmente avaliado em quatro milhões de euros, é um avançado versátil que pode atuar tanto como ponta de lança móvel como a extremo direito, posições em que demonstra a sua maior competência, a mobilidade associada à qualidade técnica. É um jogador que gosta de se envolver no jogo, de vir buscar bola ao pé e participar na construção ofensiva, em vez de se limitar a esperar dentro da área. Com o seu pé esquerdo, consegue ser perigoso em zonas interiores, sobretudo quando parte da ala direita para dentro, procurando o remate em arco ou a combinação curta com os colegas.

Do ponto de vista técnico, destaca-se pela boa condução de bola, drible curto e confiança em situações de um contra um. Tem um toque refinado e uma leitura de jogo que lhe permite aparecer em espaços entrelinhas, onde consegue desequilibrar e criar oportunidades. A sua forma de jogar é moderna, mais associativa do que posicional, mais criativa do que previsível.

Quando está em forma, junta a capacidade de improviso à frieza na finalização, algo que ficou evidente na época passada ao serviço do NK Olimpija Ljubljana, onde em 41 jogos marcou 18 golos e fez 13 assistências, números que o colocaram como uma das figuras do campeonato esloveno.

Mapa de calor de Raul Florucz na Pro League 25/26
Mapa de calor de Raul Florucz na Pro League 25/26 Fonte: Sofascore

Para dar o salto para patamares mais elevados, Florucz precisa de evoluir em dois aspetos fundamentais: a disciplina e a consistência mental. O austríaco tem tendência para se desligar do jogo quando as coisas não correm bem, perdendo influência e intensidade. É um jogador emocional, que depende muito da confiança para render ao máximo. Essa oscilação de foco é, por vezes, o seu maior obstáculo. Quando motivado, é um avançado perigoso, que assume o risco, pede bola e contagia a equipa com a sua energia ofensiva; quando desmotivado, torna-se discreto e previsível.

O Union, que valoriza o trabalho mental e o rigor coletivo, poderá ser o contexto ideal para o ajudar a amadurecer nesse sentido.

Diego Tamaian
Diego Tamaian
O Diego está a tirar uma licenciatura em Ciências da Comunicação e quer seguir jornalismo de desporto. O futebol está-lhe no sangue, é fanático pela Bundesliga, adora analisar jogadores e partilhar opiniões um pouco diferentes dos outros, sempre com respeito pela verdade desportiva.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Porro convence e deixa rivais para trás

Pedro Porro assumiu em definitivo o papel de titular na seleção espanhola, sendo a principal opção para a lateral direita.

Foi considerado como ‘descartável’ pelo Real Madrid durante 10 anos e revela: «Tive proposta do Atlético Madrid»

Jesús Vallejo nunca foi uma estrela no Real Madrid e podia ter rumado ao Atlético Madrid ou ao Villarreal, mas rejeitou as ofertas.

João Diogo Manteigas: «O Benfica, nos últimos quatro anos, não teve um projeto desportivo»

João Diogo Manteigas criticou a rotatividade de treinadores no Benfica durante a presidência de Rui Costa, apontando uma falta de projeto.

Lionel Messi bate mais um recorde pela Argentina

Lionel Messi bateu mais um recorde pela Argentina, passando a ser o jogador com mais assistências ao serviço de uma seleção.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal: os 5 jogadores não utilizados por Roberto Martínez da última convocatória

Portugal realizou dois encontros de qualificação para o Mundial 2026, mas alguns jogadores não foram utilizados.

João Félix elogiado: «Às vezes, num lance menos positivo num jogo, manda-me mensagem»

João Félix foi bastante elogiado por Francisco Domingues, lateral esquerdo atualmente no Moreirense, com quem coincidiu no Benfica.

João Diogo Manteigas admite que José Mourinho não vai ficar muito tempo no Benfica e revela próximo passo do treinador

João Diogo Manteigas assumiu que José Mourinho não vai ficar muito tempo presente no banco do Benfica, já que ambiciona treinar Portugal.