Grande Antevisão | Euro 2024

    Desde 1960, de quatro em quatro anos, o velho continente tem o prazer de presenciar uma das maiores competições desportivas à volta do globo. O Campeonato da Europa, Europeu, ou apenas Euro, é um dos eventos mais aguardados pelos que tanto amam o desporto rei e, depois de uma edição que ficou marcada por não ter apenas um único país de acolhimento, as atenções viram-se em 2024 para a Alemanha – o principal palco do futebol neste próximo mês.

    São 24 as seleções que entre 14 de Junho e 14 de Julho vão disputar a competição que se realiza pela décima oitava vez e, que viu Portugal sagrar-se campeão em 2016.

    Divididas em sete grupos de quatro seleções cada, vão-se apurar para os oitavos de final as primeiras duas equipas classificadas de cada grupo, com os quatro melhores terceiros lugares de toda a competição, ou seja, as quatro seleções que somarem mais pontos em terceiro lugar de todos os sete grupos. Depois de apuradas 16 das 24 seleções após a fase de grupos, formar-se-á uma árvore que definirá o trajeto até à final, sempre com jogos singulares a eliminar.

    Posto isso, analisemos detalhadamente, grupo a grupo, a competição que se avizinha e que promete mexer com os corações de toda a Europa durante a sua realização.

    Grupo A

    Florian Wirtz e Kai Havertz vão representar a Alemanha no Euro 2024
    Fonte: DFB-Team

    Constituído pela anfitriã Alemanha, juntamente com a Escócia, Hungria e Suíça, o primeiro grupo é um dos mais equilibrados de toda a prova.

    A seleção da casa é a clara favorita a passar em primeiro lugar, mas atrás dela surge uma grande incógnita relativamente a quem pode ocupar a segunda posição. As outras três seleções encontram-se em patamares competitivos bastante idênticos visto que integram uma segunda linha de equipas que vai saindo cada vez mais da sombra das grandes nações. São seleções entusiasmantes e que têm vindo a revelar bons conjuntos nos últimos tempos.

    Do lado alemão, há que contar com a habitual dominância, impulsionada, neste Euro, pelo fator casa e pela junção interessante entre várias gerações e um treinador verdadeiramente dinâmico.

    Previsão de classificação: 1.º Alemanha, 2.º Escócia, 3.º Hungria, 4.º Suíça

    Jogadores a observar: Florian Wirtz (Alemanha), Dominik Szobozlai (Hungria), Scott McTominay (Escócia), Dan Ndoye (Suíça).

    Grupo B

    Luka Modric no Croácia -  Portugal de preparação para o Euro 2024
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Itália, Croácia, Espanha e Albânia formam o grupo da morte do Euro 2024. Ainda que um pouco distante de certos grupos anteriormente vistos, a junção do defensor do título de campeão do Euro, o vencedor da Liga das Nações e o terceiro lugar do último Mundial disputado, fazem do lote B um grupo completamente imprevisível.

    Pensar num desfecho destas quatro seleções é apenas um pensamento passageiro dada a competitividade presente entre elas. Além disso, há que juntar a Albânia à equação, uma vez que a primeira qualificação de sempre do país para esta competição traz uma soberba confiança ao conjunto que pode surpreender e estragar as contas feitas por muitos.

    Previsão de classificação: 1.º Espanha, 2.º Croácia, 3.º Itália, 4.ºAlbânia.

    Jogadores a observar: Federico Chiesa (Itália), Majer (Croácia), Lamine Yamal (Espanha), Broja (Albânia).

    Grupo C

    Morten Hjulmand Christian Eriksen Dinamarca no Euro 2024
    Fonte: Federação Dinamarquesa de Futebol

    Eslovénia, Dinamarca, Inglaterra e Sérvia compõem o terceiro grupo da competição. Não só favorita a vencer o grupo, como também uma forte candidata a vencer própria prova, a Inglaterra destaca-se entre o resto das equipas com quem vai disputar a primeira fase por razões óbvias.

    Um plantel que se pode dar ao luxo de deixar de fora jogadores como Jack Grealish, Marcus Rashford ou até James Madison será sempre um conjunto arrojado e que impõe respeito perante os adversários. Por outro lado, tanto Dinamarca como Sérvia ou Eslovénia, entram na mesma filosofia do primeiro grupo.

    A experiência dos grandes ares europeus já é um hábito para a Dinamarca e Sérvia, no entanto, uma geração dourada eslovena traz a este grupo uma luta interessante a manter debaixo de olho.

    Previsão de classificação: 1.º Inglaterra, 2.º Dinamarca, 3.º Eslovénia, 4.º Sérvia.

    Jogadores a Observar: Phil Foden (Inglaterra), Christian Eriksen (Dinamarca), Benjamin Sesko (Eslovénia), Mitrovic (Sérvia).

    Grupo D

    Kylian Mbappé é o grande destaque da França no Euro 2024
    Fonte: FFF

    Composto por Polónia, Áustria, França e Países Baixos, o grupo D do Euro 2024 surge provavelmente como o mais fácil de prever entre todos. Ainda que a Polónia e a Áustria tenham uma palavra a dizer, França e Países Baixos são as claras favoritas à passagem direta.

    Duas seleções que se encontram num patamar superior devido à tamanha qualidade presente no plantel que as compõe. Para a Polónia, como se não bastasse ter de enfrentar um calendário como este, vai ter de o fazer numa primeira instância sem Robert Lewandowski que vai falhar, pelo menos, o primeiro jogo da competição devido a lesão.

     Previsão de classificação: 1.º França, 2.º Países Baixos, 3.º Áustria, 4.º Polónia.

    Jogadores a Observar: Mbappé (França), Xavi Simons (Países Baixos), Michael Gregoritsch (Áustria), Nicola Zalewski (Polónia).

    Grupo E

    Lukaku foi o melhor marcador do apuramento para o EURO 2024
    Fonte: UEFA

    Constituído por Roménia, Bélgica, Eslováquia e Ucrânia, o grupo E do Euro abre algum espaço para cenários inesperados. De um lado, encontra-se a renovada seleção belga que parte para o primeiro Europeu ao leme de Dominico Tedesco, após a saída de Roberto Martinez, e que, inevitavelmente, se encontra num degrau acima das restantes.

    Por outro lado, entre o segundo lugar, e, um possível terceiro melhor terceiro também, a qualificação secundária neste grupo pode surpreender nas fases seguintes, destacando a Ucrânia como principal candidata a esse papel.

    Não só pelo bom conjunto que leva para a competição, como também por todo o clima que envolve o país e que alavanca a força e a esperança de uma nação neste contexto. Já Roménia e Eslováquia lutam entre si por uma pequena espreitadela à janela da próxima fase.

    Previsão da classificação: 1.º Bélgica, 2.º Ucrânia, 3.º  Eslováquia, 4.º Roménia.

    Jogadores a Observar: Jeremy Doku (Bélgica), Artem Dovbyk (Ucrânia), Bozenik (Eslováquia), Ianis Hagi (Roménia)

    Grupo F

    Bruno Fernandes Francisco Conceição Portugal
    Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

    Por último, mas não menos importante, o grupo F. O grupo que mais interessa aos cerca de 11 milhões de portugueses, ditou que os adversários da seleção das quinas fossem a Turquia, a Chéquia e a Geórgia.

    Um grupo que desde cedo deixou a nação lusa otimista, coloca em Portugal a pressão e o dever de passar em primeiro lugar, sem espaços para deslizes. Depois de uma qualificação perfeita, a seleção de Roberto Martinez teve nos últimos jogos duas derrotas e as suas consequentes aprendizagens, muito importantes para que se possa encarar a competição de uma forma mais madura.

    À parte da nossa seleção, há que olhar para outras três nações que, à semelhança de outros grupos na competição, se encontram cara a cara no que diz respeito ao nível a apresentar.

    Ainda assim, existe um dado que pode ditar a diferença entre as seleções. Se a Turquia era vista como a principal candidata ao segundo lugar do grupo, três derrotas e um empate nos últimos quatro jogos de preparação podem fazer soar os alarmes ao comparar com as preparações 100% vitoriosas de Chéquia e Geórgia. Sem dúvida um empate interessante a ter em conta.

    Previsão da classificação: 1.º Portugal, 2.º Chéquia, 3.º Turquia, 4.º Geórgia.

    Jogadores a Observar: Bruno Fernandes (Portugal), Patrick Schick (Chéquia), Arda Guler(Turquia), Khvicha Kvaratskhelia (Geórgia).

    Previsões para o Euro 2024

    Portugal vence República da Irlanda
    Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

    Vencedor: Portugal

    Finalista Vencido: Inglaterra

    Seleção Surpresa: Ucrânia

    Seleção Desilusão: Itália

    Melhor Marcador: Cristiano Ronaldo

    Melhor Jogador: Bruno Fernandes

    Melhor Jovem: Florian Wirtz

    - Advertisement -

    Subscreve!

    PUB

    spot_img

    Artigos Populares

    Guilherme Terras Marques
    Guilherme Terras Marques
    Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico