Euro 2024 | 4 jogadores que podem decidir o grupo E

    O grupo E é um dos grupos mais competitivos do Euro 2024, e é composto por Ucrânia, Eslováquia, Bélgica e Roménia. Destaca-se uma equipa claramente favorita, que são os comandados de Tedesco, que são os favoritos a terminar no topo do grupo, no entanto, para as restantes posições, qualquer seleção pode terminar em segundo lugar ou no último, dada a paridade das equipas.

    LÊ MAIS: Já te inscreveste na nossa Fantasy League do Euro 2024?

    Começando pela Ucrânia, esteve presente nas últimas três competições continentais, sendo que apenas numa dessas vezes atingiu a fase a eliminar, tendo chegado até aos quartos de final, em 2021. No caminho para o europeu os ucranianos tiveram de disputar dois “play-offs” fruto daquilo que foi a sua prestação na última edição da Liga das Nações, onde bateram Bósnia e Islândia, garantindo assim o passaporte para a Alemanha.

    A Eslováquia está pela terceira vez da sua história, como país independente, na fase final de um Euro, nas duas últimas edições o máximo que conseguiu atingir foi os oitavos de final, em 2016. Na qualificação para o europeu da Alemanha, os eslovacos terminaram o seu grupo na segunda posição, atrás de Portugal.

    A formação da Bélgica conseguiu o seu sétimo apuramento para um europeu, depois de ter terminado o grupo F de qualificação no primeiro posto, com 20 pontos em oito jogos. A Bélgica foi o carrasco de Portugal no Euro 2020, um golo de Thorgan Hazard, em Sevilha, mandou, os até então campeões europeus, para casa logo no primeiro jogo a eliminar. A melhor prestação dos belgas na competição foi em 1980, onde foram derrotados na final pela Alemanha, em Roma.

    Por fim, a Roménia está no campeonato da Europa pela sexta vez, não esteve no último e regressa agora oito anos depois com o objetivo de atingir a fase a eliminar.

    A última vez que o conseguiu no Euro 2000, onde atingiram os quartos de final, e que é a melhor prestação dos romenos na prova. Para conseguir o apuramento, a Roménia fez uma grande qualificação, tendo terminado o seu grupo em primeiro lugar, à frente da seleção da Suíça.

    Destacaremos então, quatro jogadores, um de cada seleção, que podem ser destaque nesta primeira fase da competição:

    Ucrânia

    Artem Dovbyk, do Girona, é uma das estrelas da Ucrânia no Euro 2024
    Fonte: Girona FC

    Artem Dovbyk – Na seleção ucraniana o que não falta são jogadores de enorme qualidade e a perfilar nas melhores ligas do mundo, mas a figura onde se coloca mais expectativa é em Artem Dovbyk.

    Consagrado com o prémio de melhor marcador da La Liga, um bom campeonato da Europa pode levá-lo a outros voos. Com a camisola do Girona foram 24 golos em 36 jogos, na liga espanhola. Tem um pé esquerdo portentoso e marca golo de qualquer maneira e feitio. Tem também um excelente jogo aéreo, o que faz dele um dos pontas de lança mais letais da atualidade. No último europeu fez apenas um único jogo e marcou o golo decisivo que levou os ucranianos para os quartos de final, depois de baterem por 2-1 os suecos, já no prolongamento, nos oitavos.

    O ponta de lança, de 26 anos, será uma seta apontada às balizas adversárias e causará certamente muitas dificuldades aos defesas deste Euro 2024.

    Eslováquia

    Stanislav Lobotka também pode brilhar nesta paragem para jogos das seleções
    Fonte: Filipe Oliveira/Bola na Rede

    Stanislav Lobotka – Do lado eslovaco poderíamos destacar David Hancko, central de enorme qualidade do Feyenoord, ou Robert Bozenik, o avançado do Boavista que fez um arranque de campeonato impressionante, mas é impossível fugir ao nome de Lobotka.  

    O médio, de 29 anos, do Nápoles, tem um papel de enorme importância na seleção comandada por Francesco Calzona. Sabe jogar muito sob pressão e encontra espaços que só ele os consegue descobrir. Oferece estabilidade posicional, é muito forte naquilo que é o processo de construção e a sua qualidade de passe está presente em todos os momentos do jogo.

    Todo o jogo da Eslováquia passará por ele, e será Lobotka a pautar os ritmos de jogo, tentando impulsionar a sua equipa para a frente.

    Bélgica

    Bernardo Silva e Kevin De Bruyne vão marcar presença no Euro 2024
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Kevin de Bruyne – A Bélgica tem sido uma constante fábrica de talentos nos últimos anos, e desta nova geração podemos destacar Doku, Bakayoko, Onana, Vermeeren, entre outros. Mas é impossível dissociar o futebol da seleção da Bélgica de Lukaku e principalmente de Kevin de Bruyne.

    O médio, de 32 anos, voltou de lesão num grande nível e foi a tempo de ser peça fulcral da equipa do Manchester City, naquilo que foi a conquista da Premier League. Tem como sua imagem de marca cruzamentos fantásticos para os avançados e movimentos difíceis de contrariar para a defesa contrária. No que diz respeito à finalização, de Bruyne é um tratado, prova disso é que está entre os dez melhores marcadores da história da seleção belga.

    Com uma visão de jogo fora de comum e uma precisão de passe acima da média, de Bruyne será o elemento criativo da equipa de Tedesco no Euro e todo o jogo passará pelos seus fantásticos pés.

    Roménia

    Rodrigo Muniz Fulham Radu Dragusin Tottenham
    Fonte: Fulham FC

    Radu Drăgușin – Os romenos contam com alguns jogadores interessantes como o guarda-redes Moldovan, Ianis Hagi ou Valentin Mihaila, mas tem em Radu Drăgusin, o porta-estandarte daquilo que é a competência defensiva.

    Drăgușin, de 22 anos, joga no Tottenham, clube para onde se transferiu em janeiro, depois de uma primeira metade de época a um grande nível no Génova. É visto como um dos craques da seleção apesar da tenra idade, destaca-se pelo forte sentido posicional e é um “ás” no que aos duelos aéreos diz respeito. O atleta já tem 17 internacionalizações pela Roménia.

    A chave de um possível apuramento da Roménia para a fase a eliminar do Euro 2024 pode estar no defesa-central e na coesão defensiva que possa existir nesse setor.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    PUB

    spot_img

    Artigos Populares